Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Brincando com dinheiro público

Apesar do discurso de que falta verba no Rio Grande do Norte, a governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), gastou R$ 102 mil para ir ao Rio de Janeiro e voltar num mesmo dia. É o que informa o Diário Oficial do Estado, edição desta terça-feira.

Segundo um extrato de dispensa de licitação, autorizado pelo secretário adjunto do Gabinete Civil, Francisco Galbi Saldanha, a aeronave foi locada para “o deslocamento da Excelentíssima Senhora Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, compreendendo o trecho de Natal/RN/Rio de Janeiro/RJ/Natal-RN, para participar de Cerimônia com presença do Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação Aloísio Mercadante”.

O aluguel da aeronave aconteceu porque Rosalba quis prestigiar dois eventos aos quais ela não poderia faltar, segundo sua assessoria, todos, em horários próximos um do outro, sendo um no Rio Grande do Norte e o outro no Rio de Janeiro. Além disso, os dois aviões do Estado estão na revisão e, na segunda-feira, só havia voos de Natal para o Rio à meia noite. Os eventos em questão foram a entrega da medalha do mérito legislativo ao senador Garibaldi Alves e os 35 anos de fundação do Telecurso Segundo Grau, da Fundação Roberto Marinho, da Rede Globo de Televisão.

Fonte: Jornal de hoje.

Nota do blog: Gastar 102 mil reais com o aluguel de um avião para fazer uma média com a Globo e com o senador Garibaldi Alves (ele é senador pelo RN, apesar de ninguém ter votado nele. Viva às armações da nossa política!).

Como diz o ditado: Quem atira com a pólvora alheia não mede distância.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Onde fica o respeito ao cidadão?

Você sabe quanto a Prefeitura de Mossoró irá pagar pela apresentação de Luan Santana?

Se a atual gestão municipal respeitasse o cidadão mossoroense, você saberia.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Onde está o Ministério Público?

Estamos terminando o mês de maio de 2013 e a Prefeitura de Mossoró ainda não disponibilizou nenhuma informação sobre os salários dos servidores no portal da transparência.

As últimas informações disponíveis são referentes ao mês de novembro de 2012.

Com essa manobra, o povo de Mossoró fica impossibilitado de tomar conhecimento dos desmandos feitos com o dinheiro público para financiar as mordomias dos cabos eleitorais dos atuais gestores municipais.

Diante de tanto desrespeito à lei, porque o Ministério Público não faz nada?

sexta-feira, 24 de maio de 2013

As consequências do seu voto



Sujeito com 18 anos de idade é preso em flagrante, por roubo, na quarta-feira (15/05).


Como não havia lugar adequado para coloca-lo, a justiça achou por bem liberá-lo.


É, caro leitor, não havia onde colocar um ladrão, preso em flagrante, pois a governadora, Rosalba Ciarlini, depois de quase 2 anos e meio de mandato, não se deu ao trabalho de construir um local para por esses indivíduos que estão infernizando a vida do cidadão mossoroense.


No sábado (18/05), esse mesmo sujeito matou uma pessoa.


Essa pessoa poderia estar viva se o sujeito não tivesse sido posto em liberdade, mas ninguém parece estar preocupado com isso.


O autor do homicídio apresentou-se a polícia, na segunda-feira (20/05), e confessou o assassinato. Como havia livrado o flagrante, foi posto novamente em liberdade.


Tem muita gente com as mãos sujas de sangue.


Na quarta-feira (23/05), o mesmo sujeito foi preso, novamente praticando assaltos.


Esse exemplo ilustra bem a falta de seriedade com que os políticos que nós elegemos cuidam da segurança da população, bem como as consequências de um mau voto.


Nós não podemos esquecer que a governadora que não constrói presídios, nem desenvolve políticas sociais para minimizar a violência, não caiu do céu.


Os deputados e senadores que criaram e mantém essa lei, que deixa um criminoso confesso em liberdade, também não caíram do céu.


Todos eles foram eleitos por nós.


A violência que toma conta de Mossoró não é obra do acaso, nem os péssimos políticos que mandam e desmandam em nossa cidade. 

Quando barganhamos nosso voto em troca de um favorzinho ou um emprego, devemos lembrar as consequências dessa troca e assumir nossa parcela de responsabilidade por tudo de ruim que está acontecendo em nossa cidade.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Farra com dinheiro público no Hospital Tarcísio Maia

O jornalista Cézar Alves fez uma denúncia séria a respeito de servidores do Hospital Tarcísio Maia que estão recebendo gordos salários sem trabalhar.

Entre os vários acusados pelo jornalista, está a ex-vice-prefeita, Ruth Ciarlini, irmã da governadora, Rosalba Ciarlini.

Se não bastasse receber seu salário de assistente social sem trabalhar, Ruth ainda aparece em uma relação de escala de plantões, onde teria o direito de receber dinheiro extra por ter trabalhado em 16 plantões.

Para ver a relação completa clique aqui . Para ver os plantões dados por Ruth Ciarlini, procure a página 71.
 
Se somarmos as 224 horas trabalhadas nos 16 plantões com as 120 horas (30 horas semanais referentes ao seu salário) que Ruth deveria trabalhar, Ruth deveria ter trabalhado 344 horas, em apenas 01 mês.

Isso representa mais de 11 horas de trabalho por dia, trabalhando os 30 dias do mês.
Isso é o que eu chamo de gostar de trabalhar. 

Só que, segundo as denúncias, a irmã da governadora não dá expediente.

As denúncias de que Ruth não dá expediente foram confirmadas pelo jornalista Bruno Barreto, hoje, no Observador Político.

Bruno afirma que tem gravações de suas conversas com servidores do Hospital Tarcísio Maia, onde esses servidores confirmam que Ruth Ciarlini não está trabalhando.

Alguém acredita que Rosalba não sabe de nada acerca desses fatos?
Essa sangria nos cofres públicos é simplesmente vergonhosa!

O pior de tudo é ver, aqui em Mossoró, um bando de retardados brigando por esses espertalhões, que não tem mais nenhum constrangimento de usar e abusar do dinheiro público.

Já passou da hora do Ministério Público realizar uma investigação séria na folha de pagamento do estado do RN, bem como na Prefeitura de Mossoró.

O que nossos promotores públicos estão esperando para dar um basta nesse absurdo?

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O que é uma sociedade justa?

Por: Paulo Nogueira.

O que é uma sociedade justa?

O filósofo americano John Rawls (1921-2002) se debruçou sobre esta pergunta. Em 1971, Rawls publicou um livro aclamado: “A Teoria da Justiça”.

A idéia central de Rawls era a seguinte: uma sociedade justa é aquela na qual, por conhecê-la e confiar nela, você aceitaria ser colocado de maneira randômica, aleatória. Você estaria coberto pelo que Rawls chamou de “véu de ignorância” em relação à posição que lhe dariam, mas isso não seria um problema, uma vez que a sociedade é justa.

Mais de quarenta anos depois do lançamento da obra-prima de Rawls, dois acadêmicos americanos usaram sua fórmula para fazer um estudo. Um deles é Dan Ariely, da Universidade Duke, especializado em comportamento econômico. O outro é Mike Norton, professor da Harvard Business School.

Eles ouviram pessoas de diferentes classes sociais. Pediram a elas que imaginassem uma sociedade dividida em cinco fatias de 20%. E perguntaram qual a fatia de riqueza que elas supunham que estava concentrada em cada pedaço.

“As pessoas erraram completamente”, escreveu num artigo Ariely. “A realidade é que os 40% de baixo têm 0,3% da riqueza. Quase nada. Os 20% de cima têm 84%.”

Em seguida, eles aplicaram o “véu de ignorância de Rawls”. Como deveria ser a divisão da riqueza para que eles se sentissem seguros caso fossem colocados ao acaso na sociedade?

Veio então a maior surpresa dos dois acadêmicos: 94% dos entrevistados descreveram uma divisão que corresponde à escandinava, tão criticada pelos conservadores dos Estados Unidos por seu elevado nível de bem-estar social, e não à americana. Na Escandinávia, os 20% de cima têm 32% da riqueza. (Disse algumas vezes já e vou repetir: o modelo escandinavo é o mais interessante que existe no mundo, um tipo de capitalismo extremamente avançado do ponto de vista social.)

“Isso me levou a pensar”, escreveu Ariely. “O que fazer quando num estudo você descobre que as pessoas querem um determinado tipo de sociedade, mas ao olhar para a classe política parece que ninguém quer isso?”

Bem, uma das respostas à questão está na eclosão de protestos nos Estados Unidos. Os “99%” do movimento Ocupe Wall Street estão esperneando por uma sociedade mais justa, que se encaixe na tese do “véu de ignorância” de Rawls.

Os 99% não são representados nem pelos democratas e nem, muito menos, pelos republicanos. Barack Obama e Mitt Romney jamais aceitariam ser colocados aleatoriamente na sociedade americana tal como é. As chances de que eles terminassem num lugar bem diferente daquele que ocupam seriam enormes. Talvez eles tivessem que dormir em carros ou em barracas, depois de perder a casa na crise econômica, como acontece hoje com milhões de americanos.

Para usar o método de Rawls, eis aí a demonstração do que é uma sociedade injusta.

Nota do blog: E você leitor? Aceitaria ser colocado, aleatoriamente, em um lugar qualquer na sociedade brasileira?

Já pensou? De repente, alguns dos nossos "empresários", financiadores de campanha dos políticos que sempre ganham as eleições em nossa cidade, acordarem na favela do tranquilim? 

Será que eles continuariam achando que Mossoró é uma maravilha?

domingo, 19 de maio de 2013

Dica de leitura

Vale à pena


Mercantilismo e despreparo comprometem a medicina

Do blog do Carlos Santos.

Eu fiz 30 anos de medicina em dezembro de 2012 e nunca ví tanto despreparo e mercantilismo na nossa profissão. Claro que toda regra tem sua exceção.

Profissionais sem nenhuma resolutividade e sem nenhuma critério, salvo só pra colocar o dinheiro no bolso. O profissional “AO”, isto é, encaminhando ao especialista coisas básicas que qualquer clínico deve saber.

Na minha opinião o governo investe alto para um retorno mínimo e deixando a população à mercê desses profissionais sem nenhuma qualificação.

Os gestores da Saúde deviam fiscalizar melhor esses programas de saúde (PSF) que eu classifico de 
Programa Sem Futuro, deixando o povo mais humildes sem a devida assistência médica.

Vale o Alerta.

William Rebouças – Webleitor e médico

sábado, 18 de maio de 2013

Bolsa prostituta

Ganhou reprecussão nas redes sociais a notícia divulgada pelo blogueiro Joselito Muller sobre a criação de uma bolsa para as prostitutas. Veja o texto abaixo:

Uma proposta polêmica, de autoria da senadora Maria Rita, do Partido dos Trabalhadores, foi aprovada na tarde de hoje por maioria de votos. Trata-se do pagamento de uma bolsa mensal no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para garotas de programa em todo país.

“O objetivo da bolsa é dar a essas mulheres a possibilidade de terem uma vida mais digna, pois o dinheiro deve ser prioritariamente utilizado com prevenção de doenças”, explicou a senadora.
 
Segundo ela, o projeto tem interesse público, pois também tem o objetivo de “disponibilizar pra clientela um serviço de melhor qualidade, já que as meninas poderão se cuidar melhor, pagar tratamentos estéticos, frequentar academias etc.”

O projeto de lei vai ser submetido à sanção da presidente Dilma e deve entrar em vigor até o início da copa de 2014.

Nota do blog: A notícia é falsa. Fruto da vontade estúpida de um blogueiro de ganhar 15 minutos de fama. Vejam abaixo a nota de esclarecimento emitida pela Senadora Ana Rita.

Esclarecimento sobre bolsa para garotas de programa

O mandato da senadora Ana Rita (PT-ES), presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, esclarece que a matéria publicada no blog de nome Joselito Muller é falsa. O referido projeto não é de sua autoria, além de nunca ter tramitado no Senado Federal. Informamos, ainda, que a senadora já tomou as devidas providências junto à Procuradoria Geral do Senado, a Polícia do Senado e à Polícia Federal. Em caso de dúvidas, solicitamos acesso à relação dos Projetos de Lei apresentados pela senadora, conforme consta no link abaixo:


Mais informações podem ser obtidas no site www.anarita.com.br

Nota do blog: Depois de toda a repercussão que a mentira causou, o blogueiro, Joselito Muller, passou a argumentar que:

"Redijo o presente não com escopo de me retratar, mas para expressar minha preocupação com o fato de que mentiras descabidas, redigidas em linguagem supostamente jornalística são verossímeis atualmente no Brasil.
Isso é um sintoma de que algo vai mal na política nacional, e demonstra que representantes dos poderes da República vem protagonizando atos capazes de deixar o povo estarrecido. Por isso qualquer absurdo se torna crível no Brasil de hoje em dia! "

A estratégia do blogueiro para chamar atenção parece ter dado muito resultado, basta ver a repercussão da "notícia" no facebook ou mesmo no seu próprio blog, onde, até o momento, já foram publicados mais de 900 comentários, seja de desavisados indignados ou de militantes de esquerda revoltados com a mentira. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Uma questão de conveniência

Depois de dois anos e quatro meses de um governo desgastado e sem rumo, a governadora Rosalba Ciarlini busca, desesperadamente, meios para garantir sua sobrevivência política.

A estratégia da governadora passa pela saída do desfigurado Democratas (DEM) e filiação a um partido da base aliada da Presidenta Dilma.

Assim, Rosalba poderia desfrutrar da popularidade da Presidenta e tentar a reeleição.
 
A governadora chegou ao ponto de se recusar a participar da propaganda eleitoral do DEM, onde deveria fazer críticas ao governo Dilma.

Para tentar cavar sua saída do DEM, Rosalba chegou a afirmar que poderia votar em Dilma em 2014.

Fica de olho aberto José Agripino, pois para políticos como Rosalba, não existe amizade, fidelidade, lealdade ou ideologia.

Para esses políticos, só existe conveniência. 

Só uma perguntinha: Como ficam as pessoas que defendiam o PT e metiam a lenha no DEM, bem como os defensores do DEM que criticam tudo o que o PT faz?

Que situação constrangedora.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cidade Junina

Foram confirmadas as presenças de Paula Fernandes e Luan Santana no Mossoró Cidade Junina de 2013.

A imprensa vinculada ao Palácio da Resistência divulga essa informação como se estivéssemos diante de algo realmente espetacular.

Eles só esquecem de informar a população quanto a Prefeitura de Mossoró irá pagar às duas atrações.

Como cidadão pagador de impostos gostaria muito de saber quanto cada uma das atrações do MCJ irá receber, especialmente as atrações nacionais e a banda Grafite.

Fica a dica: a Prefeitura de Mossoró poderia divulgar esses valores nos cartazes de propaganda do MCJ. 

Bem simples: O nome da atração e, em seguida, o valor do cachê. 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Os pobres argumentos dos nossos "doutores"

A possível vinda de médicos cubanos para o Brasil gerou uma onda de indgnação por parte dos médicos brasileiros (já falamos sobre isso aqui no blog).

O que começou com um discurso em defesa da dignidade da saúde brasileira, chega, agora, as raias do ridículo.

Veja a foto abaixo, compartilhada por médicos no facebook, e confirme você mesmo.


Até entendo que os médicos queiram defender sua reserva de mercado, já que isso garante gordos rendimentos para muitos deles, mas partir para esse discurso de combate ao socialismo, típico da direita mais reacionária, já é mediocridade demais.

sábado, 11 de maio de 2013

Potiguar e América

Por falar em futebol, que negócio é esse de cobrar R$ 40,00 por uma entrada no jogo entre Potiguar e América?

tem gente por aí dizendo que está barato, pois é uma final. Uma final de turno, para ser mais exato.

Um preço desses poderia até ser cobrado, desde que o espetáculo ocorresse em um estádio minimamente estruturado.

O Nogueirão é simplesmente ridículo. Não há o mínimo conforto para o torcedor. Basta ver a situação dos banheiros e das arquibancadas.

 

 


Flamengo: esperanças renovadas

Depois de inúmeros desastres administrativos (o último, protagonizado por Patrícia Amorim), parece que, finalmente, o Flamengo encontrou um grupo de gestores à sua altura.
O primeiro reflexo da seriedade da nova gestão pode ser visto pela capacidade de realizar parcerias com patrocinadores. Apenas nos primeiros meses de 2013, o Flamengo já conseguiu R$ 104 milhões através destas parcerias.

Para entendermos a importância disso, basta lembrarmos que 
Patrícia Amorim não conseguia encontrar nenhuma empresa disposta a patrocinar o Flamengo, há pouco tempo atrás.


 Como as dívidas do clube são gigantescas (cerca de R$ 950 milhões de reais), a torcida deve ter um pouco de paciência para que a casa possa ser colocada em ordem.

Mas, se a atual diretoria mantiver a seriedade deste início de trabalho, creio que, com o devido tempo, veremos um Flamengo digno da sua torcida.



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Um outro olhar sobre a questão da contratação de médicos de outros países pelo governo brasileiro

Vejam esse texto, publicado no blog do Luiz Nassif. Nele encontramos um outro ponto de vista sobre essa questão que vem tirando o sono de muitos médicos no Brasil.

Por Pedro Saraiva
Olá Nassif, sou médico e gostaria de opinar sobre a gritaria em relação à vinda dos médicos cubanos ao Brasil.
Bom, como opinião inteligente se constrói com o contraditório, vou tentar levantar aqui algumas informações sobre a vinda de médicos cubanos para regiões pobres do Brasil que ainda não vi serem abordadas.
- O principal motivo de reclamação dos médicos, da imprensa e do CFM seria uma suposta validação automática dos diplomas destes médicos cubanos, coisa que em momento algum foi afirmado por qualquer membro do governo. Pelo contrário, o próprio ministro da saúde, Alexandre Padilha, já disse que concorda que a contratação de médicos estrangeiros deve seguir critérios de qualidade e responsabilidade profissional. Portanto, o governo não anunciou que trará médicos cubanos indiscriminadamente para o país. Isto é uma interpretação desonesta.
- Acho estranho o governo ter falado em atrair médicos cubanos, portugueses e espanhóis, e a gritaria ser somente em relação aos médicos cubanos. Será que somente os médicos cubanos precisam revalidar diploma? Sou médico e vivo em Portugal, posso garantir que nos últimos anos conheci médicos portugueses e espanhóis que tinham nível técnico de sofrível para terrível. E olha que segundo a OMS, Espanha e Portugal têm, respectivamente, o 6º e o 11º melhores sistemas de saúde do mundo (não tarda a Troika dar um jeito nesse excesso de qualidade). Profissional ruim há em todos os lugares e profissões. Do jeito que o discurso está focado nos médicos de Cuba, parece que o problema real não é bem a revalidação do diploma, mas sim puro preconceito. 
- Portugal já importa médicos cubanos desde 2009. Aqui também há dificuldade de convencer os médicos a ir trabalhar em regiões mais longínquos, afastadas dos grandes centros. Os cubanos vieram estimulados pelo governo, fizeram prova e foram aprovados em grande maioria (mais à frente vou dar maiores detalhes deste fato). A população aprovou a vinda dos cubanos, e em 2012, sob pressão popular, o governo português renovou a parceria, com amplo apoio dos pacientes. Portanto, um dos países com melhores resultados na área de saúde do mundo importa médicos cubanos e a população aprova o seu trabalho.
- Acho que é ponto pacífico para todos que médicos estrangeiro tenham que ser submetidos a provas aí no Brasil. Não faz sentido importar profissionais de baixa qualidade. Como já disse, o próprio ministro da saúde diz concordar com isso. Eu mesmo fui submetido a 5 provas aqui em Portugal para poder validar meu título de especialista. As minhas provas foram voltadas a testar meus conhecimentos na área em que iria atuar, que no caso é Nefrologia. Os cubanos que vieram trabalhar em Medicina de família também foram submetidos a provas, para que o governo tivesse o mínimo de controle sobre a sua qualidade. 
Pois bem, na última leva, 60 médicos cubanos prestaram exame e 44 foram aprovados (73,3%). Fui procurar dados sobre o Revalida, exame brasileiro para médicos estrangeiros e descobri que no ano de 2012, de 182 médicos cubanos inscritos, apenas 20 foram aprovados (10,9%). Há algo de estranho em tamanha dissociação. Será que estamos avaliando corretamente os médicos estrangeiros? 
Seria bem interessante que nossos médicos se submetessem a este exame ao final do curso de medicina. Não seria justo que os médicos brasileiros também só fossem autorizados a exercer medicina se passassem no Valida? Se a preocupação é com a qualidade do profissional que vai ser lançado no mercado de trabalho, o que importa se ele foi formado no Brasil, em Cuba ou China? O CFM se diz tão preocupado com a qualidade do médico cubano, mas não faz nada contra o grande negócio que se tornaram as faculdades caça-níqueis de Medicina. No Brasil existe um exército de médicos de qualidade pavorosa. Gente que não sabe a diferença entre esôfago e traqueia, como eu já pude bem atestar. Porque tanto temor em relação à qualidade dos estrangeiros e tanta complacência com os brasileiros? 
- Em relação este exame de validação do diploma para estrangeiros abro um parêntesis para contar uma situação que presenciei quando ainda era acadêmico de medicina, lá no Hospital do Fundão da UFRJ. 
Um rapaz, se não me engano brasileiro, tinha feito seu curso de medicina na Bolívia e havia retornado ao país para exercer sua profissão. Como era de se esperar, o rapaz foi submetido a um exame, que eu acredito ser o Revalida (na época realmente não procurei me informar). O fato é que a prova prática foi na enfermaria que eu estava estagiando e por isso pude acompanhar parte da avaliação. Dois fatos me chamaram a atenção, o primeiro é a grande má vontade dos componentes da banca com o candidato. Não tenho dúvidas que ele já havia sido prejulgado antes da prova ter sido iniciada. Outro fato foi o tipo de perguntas que fizeram. Lembro bem que as perguntas feitas para o rapaz eram bem mais difíceis que aquelas que nos faziam nas nossas provam. Lembro deles terem pedidos informações sobre detalhes anatômicos do pescoço que só interessam a cirurgiões de cabeça e pescoço. O sujeito que vai ser médico de família, não tem que saber todos os nervos e vasos que passam ao lado da laringe e da tireoide. O cara tem que saber tratar diarreia, verminose, hipertensão, diabetes e colesterol alto. Soube dias depois que o rapaz tinha sido reprovado.
Não sei se todas as provas do Revalida são assim, pois só assisti a uma, e mesmo assim parcialmente. Mas é muito estranho os médicos cubanos terem alta taxa de aprovação em Portugal e pouquíssimos passarem no Brasil. Outro número que chama a atenção é o fato de mais de 10% dos médicos em atividade em Portugal serem estrangeiros. Na Inglaterra são 40%. No Brasil esse número é menor que 1%. E vou logo avisando, meu salário aqui não é maior do que dos meus colegas que ficaram no Brasil. 
- Até agora não vi nem o CFM nem a imprensa irem lá nas áreas mais carentes do Brasil perguntar o que a população sem acesso à saúde acha de virem 6000 médicos cubanos para atendê-los. Será que é melhor ficar sem médico do que ter médicos cubanos? É o óbvio ululante que o ideal seria criar condições para que médicos brasileiros se sentissem estimulados a ir trabalhar no interior. Mas em um país das dimensões do Brasil e com a responsabilidade de tocar a medicina básica pulverizada nas mãos de centenas de prefeitos, isso não vai ocorrer de uma hora para outra. 
Na verdade, o governo até lançou nos últimos anos o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que oferece salários mensais de R$ 8 mil e pontos na progressão de carreira para os médicos que vão para as periferias. O problema é que até hoje só 4 mil médicos aceitaram participar do programa. Não é só salário, faltam condições de trabalho. 
O que fazemos então? vamos pedir para os mais pobres aguentar mais alguns anos até alguém conseguir transformar o SUS naquilo que todos desejam? Vira lá para a criança com diarreia ou para a mãe grávida sem pré-natal e diz para ela segurar as pontas sem médico, porque os médicos do sul e sudeste do Brasil, que não querem ir para o interior, acham que essa história de trazer médico cubano vai desvalorizar a medicina do Brasil. 
- É bom lembrar que Cuba exporta médicos para mais de 70 países. Os cubanos estão acostumados e aceitam trabalhar em condições muito inferiores. Aliás, é nisso que eles são bons. Eles fazem medicina preventiva em massa, que é muito mais barata, e com grandes resultados. Durante o terremoto do Haiti, quem evitou uma catástrofe ainda maior foram os médicos cubanos. Em poucas semanas os médicos dos países ricos deram no pé e deixaram centenas de milhares de pessoas sem auxílio médico. 
Se não fosse Cuba e seus médicos, haveria uma tragédia humanitária de proporções dantescas. Até o New England Journal of Medicine, a revista mais respeitada de medicina do mundo, fez há poucos meses um artigo sobre a medicina em Cuba. O destaque vai exatamente para a capacidade do país em fazer medicina de qualidade com recursos baixíssimos (http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp1215226). 
- Com muito menos recursos, a medicina de Cuba dá um banho em resultados na medicina brasileira. É no mínimo uma grande arrogância achar que os médicos cubanos não estão preparados para praticar medicina básica aqui no Brasil. O CFM diz que a medicina de Cuba é de má qualidade, mas não explica por que a saúde dos cubanos, como muito menos recursos tecnológicos e com uma suposta inferioridade qualitativa, tem índices de saúde infinitamente melhores que a do Brasil e semelhantes à avançada medicina americana (dados da OMS).
- Agora, ninguém tem que ir cobrar do médico cubano que ele saiba fazer cirurgia de válvula cardíaca ou que seja mestre em dar laudos de ressonância magnética. Eles não vêm para cá para trabalhar em medicina nuclear ou para fazer hemodiálises nos pacientes. Medicina altamente tecnológica e ultra especializada não diminui mortalidade infantil, não diminui mortalidade materna, não previne verminose, não conscientiza a população em relação a cuidados de saúde, não trata diarreia de criança, não aumenta cobertura vacinal, nem atua na área de prevenção. É isso que parece não entrar na cabeça de médicos que são formados para serem superespecialistas, de forma a suprir a necessidade uma medicina privada e altamente tecnológica. Atenção! O governo que trazer médicos para tratar diarreia e desidratação! Não é preciso grande estrutura para fazer o mínimo. Essa população mais pobre não tem o mínimo!
Que venham os médicos cubanos, que eles façam o Revalida, mas que eles sejam avaliados em relação àquilo que se espera deles. Se os médicos ricos do sul maravilha não querem ir para o interior, que continuem lutando por melhores condições de trabalho, que cobrem dos governos em todas as esferas, não só da Federal, melhores condições de carreira, mas que ao menos se sensibilizem com aqueles que não podem esperar anos pela mudança do sistema, e aceitem de bom grado os colegas estrangeiros que se dispõe a vir aqui salvar vidas.
Infelizmente até a classe médica aderiu ao ativismo de Facebook. O cara lê a Veja ou O Globo, se revolta com o governo, vai no Facebook, repete meia dúzia de clichês ou frases feitas e sente que já exerceu sua cidadania. Enquanto isso, a população carente, que nem sabe o que é Facebook, morre à mingua, sem atendimento médico brasileiro ou cubano.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Importação de médicos cubanos para o Brasil

Tenho visto um grande debate sobre a vinda de médicos cubanos para o Brasil. A foto abaixo faz parte da campanha dos médicos brasileiros com o objetivo de dificultar a vinda dos médicos cubanos.
Acho que é válido os médicos defenderem seus interesses e sua reserva de mercado, mas é importante apresentar argumentos sólidos para isso.
Nesse sentido, deixo apenas uma pergunta:
A medicina no Brasil é realmente tão digna como afirma a foto abaixo?


Violência sem controle em Mossoró

Nesta quarta-feira (08/05) ocorreram 03 homicídios na cidade de Mossoró. Apenas mais um sinal de que a criminalidade já tomou conta da nossa cidade, há muito tempo.

De acordo com César Alves (facebook), para cada um assassinado, são pelo menos 3 baleados no HRTM, o que deixa claro que o problema é muito maior do que se imagina observando apenas o alto número de homicídios.

O pior de tudo é constatar que a repressão à criminalidade é pífia e que os bandidos do futuro estão sendo gestados por todos os cantos da cidade.

Quer um exemplo? Basta visitar algumas escolas públicas de Mossoró. Especialmente aquelas situadas na periferia da cidade.  Lá o leitor irá constatar que muitos alunos (não todos), ao invés de buscarem mudar sua vida através da educação, estão lá apenas para vandalizar, consumir drogas e infernizar a vida dos professores e damais servidores.

E que fazem os políticos que, em período de campanha, diziam ter solução para tudo?

Negociam cargos comissionados com seus cabos eleitorais, organizam festas caríssimas com o dinheiro público, fazem conchavos pensando nas próximas eleições etc.   

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Entrevista com o menor que estuprou mulher no micro-ônibus

a 33ª DP (Realengo), o menor de 16 anos acusado de estuprar uma mulher num micro-ônibus da linha 369 (Bangu-Carioca) confessou o crime e mostrou arrependimento. Ele disse ser usuário de cocaína há um mês, disse ter comprado o revólver usado no crime num lixão e, ainda, falou que o pior julgamento será o da sociedade. Leia a entrevista com o adolescente.

EXTRA: Você tem consciência do que fez?
Sim. Tenho consciência e me sinto arrependido.

E quanto ao fato de ser menor, o que fará com que você fique menos tempo preso?
Isso não é justificativa. Não vou escapar do julgamento da sociedade pelo resto da vida.

Como foi que escolheu sua vítima?
Foi a primeira que apareceu na minha frente.

Teve algum prazer?
Só o da droga.

Que droga?
Cocaína.

Usa há quanto tempo?
Um mês.

Onde conseguiu a arma usada no crime?
Comprei por R$ 450 no Lixão de Caxias.

Onde conseguiu esse dinheiro?
Era para a minha festa de aniversário, no próximo domingo.

Segundo o delegado, o menor já tinha passagem na polícia por roubo. O suspeito foi levado na tarde desta terça para a 17ª DP (São Cristóvão), que investiga o estupro.

A mãe do menor esteve na delegacia. Ela disse estar chocada com a detenção do filho e também nunca ter imaginado que ele seria capaz de um crime como esse. 

Fonte: www.extra.globo.com

Nota do blog: Tem dinheiro para comprar droga, arma e fazer festinha de aniversário, mas não tem condições de estudar? 

Na verdade, parece que roubar e estuprar é mais interessante para muitos de nossos jovens.

 Punição para eles? Não esperem. Pelo menos não esperem muita coisa do poder judiciário.

Talvez uma bala disparada por algum policial ou por algum outro bandido.

Não é assim que estão morrendo muitos dos jovens mossoroenses? 

Com as leis e os políticos que temos, não acredito que essa realidade irá mudar tão cedo.

Não podemos esquecer que nós elegemos os políticos que criam essas leis.

Só na propaganda eleitoral do PT e seus aliados que o Brasil está dando certo.

Sempre apresentando dados da economia para mostrar que merecem continuar no poder, mas esquecendo questões sociais importantes como violência, educação e saúde.

Juiz é você, senhor, doutor ou vossa excelência?

Vejam esta notícia divulgada no site r2cpress.

LEMBRAM DO JUIZ QUE ENTROU NA JUSTIÇA CONTRA O CONDOMÍNIO EM QUE MORA, POR CAUSA DO TRATAMENTO DE “VOCÊ” DADO PELO PORTEIRO?
POIS É, SAIU A SENTENÇA. LEIAM ABAIXO.
 
UMA VERDADEIRA AULA DE DIREITO E DE PORTUGUÊS!

Processo distribuído em 17/02/2005, na 9ª vara cível de Niterói – RJ
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – COMARCA DE NITERÓI – NONA VARA CÍVEL
Processo n° 2005.002.003424- 4

S E N T E N Ç A

Cuidam-se os autos de ação de obrigação de fazer manejada por ANTONIO MARREIROS DA SILVA MELO NETO contra o CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO LUÍZA VILLAGE e JEANETTE GRANATO, alegando o autor fatos precedentes ocorridos no interior do prédio que o levaram a pedir que fosse tratado formalmente de “senhor”.
 
Disse o requerente que sofreu danos, e que esperava a procedência do pedido inicial para dar a ele autor e suas visitas o tratamento de ‘ Doutor, senhor” “Doutora, senhora”, sob pena de multa diária a ser fixada judicialmente, bem como requereu a condenação dos réus em dano moral não inferior a 100 salários mínimos. (…)

DECIDO: “O problema do fundamento de um direito apresenta-se diferentemente conforme se trate de buscar o fundamento de um direito que se tem ou de um direito que se gostaria de ter.” (Noberto Bobbio, in “A Era dos Direitos”, Editora Campus, pg. 15).

Agiu o requerente como jurisdicionado, na crença de seu direito. Plausível sua conduta, na medida em que atribuiu ao Estado a solução do conflito.

Não deseja o ilustre Juiz tola bajulice, nem esta ação pode ter conotação de incompreensível futilidade. O cerne do inconformismo é de cunho eminentemente subjetivo, e ninguém, a não ser o próprio autor, sente tal dor, e este sentenciante bem compreende o que tanto incomoda o probo Requerente.

Está claro que não quer, nem nunca quis o autor, impor medo de autoridade, ou que lhe dediquem cumprimento laudatório, posto que é homem de notada grandeza e virtude. Entretanto, entendo que não lhe assiste razão jurídica na pretensão deduzida.

“Doutor” não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma banca e esta a julga merecedora de um doutoramento. Emprega-se apenas às pessoas que tenham tal grau, e mesmo assim no meio universitário. Constitui-se mera tradição referir-se a outras pessoas de ‘doutor’, sem o ser, e fora do meio acadêmico.

Daí a expressão doutor honoris causa – para a honra -, que se trata de título conferido por uma universidade à guisa e homenagem a determinada pessoa, sem submetê-la a exame.

Por outro lado, vale lembrar que “professor” e “mestre” são títulos exclusivos dos que se dedicam ao magistério, após concluído o curso de mestrado. Embora a expressão “senhor” confira a desejada formalidade às comunicações – não é pronome -, e possa até o autor aspirar distanciamento em relação a qualquer pessoa, afastando intimidades, não existe regra legal que imponha obrigação ao empregado do condomínio a ele assim se referir.

O empregado que se refere ao autor por “você”, pode estar sendo cortês, posto que “você” não é pronome depreciativo. Isso é formalidade, decorrente do estilo de fala, sem quebra de hierarquia ou incidência de insubordinação. Fala-se segundo sua classe social. O brasileiro tem tendência na variedade coloquial relaxada, em especial a classe “semi-culta” , que sequer se importa com isso.

Na verdade “você” é variante – contração da alocução – do tratamento respeitoso “Vossa Mercê”. A professora de linguística Eliana Pitombo Teixeira ensina que os textos literários que apresentam altas freqüências do pronome “você”, devem ser classificados como formais. Em qualquer lugar desse país, é usual as pessoas serem chamadas de “seu” ou “dona”, e isso é tratamento formal.

Urge ressaltar que tratamento cerimonioso é reservado a círculos fechados da diplomacia, clero, governo, judiciário e meio acadêmico, como já se disse. A própria Presidência da República fez publicar Manual de Redação instituindo o protocolo interno entre os demais Poderes. Mas na relação social não há ritual litúrgico a ser obedecido. Por isso que se diz que a alternância de “você” e “senhor” traduz-se numa questão sociolingüística, de difícil equação num país como o Brasil de várias influências regionais.
 
Ao Judiciário não compete decidir sobre a relação de educação, etiqueta, cortesia ou coisas do gênero, a ser estabelecida entre o empregado do condomínio e o condômino, posto que isso é tema interna corpore daquela própria comunidade.

Isto posto, por estar convicto de que inexiste direito a ser agasalhado, mesmo que lamentando o incômodo pessoal experimentado pelo ilustre autor, julgo improcedente o pedido inicial, condenando o postulante no pagamento de custas e honorários de 10% sobre o valor da causa. P.R.I. Niterói, 2 de maio de 2005.

ALEXANDRE EDUARDO SCISINIO
/Juiz de Direito/


Nota do blog: Um Juiz de Direito que perde seu tempo e aciona o poder judiciário exigindo indenização porque foi tratado por "você", só mostra o quanto são pretensiosos alguns membros do nosso poder judiciário.

Como professor, convivo com vários profissionais que adquiriram esse título e que, em nenhum momento demonstram preocupação em serem chamados de "doutor".

São tratados pelo nome ou simplesmente chamados de "professor" pelos alunos e demais colegas de trabalho e nem por isso se sentem diminuídos.

É óbvio que existem muitos profissionais que adquirem esse título e fazem questão de ressaltá-los, até mesmo quando enviam um e-mail, assinando no final como "Doutor mané não sei das quantas".
  
Pior de tudo é ver bacharéis em direito se arvorando de "doutores", quando, simplesmente, terminam um curso de graduação.
  
Infelizmente, esse é o Brasil. Uma sociedade dos títulos sonoros e vazios. 

Simplesmente, lamentável.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Royalties para a educação

A presidenta Dilma Rousseff falou, nesta segunda-feira, sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei que destina exclusivamente para a educação as receitas provenientes dos royalties do petróleo.

– Essa lei é essencial para o Brasil – afirmou.

Entre as ações no campo educacional, Dilma destacou o investimento em creches e a educação integral. Pelo projeto, os recursos destinados à educação serão receitas provenientes dos royalties e da participação especial, relativas aos contratos fechados a partir de 3 de dezembro de 2012, sob os regimes de concessão e de partilha de produção.

Oposição concorda

O senador tucano Aécio Neves, que elevou o tom contra o governo Dilma Rousseff como candidato do PSDB à Presidência da República, em artigo publicado na mídia conservadora, nesta segunda-feira, concorda com a presidenta no projeto que destina os royalties do petróleo à educação.

No texto, intitulado Um novo salto, Aécio afirma que “a destinação exclusiva dos recursos da exploração do petróleo do pré-sal para a educação brasileira é um dos raros consensos em processo de construção no país”.

Fonte: Correio do Brasil
 
Nota do blog: Para comentar essa matéria, começo citando o próprio Aécio neves.

"A área de educação é mais um exemplo de que a transformação da realidade exige, além de recursos, gestão eficiente e compromisso com resultados."

É evidente que a garantia de mais recursos para a educação é importante. Porém, não veremos os problemas da educação brasileira serem resolvidos, enquanto tivermos gestores incompetentes e sem compromisso.

O que vemos hoje são Governadores e Prefeitos que nomeiam diretores sem competência alguma, apenas para acomodar cabos eleitorais.

Apesar de encontramos alguns diretores comprometidos com a gestão da escola em que atuam, é comum encontrarmos diretores que passam dias sem pisar na escola que administram, não gostam de estudar, centralizam as decisões, não são transparentes na gestão dos recursos entre outros tantos problemas que poderíamos citar.