Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Receita de ano novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade. 


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

As inconveniências da transparência

Em 2012 nossos representantes decidiram que os salários de todos os servidores públicos deveriam ser divulgados na Internet para que toda a sociedade tivesse acesso.

Em tese, trataria-se de uma ideia interessante, já que quem paga os salários de todos os servidores públicos e a população. Nada mais justo que essa população soubesse como estão sendo gastos os seus impostos.

Porém, essa medida começa a criar uma série de inconvenientes para os servidores.

Em rodas de conversas, é comum encontrar pessoas falando sobre o salário de determinado servidor, ou ainda questionando como esse servidor gasta aquilo que ganha.

Não podemos esquecer a cobiça dos bandidos e os famosos pedidos de empréstimo.

Por último, devemos lembrar que o próprio governo federal usa essa informação como estratégia para pressionar servidores em greve, colocando a opinião pública contra os servidores, mostrando que esses servidores ganham melhor que a média da população brasileira.

Apesar dessas inconveniências para os servidores, podemos considerar que essas ações representam um avanço, já que a sociedade pode tomar conhecimento dos desmandos cometidos por gestores que confundem a coisa pública com sua propriedade privada. 

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

programa de seleção de médicos ocupou menos de 20% das vagas

Menos de 20% das vagas para médicos oferecidas pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) foram preenchidas no primeiro ano de vigência do programa. Das 2 mil vagas abertas para atuação na saúde básica, apenas 366 profissionais foram contratados, segundo o Ministério da Saúde. 

Criado em dezembro de 2011, o Provab é uma das estratégias do governo para tentar fixar médicos em regiões com carência desses profissionais, como a Amazônia, o Nordeste e as periferias das grandes cidades. Para estimular a ida para essas áreas, é oferecida pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência para os médicos que tiverem bom desempenho no primeiro ano de atuação no programa. O governo financia ainda especialização em Saúde da Família e cursos a distância.

De acordo com balanço do ministério, 950 municípios se inscreveram no programa para seleção dos profissionais. Para Felipe Proenço, diretor de Programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério, a baixa adesão está relacionada ao número insuficiente de profissionais no mercado. Segundo o diretor, uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que existiam 13 mil médicos graduados em 2010 no país para 19 mil vagas formais de trabalho. No entanto, ele considera que o programa teve sucesso neste primeiro ano, mas que será revisado para ser aprimorado.

Fonte: o mossoroense

Nota do blog: Felipe Lourenço está coberto de razão. O Brasil precisa formar muito mais médicos do que forma atualmente. Isso é urgente!

Na contramão das necessidades da população brasileira, os órgãos que representam esses profissionais procuram, a todo custo, desestimular a criação de novos cursos de medicina, garantindo uma ótima reserva de mercado para os médicos.

Em Mossoró, por exemplo, é comum encontrarmos médicos muito ruins conseguindo obter uma renda bastante elevada, graças à falta de médicos em nossa cidade. E olhe que temos um curso de medicina em Mossoró.

Também é comum encontrarmos profissionais cobrando até R$ 200,00 por uma consulta, valor que torna inviável o atendimento à imensa maioria da população mossoroense, que precisa recorrer ao "maravilhoso" SUS. 

Quem depende do atendimento através de plano de saúde sofre para marcar uma consulta, pois o número de vagas para essas pessoas é limitado.

Além disso, ganhando o que ganham nas grandes cidades, vocês acham que alguém vai querer fixar residência em uma cidade pequena e sem infraestrutura?

É fundamental que o MEC abra novos cursos de medicina por todo o país, ampliando consideravelmente o número de profissionais formados a cada ano. Somente quando tivermos médicos disputando por pacientes em um ambiente realmente competitivo, poderemos ter serviços de qualidade a um preço mais justo e, quem sabe, uma saúde pública de qualidade.   

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Com toda tranquilidade

Com toda tranquilidade. É assim que agem os bandidos na cidade de Mossoró, especialmente, no bairro Costa e Silva.

No Costa e Silva é comum sabermos de casas arrombadas, assaltos em plena luz do dia e até assassinato de moradores dentro de sua própria residência.

Como se não bastasse, está virando moda os bandidos tomarem carros dos moradores do Costa e Silva quando esses moradores estão chegando ou saindo de suas residências.

No fim da tarde desta quarta-feira (12/12), um ex-aluno do campus de Mossoró do IFRN visitou a escola e, quando estava se retirando, teve seu carro tomado de assalto em plena luz do dia.

De alguma forma, o dono do carro conseguiu acionar um mecanismo que desligou o carro, a poucos metros da porta do IFRN.

Os bandidos abandonaram o carro e se retiraram, certos de que nada lhes acontecerá e que poderão repetir a tentativa outras vezes.

Os moradores estão assustados. Muitos já abandoraram suas casas. 

Isso acontece a anos e o poder público (polícia, prefeitura, governo estadual  etc.) continua fingindo que nada está acontecendo.

É bom lembrar que, quando o poder público se omite, a bandidagem toma de conta.  

Com toda tranquilidade 

sábado, 8 de dezembro de 2012

A infinita capacidade de manipular os fatos

Atendendo a solicitação do PROIFES, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) subiu a tribuna na tarde desta quarta-feira (05) para pedir celeridade à aprovação do PL 4368/12.  Em seu discurso a parlamentar ressaltou que o PL é resultado de um longo processo negocial entre governo federal e servidores do magistério superior e lembrou que o primeiro reajuste salarial está previsto já em janeiro para os técnicos administrativos tanto dos Institutos quanto das Universidades Federais (e para os docentes em primeiro de março).


Fátima Bezerra disse ainda que tanto o PROIFES como a FASUBRA se mobilizam, insistem, querem e desejam a aprovação do PL, porque é isso que esperam os professores das universidades e das escolas técnicas. A deputada encerrou sua fala fazendo apelo aos Líderes para que aprovem o Projeto ainda hoje.

Veja o discurso da deputada, na íntegra, clicando aqui.

Fonte: proifes.org.br

Nota do blog: A deputada Fátima Bezerra distorçe os fatos ao afirmar que os professores das Universidades e Institutos Federais desejam a aprovação desse PL. 

O PROIFES, que aceitou a proposta apresentada no PL, representa cerca de 5% dos professores das Universidades Federais. ANDES e SINASEFE, que representam os demais professores das Universidades e os professores e servidores administrativos dos IFs, não concordaram com essa proposta e foram vencidos pelo cansaço, após meses de greve e uma negociação encerrada unilateralmente por um governo federal intransigente, do qual Fátima faz parte.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Médicos suspendem cirurgias eletivas no Centro de Oncologia

Médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) suspenderam as cirurgias eletivas. A medida foi tomada ante o atraso de três meses do pagamento referente aos procedimentos.

Mensalmente, o COHM realiza cerca de 120 cirurgias oncológicas pelo SUS. Segundo o diretor da unidade, Cure de Medeiros, no final de setembro, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) se comprometeu a custear as despesas até sair o credenciamento junto ao SUS, o que não vem sendo cumprido.

Além do custeio do COHM, até o credenciamento pelo SUS, a Prefeitura de Mossoró também se comprometeu em repassar R$ 125 mil para a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) para a conclusão das salas do Centro de Radioterapia de Mossoró. Os valores também não foram entregues.

"Mossoró tem a oportunidade de ser a 24ª cidade a contar com um serviço completo de radioterapia, mas a Prefeitura não faz o repasse restante para colocar o Centro em funcionamento. Alguns pacientes já estão esperando para fazer a radioterapia na cidade, mas talvez isso não seja possível", comenta o oncologista Cure de Medeiros.

Fonte: O mossoroense

Nota do blog: Deixar de efetuar pagamentos por um serviço tão importante para a população é algo, no mínimo irresponsável.

Mas, essa falta de compromisso com a saúde da população de Mossaoró não parece ser problema para o próprio povo da cidade. Afinal de contas, ninguém permanece 20 anos seguidos no poder sem o aval do próprio povo.

Diante dessa realidade, deixo apenas a pergunta: o que deve mudar primeiro? Nossos políticos ou aqueles que os elegem?

domingo, 2 de dezembro de 2012

O rei da covardia

No Brasil, encontramos todo tipo de covarde.

Os covardes que permitem que pessoas inescrupulosas se apropriem do dinheiro público para uso pessoal e os covardes que usam seu poder político, econômico ou jurídico para se sentirem acima da lei e dos outros são apenas alguns exemplos.

Porém , para mim não existe ser mais covarde do que aquele que agride uma mulher.

Se sua companheira não te quer mais. Deixe-a partir.

Infelizmente, alguns "homens" ainda pensam que são donos de suas companheiras. Sentem-se no direito de traí-las e agredi-las e, quando são rejeitados, chegam à covardia suprema, tirando a vida de quem um dia afirmou que amava.

Você que acha que tem direito de agredir sua companheira. Seja uma homem de verdade. Não seja mais um covarde envergonhando o povo brasileiro.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Depoimento de uma jovem que mostra a verdadeira face de Mossoró

Não sou muito de ficar reclamando dos problemas da cidade ou da sociedade pelas redes sociais. Mas a minha indignação pôs-me a digitar isso daqui. Há exatamente 1 semana, meus pais foram assaltados na porta de casa, colocaram uma arma na cabeça do meu pai, mandando ele deitar no chão e levaram o nosso carro. 

O trauma que ficou os meus pais é indescritível, não foi só uma perda material, todos aqui em casa continuam muito assustados. Mas é isso mesmo, acontece com qualquer um. 

Achando pouco esse ocorrido, hoje um dos meus familiares vindo para casa, um carro o segue e a perseguição e agonia dura em torno de 10 minutos. Onde vamos estar estamos seguros? 

Eu vivo em uma cidade em que pessoas de bem trancam-se dentro de casa aterrorizadas por causa de bandidos que fazem o que querem, pois não há uma boa política pública que oferece segurança para os cidadãos. 

Até quando vamos nos prender dentro de casa? Aonde isso vai parar? Quem irá nos socorrer? Vamos pedir segurança para quem? 

A polícia chega no local 50 minutos depois da ocorrência. Eu simplesmente não sei. Eu sei que esse post não vai adiantar nada. Mas só quero que este sirva para quando for o momento das eleições, vocês saibam em quem votar. 

Não sou a favor de candidato 1 ou candidato 2. Mas saibam que os seus candidatos serão quem irá administrar a cidade e consequentemente o rumo das suas vidas. 

Mas vocês sabem disso, eu sei que sabem.. Porém, nas épocas que podemos fazer algo, nós nunca fazemos, continuamos recebendo "favores" nas eleições e ficamos muito felizes e nos achando sortudos por ter recebido, não é? 

Eu quero saber depois que passarem essas épocas e as famílias não conseguirem "viver" normalmente por causa do medo dessa violência que cresce cada vez mais.

Aluna do campus de Mossoró do IFRN

Nota do blog: Este blog já está cansado de denunciar a situação caótica da segurança pública em Mossoró.

Estamos a mercê dos bandidos, que fazem o que bem entendem certos de que continuarão impunes.

Se, por acaso, a polícia consegue prender algum dos tantos bandidos que aterrorizam a cidade, logo vem um advogado "lambendo os beiços" para tirá-lo da cadeia e, o pior de tudo, é que esses profissionais inescrupulosos, conseguem obter êxito na imensa maioria dos casos.
 
Enquanto isso, nossos representantes (prefeita, governadora, vereadores, deputados e senadores), gastam seu tempo com outras questões que, com certeza, dizem mais respeito aos seus interesses pessoais do que aos interesses do povo de Mossoró.

Mas, acredito que esse olhar pessimista é apenas meu (e agora, da jovem aluna), pois, em tempos de campanha eleitoral, a imensa maioria da população esquece que Mossoró não tem segurança, saúde e educação de qualidade, e votam nas mesmas pessoas que estão administrando a cidade há décadas, respaldando o péssimo trabalho que essas pessoas estão realizando.