Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

domingo, 28 de outubro de 2012

Olimpíada Nacional de História do Brasil

No último final de semana os alunos do Câmpus Mossoró brilharam na etapa final da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB. Com a 3ª maior delegação do país, o RN contou com a participação de 37 equipes, sendo 24 somente do Câmpus Mossoró, classificadas para a última etapa que aconteceu em Campinas - SP.

O Câmpus enviou uma comitiva de 72 alunos, juntamente com os professores orientadores Chagas, Gerardo e Tony César. Desse total, 21 alunos foram premiados com medalhas, sendo 4 equipes: Calabar, Ecos da Resistência, Neolíticos, e Tríplice da Derrama com medalhas de ouro. E ainda uma prata da equipe Spartacus, e duas bronzes das equipes: Ponto JPG e Equipadas.

O Rio Grande do Norte participou da final com grande representatividade. Com 37 equipes, foi o terceiro estado com o maior número de participantes na final sendo mais da metade somente do Câmpus Mossoró.

A sexta e última fase da Olimpíada, iniciada em agosto, foi a única presencial. As cinco fases anteriores foram virtuais e possibilitaram a realização das provas por meio de uma plataforma eletrônica, com questões de múltipla escolha, tarefas e diversos recursos multimídia.
 
Na fase presencial, diferente das fases anteriores, os estudantes não puderam contar com a orientação de seus professores para responder as questões dissertativas. No período da manhã, enquanto eles estavam realizando a prova no Ciclo Básico da UNICAMP, os professores participaram de uma palestra no Auditório do Instituto de Artes (IA).

Fonte: www.portal.ifrn.edu.br

Nota do blog: Que o ótimo resultado obtido pelos alunos do campus de Mossoró do IFRN sirva de exemplo para que os professores de outras escolas do nosso município estimulem seus alunos a se envolverem nessas atividades.

sábado, 27 de outubro de 2012

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia dos Professores

Bom dia professores (as),
 
Neste dia queremos desejar, não um feliz dia dos Professores(as), mas ‘felizes dias dos Professores(as)’, porque ser Professor(a) é mais que uma profissão, é uma opção de vida, é um construir-se, desconstruir-se a cada dia...é aprender a conviver..é arte do bem fazer, do bem pensar, do bem querer...É uma forma de viver e de estar no mundo..É uma maneira de projetar-se enquanto indivíduo, pessoa, ser social.
 
Ser Professor(a)  é identidade forjada no crivo do fazer-se “metamorfose ambulante”...do desnudar-se perante si e o grupo.
 
Ser Professor(a) é muitas vezes não ser compreendido(a)...é ser ético(a), quando se vive numa sociedade da “inversão” de valores..Ser Professor(a)..é mesmo um estado da arte.
 
Que neste dia, possamos então refletir sobre a opção que fizemos ...
 
A de permitir que as gerações futura sejam mais felizes que as nossas.
 
Parabéns para todos(as) os(as) Professores(as) que resistem bravamente diante da desvalorização social da profissão, dos péssimos salários e das inadequadas condições de trabalho.
 
Vamos continuar na luta, para que um dia o povo deste país seja capaz de perceber que sem educação não há futuro para uma nação.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Compra de votos

Passada a eleição municipal, o que mais tenho escutado pela cidade são boatos de compra de votos.

As pessoas falam em um verdadeiro derramamento de dinheiro na reta final da campanha eleitoral.

Como sou um sujeito caseiro, não vi nada disso.

Pelo visto, eu fiquei na mesma situação da justiça eleitoral, que também não viu nada e afirma que "tudo transcorreu na mais absoluta normalidade".

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Amanda gurgel e o poder da mídia

De acordo com o G1, a professora estadual Amanda Gurgel, candidata a vereadora em Natal pelo PSTU, foi eleita neste domingo (7), em números absolutos, a vereadora mais bem votada da história do Legislativo Municipal. Foram exatos 32.819 mil votos, o equivalente a 8,59% dos votos válidos.


Chamada pelo G1 de "a professora do youtube", Amanda Gurgel ganhou notoriedade depois de um vídeo postado, onde ela se pronuncia a respeito da atual situação da Educação no Rio Grande do Norte. Na rede, o vídeo soma mais de 2,2 milhões de visualizações. 

Com o sucesso, a professora foi convidada para programas de rede nacional, como o Domingão do Faustão, em maio de 2011, além de entrevista ao Globo News.

Com a votação, a candidata do PSTU ainda conseguiu, devido ao coeficiente eleitoral, levar para a Câmara de Natal ss vereadores, Sandro Pimentel e Marcos do PSOL, da coligação PSOL - PSTU. 

"Eles vão se juntar à minha voz na Câmara", disse ela.

É evidente que essa votação é fruto da exposição na mídia a que Amanda Gurgel conseguiu se submeter, pois os eleitores do RN ainda demonstram pouco interesse pelas propostas dos candidatos de partidos de esquerda, como o PSTU ou o PSOL, o que é uma pena.

A própria Amanda reconhece que a divulgação do vídeo foi "preponderante" para sua eleição. Contudo, ela afirma que não esperava uma quantidade tão expressiva de votos. "Foi surpreendente!", exclamou.

Por fim, a eleita disse que vai entrar na CMN para fazer um mandato socialista, baseando-se nos desejos dos trabalhadores. "Vamos preparar o terreno para que os trabalhadores peguem a política nas mãos e não se sintam estranhos no Legislativo", declarou, acrescentando que também vai defender a destinação de 30% do Produto Interno Bruto para a educação. "Disso eu não abro mão", complementou.

Boa sorte para Amanda, Sandro e Marcos nessa nova empreitada.

domingo, 7 de outubro de 2012

Claudia Regina é a nova prefeita de Mossoró

Com 68604 votos (50,90% dos votos válidos), Claudia Regina foi eleita a nova prefeita de Mossoró, vencendo sua principal adversária, Larissa Rosado, que obteve 63309 votos (46,97% dos votos válidos), com uma diferença de 5295 votos.

Contrariando a imensa maioria das pesquisas, Claudia vence a eleição municipal mais disputada dos últimos anos em Mossoró.

A alternância de poder, tão saudável em uma democracia, fica adiada por mais 4 anos.

Este blog dá os parabéns a candidata eleita e torce para que Claudia consiga dar respostas consistentes para os grandes problemas que assolam Mossoró, especialmente no que diz respeito à saúde, educação, segurança e erradicação de favelas, apesar dos imensos compromissos assumidos com os financiadores da sua campanha.

Quem também sai vitoriosa desta eleição é a governadora Rosalba Ciarlini, pois, apesar da imensa rejeição do seu governo, concentrou suas energias na eleição em Mossoró e conseguiu reverter um quadro desfavorável para a sua candidata.

Rosalba não é He-man, mas mostrou que, aqui em Mossoró, ela tem a força.

Festa da democracia?

Como podemos falar que hoje é o dia da festa da democracia em uma sociedade onde uma quantidade absurda de eleitores está disposta a vender seu voto e uma parcela considerável dos candidatos possui os recursos e o interesse em comprá-los?

sábado, 6 de outubro de 2012

Os efeitos colaterais do ECA

Vejamos essa notícia divulgada pelo site "O Câmera" para ilustrar nosso post:

Adolescente diz: matei, fui em casa trocar de roupa e voltei para assistir a perícia

 

Altiele Oliveira de Brito, "Branquinho", 19 anos de idade, morador do conjunto Redenção, foi vitima de um disparo de arma de fogo e morreu no local.

O acusado, S.J.S., de apenas 15 anos de idade, foi identificado pelos agentes da Especializada no final da tarde de sexta feira, 05 de Outubro. O menor foi conduzido para a delegacia e confessor a autoria do crime. Ele disse ao Bacharel Roberto Moura, “Matei Branquinho por que ele roubou uma bicicleta que eu tinha emprestado a um amigo”. Ele disse ainda que após assassinar seu desafeto, foi em casa, trocou de roupa e voltou ao local para assistir aos procedimentos de perícia.

SJS. Foi detido, pelos policias da Rocam no dia 29 de Setembro portando a arma do crime no meio de uma movimentação política no Bairro Santo Antônio.

Roberto Moura disse que chegou até o adolescente através de depoimentos das pessoas que foram vitimas de Branquinho, que segundo o delegado, era viciado e para manter o vicio praticava muito furtos na região. O depoimento do adolescente será enviado a justiça, se o mesmo for punido, o processo é enviado a delegacia do menor infrator. Hoje o menor foi ouvido e entregue a seus familiares.

 

Nota do blog: Ou seja, depois de matar e ser pego portando uma arma de fogo, o adolescente está em casa, livre para fazer tudo de novo.

 

É comum vermos menores tentando assumir crimes praticados por seus amigos maiores de idade, confiantes que sairão impunes da situação.

 

Enquanto a polícia fica "enxugando gelo", tentando conter os problemas ocasionados pelos menores infratores, a população fica completamente assustada diante da violência utilizada por esses jovens em suas abordagens e do desprezo total que eles demonstram pela vida humana. 


É isso que dá elaborar leis inadequadas à nossa realidade. Os legisladores deveriam lembrar que não estamos na Finlândia. 

 

Isso aqui é Brasil! 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O problema da água em Mossoró

O problema da água em Mossoró não é novo. 

Lembro que ainda nos anos 80, no governo de Geraldo Melo, passamos por uma situação terrível, que durou meses, quando ainda era morador do bairro Boa Vista.

Mesmo com a água da adutora, Mossoró enfrentou problemas com o abastecimento de água nos governos de Garibaldi e Vilma. Isso significa que todos esses governantes falharam ao tentar resolver esse problema.

Agora, com a governadora Rosalba Ciarlini, o problema continua sem solução, apesar de todas as promessas e do discurso de que estão sendo realizados investimentos no setor.

Diante desse quadro, creio que este é o pior serviço oferecido aos cidadãos mossoroenses, sendo pior até do que os serviços de telefonia.

Não tenho dúvidas de que a CAERN conta com vários servidores competentes e comprometidos. Todas as instituições públicas têm servidores assim, apesar de muitas estarem entupidas de servidores que marcam passo e passam o dia esperando a hora de encerrar o expediente, sem nenhum interesse em justificar os salários pagos pela sociedade. Trabalho em instituições públicas (inclusive na CAERN) desde os 16 anos e conheço muito bem essa realidade.

Infelizmente, a competência e o compromisso de alguns servidores não tem sido suficiente para resolver o problema de abastecimento de água em Mossoró, e quem está sofrendo com tudo isso é a população, que mesmo pagando sua conta de água em dia, ainda tem que pagar a um carro-pipa ou a um carroceiro para ter água em sua casa.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nem a polícia escapou

Vejam só essa notícia divulgada pelo site "O Câmera".

Delegacia da polícia civil de Mossoró foi arrombada no feriado

A Delegacia Especializada em Furtos e Roubos, (DEFUR) de Mossoró, foi arrombada durante o feriado de quarta feira 03 de Outubro.

Segundo informações três adolescentes invadiram o prédio pelos fundos e arrombaram as portas das salas onde funciona o cartório e a dos delegados. Eles levaram dois Notebooks e cerca de 20 celulares apreendidos e que estavam guardados nas dependências da delegacia.


Um dos responsáveis pela ação criminosa foi detido pelos agentes, que procuram os outros dois.


Uma equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep de Mossoró, foi chamada para, para os procedimentos técnicos no local.


Lamentável: A Delegacia de Furtos e Roubos está funcionando em um prédio onde funcionou uma creche modelo e estava abandonado desde o inicio do ano passado, no conjunto Abolição IV.


Por muito tempo o prédio serviu como local para o consumo de droga e esconderijo para menores infratores. A transferência da especializada do antigo prédio para o atual, contou com uma força tarefa de todos os delegados responsáveis pela segurança publica em Mossoró.


Nota do blog: Seria cômico, se não fosse trágico. Essa notícia dá a medida exata do que é a questão da segurança em Mossoró. Os meliantes não respeito nem mesmo a polícia.

 

Só uma dúvida: Se esses meliantes forem encontrados até o dia da eleição, eles podem ser presos?

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Crime eleitoral?

Distribuir ordens para abastecimento de veículos é crime eleitoral?

Se a resposta for SIM, seria interessante que os responsáveis pelo processo eleitoral em Mossoró visitassem os postos de combustíveis nos dias de carreata.

Perguntar não ofende: Político que gasta seu dinheiro com esse tipo de coisa está realmente interessado em trabalhar para o bem do povo ou espera conseguir tudo que gastou de volta com juros e correção monetária?

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morre Eric Hobsbawm

O historiador britânico Eric Hobsbawm morreu de pneumonia nesta segunda-feira (1º) aos 95 anos no hospital Royal Free de Londres.

O intelectual marxista é considerado um dos maiores historiadores do século XX e escreveu "A era das revoluções", "A era do capital", "A era dos impérios", "Era dos extremos", entre outras obras.

Ele também era um entusiasta e crítico do jazz, escrevendo resenhas para jornais sobre o gênero musical e publicando o livro "História social do jazz".

Sua filha, Julia Hobsbawm, disse: "Ele morreu de pneumonia nas primeiras horas da manhã em Londres. Ele fará falta não apenas para sua esposa há 50 anos, Marlene, e seus três filhos, sete netos e um bisneto, mas também por seus milhares de leitores e estudantes ao redor do mundo".

"Até o fim, ele estava se esforçando ao máximo, ele estava se atualizando, havia uma pilha de jornais em sua cama", completou a filha.
Na manhã desta segunda-feira, Julia escreveu em seu perfil no Twitter que se sentia "comovida" pela "gentileza e pelas condolências de amigos e desconhecidos hoje pelo meu amável e incomparável pai" 
Fonte: G1.com

Nota do Blog: Eric Hobsbawm ofereceu uma contribuição valiosa para todos aqueles (as) que se interessam em conhecer a história geral, principalmente no período que vai da Revolução francesa até o fim da União Soviética. Entre suas obras, destaca-se o livro "A era dos extremos".

Robsbawm parte com a certeza de ter cumprido sua missão aqui na terra. 

Obras do governo do estado: um anúncio muito conveniente

Última semana de campanha eleitoral.

Diferentemente das eleições anteriores, a candidata da situação não lidera as pesquisas. Pelo contrário, em nenhuma pesquisa ela consegue ficar à frente de sua principal adversária.

Bateu o desespero.

Preocupada com a possibilidade de perder seu feudo eleitoral, a governadora larga o governo do estado de lado e começa a anunciar obras a torto e a direito, faltando poucos dias para a eleição.

Desta vez é a reforma e a ampliação do nogueirão. 

Acreditando que o eleitor pode ser facilmente manipulado, a governadora insiste nas velhas táticas de campanha, que lhe renderam tantas vitórias em outros pleitos, esquecendo de fazer o básico pelo povo do RN e de Mossoró.

Ela faria muito mais pela eleição da sua candidata, se trabalhasse para oferecer serviços públicos de qualidade para a população, tais como: saúde, educação e segurança, só para citar serviços que estão em situação precária, depois de quase 2 anos de governo.

Melhor ainda se fizesse algo para a CAERN funcionar, pois Mossoró está virando um verdadeiro deserto e a população está ficando desesperada com a falta de água em suas casas.

Acorda eleitor. Enquanto você der respaldo a esse tipo de político a coisa não muda.


CAERN: Teleatendimento inútil

Alguém já conseguiu ser atendido pelo serviço de atendimento telefônico da CAERN?

Disponibilizam números que estão sempre ocupados.

Onde está o PROCON que não toma uma providência com essa empresa que presta o pior serviço público em nossa cidade?