Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

sábado, 30 de junho de 2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

Greve no IFRN campus de Mossoró

Nesta terça-feira teve início a greve dos servidores do campus de Mossoró do IFRN.


Como ato inicial de deflagração da greve, servidores e alunos realizaram um ato público na praça Rodolfo Fernandes, com o objetivo de informar a sociedade mossoroense acerca das dificuldades enfrentadas pelos servidores do IFRN com relação à questão da valorização desses profissionais, enfatizando ainda a necessidade de ampliação dos recursos destinados a educação, com ampliação dos investimentos para 10% do PIB.




O ato pode ser avaliado positivamente, especialmente pela participação dos alunos do campus que, com a energia que lhes é característica, solidarizaram-se com as reivindicações dos servidores e abrilhantaram essa primeira ação do movimento paredista.




Nesta quarta-feira (26/06) os servidores realizarão uma reunião com pais e mães dos alunos do campus de Mossoró, com o objetivo de expor as motivações que os levaram a decidir participar da greve.

A qualquer momento, voltaremos com novas informações acerca da greve no IFRN.

domingo, 24 de junho de 2012

A greve das Instituições Federais de Ensino e a análise medíocre de Alberto Almeida

Ao analisar a greve das Instituições Federais de Ensino, o sociólogo Alberto Almeida apresenta o slogan, greve remunerada, como forma de desqualificar o movimento reivindicatório dos profissionais da educação.

Clique aqui para ver o comentário.

Com uma análise "imparcial", típica da Band, o sociólogo procura colocar a opinião pública contra a greve argumentando que a greve é absurda e que a população terá que pagar mais impostos para pagar os professores, já que os professores continuam recebendo salários apesar de não estarem trabalhando.

Na verdade, os professores pertencem a uma das poucas categorias que, ao entrar em greve, sabem que terão que trabalhar para compensar todos os dias de paralização.

Convenientemente, o sociólogo esquece que os professores desenvolvem as atividades da cada disciplina (Matemática, Física etc.) dentro de uma carga horária específica. Desse modo, todos os professores são obrigados a ministrar um determinado número de aulas para poderem concluir suas disciplinas.


Com a greve, ocorre apenas um adiamento das atividades, de modo que essas atividades são retomadas ao fim da greve, devendo ser desenvolvidas na sua totalidade (É isso o que eu faço e espero que todos os professores também o façam, por respeito ao aluno e à sociedade que financia a educação pública).

Como mediocridade pouca é bobagem, o sociólogo ainda afirma que a universidade pública é uma instituição geradora de desigualdades, desconhecendo o importante papel desempenhado por essas instituições para o desenvolvimento das regiões onde elas estão instaladas.

Hoje mesmo, o programa Globo Universidade mostrou a importância da implantação de uma universidade na cidade de Sobral, que oferecia o curso de medicina, além de cursos de pós-graduação, no interior do Ceará.

Outro exemplo significativo pode ser visto aqui mesmo, em Mossoró. Há pouco tempo, jovens que desejavam cursar medicina ou engenharia precisavam se deslocar para Natal, o que não era possível para muitos, devido a questões de ordem financeira. 

Com a expansão da UFERSA e a chegada do curso de medicina na UERN, nossos jovens podem adquirir essa formação gratuitamente, sem precisar se afastar da família.

Podemos citar ainda o campus de Mossoró do IFRN que, ao longo de 17 anos, vem formando profissionais para atuar em diversas áreas, permitindo que os nossos jovens ocupem postos de trabalho que antes eram ocupados por profissionais de outras cidades. Além disso, o campus de Mossoró vem apresentando ótimos resultados nos vestibulares e no ENEM (é o primeiro colocado entre as escolas públicas do RN, superando o campus de Natal).

Ao ver o depoimento do sociólogo, me pergunto: Como é que esse senhor não fica constrangido de fazer uso de argumentos tão pobres para defender seus pontos de vista (se é que esses pontos de vista são realmente dele)?

Fazer o quê? Infelizmente, essa é a nossa "grande mídia", pobre de espírito e de ideias.

sábado, 23 de junho de 2012

A coerência de Erundina

De acordo com o portal "Último segundo", o PSB de João Pessoa (PB) aprovou na última quarta-feira (20) uma moção de aplauso à deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) por desistir da chapa do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. 

Na homenagem, os pessebistas elogiam a "atitude corajosa, firme e coerente" da deputada nascida na Paraíba, que se recusou a dividir o palanque com o PP do deputado federal Paulo Maluf (SP) e abandonou a vaga.
Para conseguir 1minuto e 35 segundos a mais na propaganda eleitoral de Fernando Haddad, Lula não teve nenhum constrangimento de visitar a casa de Maluf para selar o acordo. 

Com o tempo do PP, Haddad passaria a ter maior exposição no rádio e na tevê do que José Serra (PSDB). 


Infelizmente, o ex-presidente Lula e muitos outros militantes do PT perderam todo o constrangimento. Abriram mão da coerência mergulhando de cabeça em um vale tudo eleitoral que só objetiva o poder a qualquer preço.

Pergunta: Vale a pena eleger um candidato que, depois de eleito, terá que atender aos interesses de um político como Paulo Maluf?

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Seleção da Alemanha

Da gosto ver a seleção da Alemanha jogar.

Futebol forte, consistente e objetivo.

Ao invés de se preocupar em fazer firulas os jogadores buscam o gol a todo momento.

Com certeza, um dos favoritos a conquista da Eurocopa e da Copa do mundo do Brasil.

Tio Colorau

Lendo o blog do Tio Colorau, fui pego de surpresa pelo post do amigo Erasmo recomendando o nosso blog.


"Já o fiz, mas torno a fazê-lo. Recomendo a leitura do blog Linhas Críticas, de responsabilidade do professor Aleksandre Dantas. Com sua verve crítica, mas sempre bem arrazoada, Sandro (como todos o chamam) trata das questões do cotidiano mossoroense, sobretudo nas áreas de educação e política. Sobrinho do ex-reitor Josivan Barbosa, ele foi um dos defensores da candidatura própria do PT à prefeitura, e também aumentou a fila dos que não concordaram com a decisão de cima pra baixo tomada pelo partido de Lula."

Aproveito para agradecer ao amigo Erasmo, um dos incentivadores da criação desse espaço de discussão de ideias, pela recomendação. Espero te encontrar, em breve, para podermos tomar aquela cerva e colocar a conversa em dia.

P.S.: Com relação à candidatura própria do PT à prefeitura de Mossoró:

Como eleitor, gosto de ver uma eleição (seja para Prefeito, Governador ou Presidente) com candidatos com visões de mundo e ideologias as mais distintas possíveis, pois aprecio o bom debate de ideias.

O debate de ideias entre bons candidatos fortalece a democracia e dá ao eleitor possibilidades reais de escolha, fugindo da polarização que vem tomando conta das eleições nos últimos anos.

No Brasil, vemos uma clara polarização nas eleições presidenciais envolvendo PT e PSDB.

Em Mossoró, ocorre algo parecido envolvendo o DEM  e o PSB.

Essa polarização reduz nossas possibilidades de escolha e, em muitos casos, leva o eleitor a escolher o candidato "menos ruim".

É essa linha de pensamento que me faz defender as candidaturas próprias, não só do PT, mas do maior número possível de partidos.

Apesar de defender a candidatura própria do PT e acreditar que, como candidato do PT a Prefeito, Josivan poderia ajudar a qualificar o debate sobre as questões que envolvem o futuro da nossa cidade, contribuindo também para uma inserção mais consistente do PT na arena de disputa pelo comando do executivo municipal, preferia vê-lo de volta as suas atividades como professor e pesquisador da UFERSA.

Não tenho dúvidas de que, a sala de aula e os laboratórios são ambientes onde ele encontraria companhias mais agradáveis do que no indigesto ambiente político de Mossoró. 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

DEM e PT, parceiros na negligência com a educação

Com a entrada do campus de Mossoró do IFRN na greve dos servidores da educação federal, a cidade de Mossoró vê suas 3 principais instituições de ensino público com atividades paralisadas.

Com os servidores da UERN, UFERSA e IFRN em greve fica claro para toda a população que a falta de compromisso com a educação pública é uma característica compartilhada por partidos com ideologias distintas, como o DEM  e o PT.

Apesar da inegável importância dessas instituições de ensino para o desenvolvimento econômico e social de Mossoró e região, seus servidores continuam tendo que lutar nas ruas por uma merecida valorização que, entra governo, sai governo, nunca se torna realidade.

Será que já não é hora de nós, eleitores, procurarmos uma alternativa aos tradicionais DEM, PT e seus agregados, pelo bem da educação?

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Greve no IFRN

Na manhã desta quarta-feira (20/06) os servidores do campus de Mossoró do IFRN decidiram se integrar a greve realizada pelos servidores das Instituições Federais de Ensino.

Até o momento, o movimento grevista conta com 54 universidades e 167 campi das instituições federais de educação profissional.

Apesar da resistência à greve apresentada por uma parte dos alunos da instituição, a ampla maioria dos servidores reconheceu a importância da greve como forma de pressionar o governo federal, já que o governo se recusa a oferecer aos servidores um tratamento a altura da importância desses profissionais.

Para se ter uma ideia do desrespeito do governo federal com relação às reivindicações dos servidores, podemos citar o fato de o governo haver marcado uma reunião com os representantes das categorias para a última terça-feira (19/06) e, na última hora, avisou que a reunião não iria ocorrer porque não conseguiu elaborar uma proposta para os servidores.

Se levarmos em consideração que as negociações se arrastam há 8 meses, sem nenhuma evolução objetiva, é lamentável que, até o momento, o governo não tenha nada de concreto para apresentar. 

Com relação ao posicionamento dos alunos no que diz respeito à greve, acreditamos que muitos alunos reconheçam a importância do movimento grevista para a manutenção do ensino de qualidade oferecido pela instituição, depois de 8 meses de negociações infrutíferas com o governo federal.

Ao ouvir os servidores do campus de Mossoró do IFRN é possível perceber o desejo de que o governo apresente uma solução rápida para as reivindicações que levaram à greve, evitando maiores prejuízos para os alunos da instituição.

É lamentável que profissionais tão importantes para o futuro País tenham que paralizar suas atividades para lutar por um tratamento minimamente respeitável por parte de um governo que fez sua campanha eleitoral afirmando que iria valorizar os profissionais da educação.

domingo, 17 de junho de 2012

Protesto


A situação de Rosalba é lamentável. 

É muita rejeição para apenas um ano e meio de governo. 

Nunca tinha visto uma pessoa conquistar o poder com tantas expectativas por parte da população para depois chegar ao fundo do poço tão rápido.

Pior que a situação de Rosalba, só a situação do povo do RN, que paga uma fortuna em impostos e está abandonado por um governo incapaz de oferecer algum serviço decente à população.

Quero só ver o que a rosa vai armar para sair dessa.

sábado, 16 de junho de 2012

Frase

"As críticas feitas por Josivan foram no calor do debate político. Não guardamos mágoas.”

SANDRA ROSADO – Deputada federal

Nota do blog: Situações como as que envolveram a aliança entre PSB e PT obrigam seus protagonistas a apresentarem "pérolas" como a frase acima.

Tudo o que foi feito até agora para que essa aliança fosse construída me faz lembrar uma frase do meu sogro que, com sua imensa sabedoria, dizia: quem fala pouco erra pouco.

Se essas palavras são válidas para nós, cidadãos comuns, imagine o quanto elas seriam importantes para quem resolve fazer política no País de Mossoró. 

boas vindas

Não podia deixar de registrar a minha alegria em receber como seguidoras as irmãs Marcela e Karol. 

Sejam bem-vindas ao linhas críticas.

Cachoeiroduto

O bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, conseguiu um habeas corpus na tarde desta sexta-feira 15. Apesar da decisão do desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o contraventor deve permanecer no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília – onde está preso desde fevereiro – porque há outro mandado de prisão contra ele. 

A 5ª Vara da Justiça Estadual de Goiás indeferiu nesta sexta um pedido de revogação da prisão pela Operação Saint-Michel, sobre uma suposta tentativa do grupo do contraventor de fraudar licitações de bilhetes eletrônicos no sistema de transportes de Brasília e nas cidades do entorno.

A defesa de Cachoeira se aproveitou do habeas corpus impetrado pela defesa de José Olímpio de Queiroga Neto, um dos integrantes do grupo do bicheiro libertado na última quarta-feira 13 e pediu a extensão do benefício a Cachoeira. Tourinho Neto aceitou o pedido dizendo que “excepcionalidade da prisão [preventiva] já pode ser afastada”. “A poeira assentou”, escreveu o magistrado em sua decisão. Tourinho Neto disse que a prisão preventiva foi solicitada porque havia muitos envolvidos nos esquemas de delitos, como delegados da Polícia Federal, Polícia Civil e integrantes da Polícia Militar, além da influência do bicheiro na nomeação de pessoas para cargos públicos no governo de Goiás – entre outros crimes -, mas esse cenário mudou.

Segundo Neto, a organização criminosa de Cachoeira foi desbaratada, as máquinas de jogo apreendidas e os políticos que dele dependiam para sua eleição “não querem saber dele como se tratasse de um leproso de séculos passados”. Assim, não haveria mais motivos para manter sua prisão, até porque o contraventor, de acordo com o juiz, não poderá mais abrir casas de jogos. “Só se for daqui a alguns anos, quando os atuais fatos já tiverem sido esquecidos.” Ele ainda ressalta que os jogos ilícitos não são crime, mas uma contravenção. Além disso, prossegue, muitas setores da sociedade defenderiam a liberação de jogos de azar.

Segundo voto a favor de Cachoeira

Neto já havia votado na terça-feira 12 pela anulação das escutas telefônicas realizadas pela Polícia Federal na operação Monte Carlo, em uma ação impetrada também pela defesa de Cachoeira. O desembargador, um dos três magistrados da terceira turma do TRF1, que analisa o caso, aceitou a argumentação dos advogados do bicheiro – chefiada pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos – de que a ordem dada por um juiz da 11ª Vara da Seção Judiciária de Goiás para que a PF realizasse as escutas não poderia ter sido tomada, pois seriam necessários outros indícios de autoria dos crimes além dos expostos no pedido.

O processo parou por conta de um pedido de vista do também desembargador Cândido Ribeiro e não tem prazo para ser retomado, mas se Ribeiro ou o juiz federal Marcos Augusto de Sousa, que completa a terceira turma do TRF1, acompanharem o voto de Tourinho, a interceptação telefônica contra Cachoeira será declarada nula e as provas dela derivadas, ilegais. A decisão, se confirmada, significará o enfraquecimento de toda a acusação que pesa contra ele. Uma vez consideradas ilegais, as escutas serão retiradas dos autos.

Fonte: Carta capital

Nota do blog: Em um País recheado de patifes, nada mais comum do que um legislativo mal intencionado e um judiciário inútil.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

hall da fama da corrupção

O Banco Mundial acaba de lançar uma espécie de hall da fama da corrupção. O banco de dados batizado de The Grand Corruption Cases reúne 150 casos internacionais em que se comprovou a movimentação bancária de um valor igual ou superior a 1 milhão de dólares. Segundo o banco, a corrupção movimenta 40 bilhões de dólares por ano no planeta.
Na lista figuram alguns brasileiros ilustres, entre eles o banqueiro Daniel Dantas, o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira e o ex-prefeito Paulo Maluf.
Dantas é citado por causa do bloqueio de 46 milhões de dólares em contas do Opportunity no Reino Unido e da condenação em primeira instância a dez anos de prisão pelo suborno de um delegado da Polícia Federal. O banqueiro tentava impedir a realização da Operação Satiagraha. O Superior Tribunal de Justiça anulou a sentença proferida pelo juiz Fausto De Sanctis, mas o Ministério Público Federal recorreu ao Supremo.
Maluf é mencionado duas vezes. Uma por ter sido acusado pela Promotoria de Nova York de ter movimentado de forma ilegal 140 milhões de dólares no Banco Safra entre 1993 e 1996. A outra por desviar dinheiro para uma conta nas Ilhas Jersey, no Reino Unido. Maluf e o filho Flávio tiveram 26 milhões de dólares bloqueados no paraíso fiscal britânico.
Edemar foi condenado em 2006 pela Justiça brasileira a 21 anos de prisão por crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. Entre seus bens apreendidos estavam obras de arte avaliadas entre 20 milhões e 30 milhões de dólares.
Outro caso citado no hall da corrupção é o do propinoduto, um esquema de desvio de dinheiro no governo do Rio de Janeiro revelado em 2003. Liderado pelo funcionário público Rodrigo Silveirinha Corrêa, um grupo de servidores da Administração Tributária fluminense desviou 45 milhões de dólares e os enviou para a Suíça. O Brasil conseguiu repatriar até agora 30 milhões.
A quem interessar possa: Dantas, Maluf e Edemar estão livres, leves e soltos.

 Fonte: Carta Capital

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Greve dos professores das instituições federais: MPOG retoma GT de carreira amanhã, dia 12

A coordenadora Geral de Negociação e Relações Sindicais do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), Edina Maria Rocha Lima, convocou as entidades representativas das Universidades e Institutos federais para reunião a ser realizada às 17h de amanhã, dia 12, no Ministério do Planejamento. O PROIFES-federação estará presente para avaliar o que dirá o governo sobre o processo de negociação.

A retomada do Grupo de Trabalho (GT) que trata da reestruturação da carreira docente federal  foi antecipada ao PROIFES pelo Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, em audiência realizada no último dia 05 de junho. Na ocasião, o  Ministro disse que o MEC está de pleno acordo com o alinhamento entre a carreira docente e a da Ciência e Tecnologia e que irá trabalhar nesse sentido junto ao MPOG. Também se mostrou favorável à progressão dos docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) de D1 para D3, enquanto não for feita a regulamentação da matéria e concordou com a revisão da forma de cálculo da insalubridade e periculosidade, embora esta seja uma posição que depende de debate interno no governo e no Congresso Nacional.

Nota do blog: muitos professores do campus de Mossoró do IFRN estão torcendo por um desfecho favorável nas negociações, o que evitaria uma futura greve, com prejuízos para todos os que fazem a instituição.

domingo, 10 de junho de 2012

Aumento da oferta eleva número de vagas em medicina em 15%

O aumento da oferta de vagas em cursos de medicina no país foi o assunto desta quarta-feira, 6, no programa de rádio Hora da Educação, gravado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Serão abertas 2.415 vagas em cursos já existentes e em outros a serem criados, tanto na rede pública federal de educação superior quanto em instituições particulares. “Estamos prevendo que nos próximos dois anos todas essas vagas já estejam sendo ofertadas”, disse o ministro. “Essa é a nossa meta.”

Essa expansão significa aumento de 15% no número de vagas. Este ano, será ofertada pelo menos a metade das 800 vagas criadas em instituições particulares de ensino. Nas universidades federais, cerca de 30% das 1.615 vagas abertas devem ser oferecidas ainda este ano. A expansão na rede pública concentra-se principalmente no Nordeste, onde há carência de cursos e de médicos. Quase a metade das vagas em cursos novos será aberta na região.

A contratação de professores será realizada por meio de concurso público. “Estimamos a necessidade de 1.618 novos docentes para essa expansão na rede pública”, disse Mercadante. Segundo ele, a expansão é necessária porque o Brasil está abaixo da média mundial na quantidade de médicos. Essa relação, no Brasil, é de 1,8 médicos para cada mil habitantes — precisaria chegar a 2,5 em 2020. Em Portugal, esse patamar é de 3,9; na Alemanha, 3,6; na Argentina, 3,1; no Uruguai, 3,7.

“Mesmo com a expansão, não atingiremos essa meta”, admitiu o ministro. “Ficamos muitas décadas sem abrir vagas em medicina.” 

Fonte: MEC
 
Nota do blog: esse aumento no número de vagas ainda é insignificante diante da necessidade do povo brasileiro, especialmente da população que vive em cidades pequenas no interior do país.

O governo federal deveria, no mínimo, dobrar o número de vagas nos cursos de medicina, combatendo o lobby do conselho federal de medicina e tornando essa profissão acessível aos setores mais pobres da população, já que a possibilidade de ter um médico entre seus parentes é um sonho distante para a imensa maioria das famílias pobres desse país.

Enquanto isso, alguns médicos se comportam como "deuses", colocando-se acima do bem e do mal e prestando um péssimo serviço à população.

sábado, 9 de junho de 2012

Seleção brasileira

Mesmo perdendo por 4 a 3 para a Argentina, foi possível perceber que, com um bom planejamento, essa seleção tem futuro.

Com a entrada de Ganso, Tiago Silva e Daniel Alves acredito que a seleção brasileira pode se tornar batante competitiva.

Mesmo sem esses jogadores o time jogou bem. Infelizmente, do outro lado estava Messi.

Com 3 gols o gênio argentino fez a diferença e acabou com as pretenções da seleção brasileira.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Atualizando: Greve dos professores das universidades

A greve dos professores das universidades federais já completou mais de 20 dias com adesão de profissionais de 51 instituições. Mas ainda não há previsão para o fim da paralisação, já que, desde que a greve foi decretada, não houve nenhuma reunião de negociação entre a categoria e o Ministério do Planejamento. 

Na terça-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reuniu-se com o comando de greve e informou que uma nova reunião será feita na próxima semana, mas o encontro ainda não foi marcado, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Após a Marcha Unificada dos Servidores Públicos que reuniu diversas categorias em Brasília no início da semana, membros dos sindicatos se encontram com o secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Valter Silva. Mas, segundo Aloisio Porto, do Comando de Greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (  Andes), não foi feita nenhuma nova proposta. "O MEC chamou a gente para conversar, mas por causa da pressão. Eles ainda não têm uma proposta concreta", disse o líder sindical.


Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Greve dos professores das universidades e Institutos federais

A greve das instituições federais de ensino já atinge 46 universidades federais e mais dois institutos de ensino tecnológico, segundo levantamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).


A principal reivindicação dos docentes é a revisão do plano de carreiras. O sindicato defende que o atual modelo não permite uma evolução satisfatória do professor ao longo da profissão. A greve já dura mais de 15 dias.

No ano passado, o governo fechou um acordo com a categoria. Ele previa a revisão do plano de carreiras para 2013, além de um aumento de 4%, a partir de março, e a incorporação de gratificações. Os dois últimos pontos já foram concedidos, mas o novo plano continua pendente.


Na última semana, o comando de greve tinha uma reunião de negociação marcada no Ministério
do Planejamento, mas o encontro foi adiado pelo próprio governo. O sindicato diz que não recebeu nenhuma justificativa para o cancelamento da reunião. O ministério informou, por meio da assessoria de imprensa, que o encontro foi apenas adiado por razões de "agenda" e será remarcado.


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um apelo para que os professores retomem suas atividades e justificou o atraso nas negociações por causa da morte, em janeiro, do secretário executivo do Ministério do Planejamento, Duvanier Costa, que era responsável pela negociação salarial de todo o serviço
público federal.

  Fonte: Agência Brasil

Nota do blog: o governo não tem o mínimo respeito com os servidores. 

Marca reuniões e depois não recebe os servidores;

Não avança nas negociações para a reestruturação do plano de carreira;

Modificou os critérios para pagamento de insalubridade e periculosidade, que antes eram obtidos a partir de um percentual do salário e agora se tornaram valores fixos;

Infelizmente, desde o governo FHC, passando por Lula e agora Dilma, o pouco que os servidores dos Institutos Federais conseguiram, desde 1995, foi fruto de greves.

Por falar nisso, na próxima semana os servidores do campus de Mossoró do IFRN decidem se entram ou não em greve.

sábado, 2 de junho de 2012

Carga tributária: o assalto promovido pelo poder público

Na última segunda, 28, o Impostômetro, que mede o recolhimento de impostos municipais, estaduais e federais, bateu recorde e chegou a marca de R$ 600 bilhões, somente neste ano.

Graças a essa quantidade absurda de impostos, grande parte dos produtos que consumimos no Brasil têm o seu preço inflado. Compilamos aqui, com dados fornecidos pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), os 20 produtos que possuem as maiores cargas tributárias no Brasil.

Na primeira posição ficou a bebiba alcóolica brasileira, com 81.87%;
Em segundo lugar ficou o casaco de pele de vison, com 81.86%. Cerca de 70 visons são usados na produção de um único casaco;
A bebida tradicional da Rússia ficou com a terceira posição, com 81.52%;
Os cigarros ficaram na quarta posição da lista, com 80.42%;
Os perfumes vindos de fora do país ficaram na quinta posição da lista, com 78.43%;
A Caipirinha, uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente, ficou na sexta posição, com 76.66%;
Jogos feitos para vídeo games entraram na sétima posição da lista, com 72.18%;
O PlayStation 3, vídeo game mais caro da última geração de consoles, está na oitava posição da lista, com 72.18%;
O revólver ficou na nona posição da lista, com 71.58%;
Os perfumes produzidos aqui no Brasil ficaram na décima posição da lista, com 69.13%;
As motocicletas com cilindrada acima de 250 estão em décimo-primeiro na lista, com 64.65%;
O tradicional chope, apreciado em muitos bares pelo país, ficou na décima-segunda posição da lista, com 62.20%;
A mesa usada para praticar sinuca ficou na décima-terceira posição, com 62.05%;
Os charutos e cigarrilhas ficaram na décima-quarta posição da lista, com 61.94%;
Os charutos e cigarrilhas ficaram na décima-quarta posição da lista, com 61.94%;
O isqueiro descartável ficou na décima-quinta posição na lista, com 61.87%;
O vermute, bebida à base de vinho que tem como erva principal o absinto, ficou na décima-sexta posição, com 61.85%;
Os fogos de artifício ficaram na décima-sétima posição da lista, com 61.56%;
O quentão, bebida quente tradicionalmente servida durante as quermesses e festas juninas pelo Brasil, ficou na décima-oitava posição da lista, com 61.56%;
O uísque, bebida alcoólica destilada de grãos, envelhecida em barris, ficou na décima-nona posição, com 61.22%;
O cachimbo, utilizado para fumar, em geral, tabaco, ficou na vigésima posição da listal, com 60.89%.

Fonte: msn dinheiro
 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Operação Vulcano

Combustíveis a preços exorbitantes.

Preços semelhantes ou com variação mínima entre os vários postos de combustíveis da cidade.

Nenhum interesse de um único dono de posto em reduzir os valores cobrados e aumentar sua lucratividade através da ampliação das vendas.

É evidente que tem alguma coisa errada nesse cenário que tanto prejudica o consumidor mossoroense.

Como sempre, políticos e empresários juntos com o objetivo de se dar bem às custas do pobre eleitor (consumidor).
Diante de tanta polêmica, alguém lembrou de perguntar a prefeita Fafá Rosado quais eram as suas intenções quando enviou à Câmara de vereadores o projeto que modificava os critérios para a implantação de novos postos de combustíveis em Mossoró, dificultando a implantação de novos postos e prejudicando a livre concorrência na venda de combustíveis em nossa cidade?