Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

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Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MPF do Ceará irá pedir anulação do ENEM 2011

O Ministério Público Federal no Ceará vai recomendar ao MEC que anule o Enem 2011 em todo o País após a revelação de um suposto simulado do Colégio Christus, de Fortaleza, com questões idênticas às do exame, aplicado no fim de semana.

O procurador da República Oscar Costa Filho soube do caso por meio de estudantes cearenses, que procuraram o MPF para denunciar o suposto vazamento da prova.

'É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, o que significa o direito de candidatos que se sentirem prejudicados recorrer', diz Costa Filho. Para ele, houve vazamento de provas do exame.

O MEC já acionou a Polícia Federal para apurar o caso e, por isso, o procurador não vê a necessidade de recorrer à Justiça. Mas Costa Filho diz que há provas constituídas para determinar a irregularidade que, segundo ele, não é mais pontual e atinge todos os candidatos inscritos no País.

O Colégio Christus informou que vai soltar nota à imprensa nesta quarta-feira. Pelo Twitter, afirmou: 'Não houve qualquer ato deliberado por parte da escola no sentido que estão dizendo'. No Facebook, postou ontem à noite a seguinte mensagem: '[u]ma Instituição de Ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para estilo ENEM poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do ENEM e em outros vestibulares. O Colégio Christus, há vários anos, tem registrado altos índices de acertos em questões de vestibulares, o que é de conhecimento de todos'.

Para Costa Filho, houve quebra de igualdade na disputa. Ele ressalta o fato de as questões serem idênticas. 'São indícios de que houve, sim, vazamento.' Segundo o procurador, o episódio comprova o que havia afirmado ao Estado em entrevista na sexta-feira, véspera da aplicação do exame. 'O Enem é um estelionato intelectual', disse.

Refazendo o teste

O Ministério da Educação acionou a Polícia Federal para investigar a suspeita. O MEC fez uma investigação e garantiu que não houve vazamento da prova. Com isso, a hipótese é de que o colégio tenha tido acesso a questões do pré-teste.

No limite, dependendo dos resultados da PF, 639 alunos do Christus que prestaram o Enem podem ter a prova cancelada e serão obrigados a fazer novo exame nos dias 28 e 29 de novembro, quando o Enem é aplicado a presidiários e internos de unidades socioeducativas. Ainda segundo o MEC, o diretor da escola corre risco de prisão.

Todas as questões do Enem são testadas previamente em um grupo reduzido de estudantes, para determinar o grau de dificuldade. O pré-teste foi aplicado no ano passado em diferentes Estados, inclusive no Ceará.

O MEC monitora desde sábado o tráfego nas redes sociais e notou que havia atividade acima do normal em Fortaleza. Para o ministério, das 14 questões divulgadas no Facebook, 9 são idênticas às do Enem, 1 é 'similar', e as outras 4 não se parecem com às da prova.

O procurador Oscar Costa Filho, do MPF no Ceará, já tem em mãos uma cópia do simulado do Colégio Christus, e pretende pedir esclarecimentos ao MEC.


Fonte: Estadão

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fim da greve no IFRN

Depois de dois meses em greve, os servidores do campus de Mossoró do IFRN decidiram suspender a paralização das atividades.

Na assmbleia desta terça-feira (25/10), ficou decidido que as atividades serão retomadas a partir de segunda-feira (31/10).

Além das atividades normais de sala de aula,a partir desse dia serão realizadas reuniões com alunos e pais de alunos, para que seja apresentado o calendário de reposição dos dias em que as atividades ficaram paralizadas.

Desta vez o governo saiu vitorioso do embate com os servidores, se é possível considerar uma vitória tratar os profissionais da educação com um desprezo e uma indiferença não vistos nem mesmo no governo FHC, tão odiado pelos servidores públicos da educação federal.

Essa atitude do governo Dilma só mostra que, quando se trata de valorizar os profissionais da educação, ainda está para nascer um governo bom. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A rodada do Vasco

Único time na disputa pelo título a vencer neste fim de semana, o Vasco assume a liderança do campeonato.

Apesar de não ter vencido, o Corinthians conseguiu um bom empate diante do Internacional no Beira rio.

Fluminense e Botafogo foram derrotados para times que estavam na zona do rebaixamento.

São Paulo empatou em casa com o Coritiba e se afastou da disputa do título.

O Flamengo, com um arremedo de time, ficou no empate com o Santos e perdeu a chance de se aproximar dos líderes.

com 57 pontos o Vasco lidera sozinho, seguido de perto pelo Corinthians, com 55 pontos.

Botafogo e Flamengo estão logo abaixo com 52 pontos.

Quem quiser conquistar esse título não pode titubear nessa reta final, pois faltam apenas sete rodadas para o fim do campeonato.

sábado, 22 de outubro de 2011

Fim da greve dos Institutos federais?

A 106ª plena do Sinasefe Nacional, ocorrida em Brasília neste sábado (22/10), deliberou pela suspensão (não o término) da greve dos Institutos Federais de Educação Profissional.

A orientação é que ocorra a suspensão da greve, já que, em havendo encerramento da greve os servidores devem aguardar um determinado tempo para realizar outra, ao passo que a suspensão dá o direito de retornar à greve quando os servidores acharem que devem.

Como já havia comentado anteriormente, o enfraquecimento do movimento a nível nacional (várias instituições estavam voltando às suas atividades) e as ameças de corte de ponto por parte do governo federal fizeram com que os servidores dos IFs optassem pelo retorno às atividades.

É importante ressaltar que cada campus deverá decidir se segue a orientação da plena ou se continua em greve. No caso do campus de Mossoró, ocorrerá uma reunião nesta terça-feira onde se decidirá pela manutenção ou não da greve.

Em todo caso, acredito que o campus de Mossoró decidirá pelo fim do movimento grevista e retomará suas atividades ainda essa semana.

Infelizmente, a truculência e a falta de respeito pelo ensino de qualidade venceram a disputa contra os servidores da educação federal. No fim, quem perde com isso não são apenas os servidores dos IFs, mas toda a população brasileira, que vê um exemplo de ensino de qualidade ser tratado com desprezo e indiferença.

Na verdade, esse tipo de postura não me espanta, pois essa é a verdadeira face dos dirigentes brasileiros. Preferem fazer festas e distribuir migalhas a investir na educação do seu povo.  

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Aos meus amigos

Amigos,

O texto não é meu, mas bem que gostaria de tê-lo escrito... um grande abraço em todos.

Dei pra me emocionar cada vez que falo dos amigos. 

Deve ser a idade, dizem que a gente fica mais sentimental. 

Mas é fato: quando penso no que tenho de mais valioso, os amigos aparecem em pé de igualdade com o resto da família. 

E quando ouço pessoas dizendo que amigo, mas amigo meeeesmo, a gente só tem dois ou três, empino o peito e fico até meio besta de tanto orgulho: eu tenho muito mais do que dois ou três. São uma cambada. 

Não é privilégio meu, qualquer pessoa poderia ter tantos assim, mas quem se dedica? 

Fulano é meu amigo, Sicrana é minha amiga. É nada. São conhecidos. Gente que cumprimentamos na rua, falamos rapidamente numa festa, de repente sabemos até de uma fofoca sobre eles, mas amigos? Nem perto. Alguns até chegaram a ser, mas não são mais por absoluta falta de cuidado de ambas as partes. 

Amizade não é só empatia, é cultivo. Exige tempo, disposição. E o mais importante: o carinho não precisa - nem deve - vir acompanhado de um motivo. 

As pessoas se falam basicamente nos aniversários, no Natal ou para pedir um favor - tem que haver alguma razão prática ou festiva para fazer contato. 

Pois para saber a diferença entre um amigo ocasional e um amigo de verdade, basta tirar a razão de cena. Você não precisa de uma razão. Basta sentir a falta da pessoa. E, estando juntos, tratarem-se bem. 

Difícil exemplificar o que é tratar bem. Se são amigos mesmo, não precisam nem falar, podem caminhar lado a lado em silêncio. Não é preciso trocar elogios constantes, podem até pegar no pé um do outro, delicadamente. Não é preciso manifestações constantes de carinho, podem dizer verdades duras, às vezes elas são necessárias. Mas há sempre algo sublime no ar entre dois amigos de verdade. 

Talvez respeito seja a palavra. Afeto, certamente. Cumplicidade? Mais do que cumplicidade. Sintonia?Acho que é amor. Só mesmo amando para você confiar a ele o seu próprio inferno. E para não invejarem as vitórias um do outro. 

Por amor, você empresta suas coisas, dá o seu tempo, é honesto nas suas respostas, cuida para não ofender, abraça causas que não são suas, entra numas roubadas, compreende alguns sumiços - mas liga quando o sumiço é exagerado. 

Tudo isso é amizade com trato. Se amigos assim entraram na sua vida, não deixe que sumam. Porém, a maioria das pessoas não só deixa como contribui para que os amigos evaporem. Ignora os mecanismos de manutenção. Acha que amizade é algo que vem pronto e que é da sua natureza ser constante, sem precisar que a gente dê uma mãozinha. E aí um dia abrimos a mãozinha e não conseguimos contar nos dedos nem dois amigos pra valer. 

E ainda argumentamos que a solidão é um sintoma destes dias de hoje, tão emergenciais, tão individualistas. Nada disso. A solidão é apenas um sintoma do nosso descaso.
Texto de Marta Medeiros.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Equipes do IFRN são medalhistas na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Sete equipes dos campi de Caicó, Currais Novos, Mossoró e Natal foram medalhistas na final da 3ª Edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) que aconteceu durante os dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no estado de São Paulo.

As alunas Georgiana Leandro, Fátima de Menezes e Hellen Cristinado da equipe Infrenes ganharam a medalha de ouro representando o Campus Mossóro. Conquistaram a medalha de prata os alunos Caio, José e Kleyson (equipe InfoPotiguares) do Campus Natal-Central, as alunas Luana Freitas, Raabi Inarair e Mariana Nunes (equipe Equipadas) e Lissa Caroline, Laísa Stephane e Giovana Meireles (equipe Ecos da Resistência) do Campus Mossoró. As equipes medalhistas de bronze foram Os Legionários, formada pelos alunos Vinícius José, Lucas Castro e Benedito Ferreira Neto, do Campus Mossoró e Fênix de Fogo do Campus Caicó composta pelas alunas Anna Gabriela, Estéfany Louise e Tailma.

Os professores Francisco das Chagas Souza e Gerardo Júnior orientaram as equipes do Campus Mossoró. O professor Francisco Carlos Oliveira de Sousa orientou a equipe do Campus Natal-Central e a professora Sandra Maria orientou a equipe do Campus Caicó. Já a equipe do Campus Currais Novo foi orientada pela professora Joyce.

A ONHB foi composta por 5 fases eliminatórias, disputadas de maneira online abordando os diversos tópicos da história brasileira e contou com a inscrição de aproximadamente 22 mil equipes. A fase final, realizada de forma presencial entre os dias 15 e 16 de outubro, contou com a participação de 300 equipes de diversas localidades do Brasil e foi composta de avaliação discursiva, tendo como referência a obra "Sobrados e Mucambos" de Gilberto Freyre.

Ao final do evento, 75 equipes foram premiadas com medalhas: as 15 primeiras colocadas recebiam medalha de ouro; do 16º ao 40º lugar, medalha de prata e do 41º ao 75º posto, medalha de bronze.

Fonte: http://portal.ifrn.edu.br/
Nota do blog: parabéns para os alunos e professores do IFRN por mais essa conquista. 

A conquista de medalhas nas diversas olimpíadas já está virando rotina nessa instituição, evidenciando que, mesmo diante de um cenário de desvalorização salarial e de repressão de suas reivindicações, os professores do IFRN continuam mostando que é possível oferecer ensino de qualidade para a população.

Pena que a presidente Dilma não valoriza isso.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A relação "cordial" entre o "governo dos trabalhadores" e os servidores dos Institutos Federais

Vejam a orientação do governo da presidente Dilma para os dirigentes dos Institutos Federais sobre como proceder com relação aos servidores em greve.


Ofício circular 127/SETEC/MEC


assunto: Orienta adoção de providências na folha de pagamento para efetuar corte de ponto nos campus dos Institutos federais paralisados, conforme ofício encaminhado pela SRH/MP ao Ministério da Educação.

Senhor (a) dirigente

1) Em decorrência do movimento de paralização de atividades dos servidores dos Institutos Federais, CEFETs e Colégio Pedro II, orientamos pela adoção de providências na folha de pagamento para efetuar corte de ponto referente aos dias parados na rubrica específica, nos campus e unidades com suas atividades ainda paralisadas.
2) Que seja repassada a Secretaria de Recursos Humanos/MP, órgão central de recursos humanos, informações sobre a extensão das paralisações, em especial o nome e matrícula dos aderentes, sinalando inclusive, os aderentes que estão cumprindo estágio probatório, bem como, detalhamento dos prejuízos atuais e iminentes aos serviços prestados pelo órgão.

Corte de ponto e ameaça aos servidores em estágio probatório, sem que ao menos a greve tenha sido julgada pelo poder judiciário.

Será que ainda precisamos de mais alguma prova de que as raízes democráticas do governo do PT foram completamente esquecidas?

Lembro que, depois de passarmos mais de 80 dias em paralização, ainda no governo do presidente Lula, já era possível perceber que o PT não daria aos trabalhadores da educação federal um tratamento a altura dos serviços prestados à sociedade.

Apesar disso, muitos servidores se iludiram com um plano de cargos, carreira e salários, implantado em suaves parcelas, cuja última parcela foi implantada no ano de 2010 (por coincidência, ano de eleição presidencial).

Foi o suficiente para que muitos servidores esquecessem o tratamento que nos foi dado durante a greve.

Lembro de ver alguns servidores do IFRN-campus de Mossoró abordando as pessoas que chegavam em seus carros para colocar adesivos da então candidata Dilma.

Alguns diziam: ou Dilma ou o inferno, numa clara fererência ao governo do PSDB.

Infelizmente, muitos servidores da rede federal de educação profissional não perceberam que era necessário construir uma alternativa ao PT e que essa alternativa não precisava ser o PSDB.

O PT perdeu o seu caráter revolucionário. Tornou-se um partido da ordem estabelecida e parece já ter esgotado todas as suas possibilidades enquanto governo progressista e representante dos setores oprimidos da sociedade.

A orientação de corte de ponto dos servidores da educação profissional, além de uma clara afronta ao estado democrático de direito, é mais uma prova de que o PT não está interessado em valorizar esses profissionais que, com dedicação e respeito aos alunos, oferecem uma educação de referência para qualquer país desenvolvido.

Diante da orientação do governo federal, deixo apenas uma pergunta:

Os dirigentes dos campus dos IFs irão atuar como Judas e repassar os nomes dos servidores em greve, esquecendo que os grevistas também estão lutando por eles, ou esses dirigentes se lembrarão que também são servidores e que estão apenas ocupando momentaneamente cargos de chefia, ficando assim ao lado dos grevistas?


Muito em breve teremos uma resposta.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Greve dos Institutos federais

Os últimos números levantados, apontam que, das 228 instituições que haviam entrado em greve, restam 140, e 17 outros If´s estavam com previsão de retorno às aulas no dia 17/10/11. 

Ocorreu no dia 14/10/11, sexta-feira, em Natal, assembléia daquela seção sindical, na qual estiveram presentes, representantes da seção sindical de Mossoró. Após diversos discursos, foi posta em votação a deliberação sobre a permanência ou não na greve, a qual, por maioria de 90 a 68 votos, decidiu-se pela continuidade da paralisação.

Acredita-se que a plena do dia 22, seja decisiva para o movimento, ao passo que a seção de Mossoró, que havia previsto uma nova assembléia para essa próxima quarta-feira, adiou-a em função, também, do ato em Fortaleza, e deve remarcar nova data, para terça ou quarta, da próxima semana (essa decisão ocorrerá no dia de hoje, durante reunião do comando de greve).

Infelizmente, a greve dos servidores federais da educação profissional se encaminha para um fim melancólico, carcterizado por poucas e incertas conquistas e pela total indiferença por parte do governo da presidente Dilma.

Diante da forma como o governo Dilma vem tratando os profissionais dos Institutos Federais (que prestam um serviço de referência em todo o país), é possível imaginar o valor que esse governo dá à educação de qualidade.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RN na mídia: violência contra a mulher

Só assim para o RN aparecer nacionalmente.

Foi destaque no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, a notícia de que um rapaz quebrou o braço de uma garota porque ela se recusou a beijá-lo em uma festa na cidade do Natal.

A estudante de direito Rhanna Diógenes, de 19 anos, estava na casa noturna com amigos e teve o braço quebrado em dois lugares depois de se recusar a dar um beijo no agressor. Ela precisou colocar 16 pinos e quatro placas de titânio no braço. "Espero poder dar o significado a cada uma", disse Rhanna em seu perfil no Facebook, se referindo às placas. 

Não sei o que é mais ridículo: o sujeito quebrar o braço  da estudante porque ela se recusou a beijá-lo, ou o argumento do advogado desse sujeito afirmar que o seu cliente estava apenas tentando retirar a mão da garota da gola da sua camisa.

O correto seria esse sujeito receber uma pena exemplar pelo seu ato covarde, mas, como estamos no Brasil, provavelmente ele irá distribuir algumas cestas básicas e ficará livre para agredir outras mulheres.

domingo, 16 de outubro de 2011

Brasileirão: resumo da trigésima rodada

Depois de vencer o Ceará por 1 a 0, a torcida do Flamengo ficou na expectativa de que ocorressem tropeços dos seus adversários diretos na luta pelo título.

Porém, somente o São Paulo tropeçou nessa rodada e perdeu por 3 a 0 para o Atlético-GO.

O esforçado Corinthians venceu o desorganizado Cruzeiro por 1 a 0 e deu um passo importante na busca pelo título, já que, depois de enfrentar o Internacional na próxima rodada, irá enfrentar times teoricamente mais fracos na sequência do campeonato.

Na cola do Corinthians, o bom time do Vasco não teve piedade do fraco Atlético-MG, vencendo por 2 a 0.

O Fluminense do iluminado Fred, mesmo jogando fora de casa, passou pelo limitado time do Palmeiras que, mesmo com a ajuda do árbitro, não conseguiu segurar o Fluminense. No final, Fluminense 2 a 1 e Palmeiras em crise.

O Botafogo fez o que todos esperavam e vençeu o fraco Atlético-PR por 2 a 0. Com um meio campo de dar inveja, o Botafogo pode assumir a liderança nesta quarta-feira, quando disputa um jogo atrasado com o Santos na Vila Belmiro. O Botafogo depende apenas de suas próprias forças para ser campeão, basta vencer os seus jogos.

O Internacional também fez seu dever de casa e vençeu o fraco Avaí por 4 a 2.

Pontuação

1) corinthians - 54 pontos.
2) Vasco - 54 pontos.
3) Botafogo - 52 pontos.
4) Flamengo - 51 pontos.
5) Fluminense - 50 pontos.
6) São Paulo - 48 pontos.
7) Internacional - 47 pontos.

Nesse "campeonato carioca", onde o Corinthians está de penetra, parece não haver dúvidas de que o título vai para um desses sete clubes.

Merecem destaque ainda, as ótimas campanhas do Figueirense e do Atlético-GO, que vêm surpreendendo muitos times considerados grandes.

sábado, 15 de outubro de 2011

Inportância do professor

Um professor afeta a eternidade; É impossível dizer até onde vai sua influência.

Henry Adams.

Abençoada seja a paixão de ensinar

  "Conte-me e eu vou esquecer. Mostrou-me e eu vou te lembrar. Envolva-me e eu vou entender". (Confúcio)

Vivemos tempos em que é permitido pisotear flores, ignorar pérolas, subjugar pessoas e a mãe natureza. Mas, em especial, também é um tempo em que é permitido menosprezar àquelas e àqueles que, heroicamente, tecem histórias suas, e de outros, construindo o mundo da vida e da sabedoria. Estes são tempos em que aqueles que cuidam, não são cuidados. Aqueles que educam, não são valorizados. Aqueles que amam, sofrem com o deboche e o desprezo daqueles que não acreditam mais no amor.

A vida daqueles que denominamos mestres, educadores, professores, infelizmente, também é triste e desmotivada. Sim, logo aqueles e aquelas dos quais a sociedade ainda espera muito (saber, sabor e sabedoria). Pouco valorizados e feridos em sua dignidade, estes resistem bravamente. Os educadores e educadoras, como os demais humanos, são movidos por suas utopias e paixões. Mas a realidade cotidiana é sempre dura, reveladora e cheia de contradições. A escola tornou-se um lugar de onde se espera muitas soluções; muitas delas estão muito além das demandas de ensino-aprendizagem e das competências a partir das quais a mesma se organiza.
 

Os professores não deveriam, mas já se acostumaram. Acostumaram a ganhar baixos salários. Acostumaram a ter de trabalhar 60 horas semanais para garantir mais dignidade à sua família. Acostumaram a aceitar todo o tipo de pressão que a sociedade e os governos exercem sobre seu ofício e sobre a escola. E agora, pasmem, alguns já estão se acostumando com a desesperança, que pode ser lida na expressão de seus rostos e de seus olhares. Uma constatação triste, pois sempre foram e são vistos pelos adolescentes e jovens como um alento da esperança.

Nossos professores e nossas professoras estão doentes e estressados. Cuidaram, encaminharam e salvaram vidas alheias, mas não dedicaram o devido tempo para cuidar de sua própria vida. Como contemporiza a escritora Marina Colasanti, “eu sei que a gente se acostuma, mas não devia. A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto. E a lutar para ganhar o dinheiro com que paga. E a ganhar menos do que precisa. A gente se acostuma para poupar a vida, que aos poucos se gasta, e que, de tanto acostumar, se perde de si mesma”.

Apesar de já terem se acostumado com tantas coisas, a maioria mantém firme sua missão de semear esperanças. Converse com algum deles e você verá como resistem para não virarem números ou meras figuras decorativas. Muitos deles já pensaram em desistir, mas não conseguiram. “Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça” (Geraldo Estáquio de Souza). Ainda que tomados por uma imensa paixão de ensinar e por uma coragem que nem sempre sabem de onde vem, desejam compreensão e apoio para dar conta de grande missão de educar para a vida, para a cidadania, para o conhecimento.

Abençoados sejam!

Nei Alberto Pies
Professor e ativista de direitos humanos

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES

O ano é 2.020 D.C. - ou seja, daqui a nove anos - e uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:      
  – 
Vovô, por que o mundo está acabando?
  
 
A calma da pergunta revela a inocência da alma infante. E no mesmo tom vem a resposta:
  
 
  – 
Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.
  
 
  – 
Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?
  
 
O velho responde, então, que professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.
  
 
  – 
Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?
  
 
  – 
Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos.
  
 
  – 
E como foi que eles desapareceram, vovô?
  
 
  – 
Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa.
  
 
Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos. Estes foram ensinados a dizer “eu estou pagando e você tem que me ensinar”, ou “para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você” ou ainda “meu pai me dá mais de mesada do que você ganha”. Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo “gerenciar a relação com o aluno”. Os professores eram vítimas da violência – física, verbal e moral – que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo.
  
 
Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. “Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular”, diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular. Lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de ideias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas. Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério.
  
 
E
m seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas “bem sucedidas” eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, artistas de novelas da televisão – enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.

O texto acima circula na Internet desde 2009. Mas, como ele se mantém atualíssimo, achei interessante publicá-lo.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Marcha contra a corrupção

Neste feriado ocorreu a segunda marcha contra a corrupção em várias capitais do país.

Torço para que estejamos testemunhando o inicio de um movimento consistente contra a corrupção no Brasil.

A corrupção funciona como um câncer que corrói o país, incapacitanto o estado brasileiro de oferecer serviços eficientes apesar dos fartos recursos arrecadados através de impostos.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Greve dos Institutos federais

A greve dos Servidores dos Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia se aproxima de dois meses de duração.

O campus de Mossoró do IFRN completa hoje 50 dias de greve.

Durante todo esse tempo o governo federal não tem dado sinais de que pretende estabecer um diálogo com os grevistas. Ao contrário, a recomendação da Presidente Dilma é que deve haver um endurecimento com relação a greves.

O que significa esse endurecimento ainda não está claro. Corte de ponto? Desconto nos salários? Só o tempo dirá.

O certo é que alunos, professores e servidores estão apreensivos com o futuro do movimento grevista, diante da indiferença com que o governo Dilma trata os profissionais dos Institutos Federais.

Os IFs estão entre as poucas instituições públicas que oferecem ensino de qualidade para a população, além de formar mão de obra qualificada para um mercado tão carente de profissionais.

O trabalho de referência desenvolvido pela muitos servidores desses IFs não tem sido valorizado pelo governo Dilma, que tem se mostrado incapaz de cumprir a promessa de valorizar a educação profissional e seus profissionais.

Pelo visto, os IFs serviram apenas como instrumento para a campanha eleitoral da Presidente Dilma, que não cansava de se vangloriar da expansão da rede promovida pelo governo Lula.

A Presidente esqueçe que não se faz educação com prédios vazios. 

Não existe educação de qualidade sem profissionais valorizados e motivados.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Crimes no trânsito e impunidade: mais uma vergonha nacional

Em 9 de julho, Marcelo Malvio de Lima, 36, engenheiro, dirigia seu Porsche a 150 quilômetros por hora, em São Paulo, quando chocou-se contra o Hyundai Tucson de Carolina Santos, 28. Ela morreu. Ele estava alcoolizado, disseram testemunhas.

No último sábado, 17 de setembro, Marcos Alexandre Martins, 33, auxiliar de bibliotecário, dirigia seu Golf a 100 quilômetros por hora, também na capital paulista, quando atropelou e matou Miriam Baltresca, 58, e sua filha Bruna, 28, que estavam na calçada. O motorista também estava bêbado, informou um policial.

Apesar de a população clamar por penas exemplares para pessoas que bebem e cometem crimes no trânsito, a legislação e a justiça brasileira, mais uma vez, caminham na contramão dos anseios da população.

No dia 6 de setembro, Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal, julgou um habeas corpus impetrado pela defesa de um motorista que, depois de provocar a morte de uma pessoa ao dirigir embriagado, foi enquadrado por homicídio doloso ─ quando há intenção de matar. A defesa queria que o crime fosse considerado culposo (quando não há tal intenção). Fux avaliou que motoristas bêbados só devem responder por crime doloso quando ingerem bebida alcóolica para “encorajar-se para cometer um delito qualquer”. Como não era o caso, a defesa saiu vitoriosa. A decisão, embora não sirva para embasar outros julgamentos, abre um precedente.  

Hoje, homicídios culposos, têm pena de 1 a 3 anos de prisão, e, dolosos, de 6 anos a 20 anos.
 

Há muito tempo, o Brasil vive uma verdadeira guerra no trânsito, com quase 40.000 mortos por ano. Diante dessa realidade, é um verdadeiro absurdo a hipótese levantada pelo ministro Fux, de que só é crime doloso se o sujeito bebe para tomar coragem para cometer o crime.
Além da generosidade na interpretação da lei, o poder judiciário também estimula a impunidade quando deixa crimes no trânsito prescreverem.

Um caso exemplar aconteceu com o jogador Edmundo, que matou 3 pessoas em um acidente de trânsito e nunca cumpriu pena pelo crime.

O crime prescreveu de modo que Edmundo foi beneficiado pela benevolência da lei, pelos intermináveis recursos judiciais e pela morosidade da justiça brasileira.

Certamente, essa estratégia será utilizada pelos advogados do jovem Felipe de Lorena Infante Arenzon, de 19 anos.

O estudante se envolveu em pelo menos três acidentes ao longo da manhã. Na Avenida Inajar de Sousa, na zona norte, seu carro bateu contra a traseira de um Palio e em um utilitário Towner, onde estava Edson Domingues, que teve 90% do corpo queimado e não resistiu aos ferimentos.

Depois de pagar uma fiança de R$ 245.000,00, Felipe está livre para cometer novas barbaridades no trânsito e vai contar com a morosidade do judiciário para se tornar mais um exemplo de que, no Brasil, a justiça não funciona. 

A pergunta que fica é: quantos homicidas do volante, já condenados, cumprem pena hoje no Brasil e foram recolhidos ao cárcere? Bem poucos, talvez nenhum. Portanto, se você tem intenção de matar alguém, é melhor que pegue um carro e o faça. As penas dos crimes de trânsito são mais brandas, a liberdade condicional está garantida, há inúmeros recursos à sua disposição, a Justiça é morosa e ainda há a possibilidade da prescrição, sem falar no habeas corpus. Um atestado legal de benevolência e desrespeito às vítimas da barbárie do trânsito e aos seus familiaraes. Se você ainda socorrer a vítima, também não se imporá a prisão em flagrante. Está expresso no Artigo 301 do Código de Trânsito Brasileiro. É o incentivo a matar no trânsito. Tudo legalizado. É a chamada impunidade misericordiosa brasileira no país do direito penal mínimo. 
 
fontes: Veja e Extra 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Descaso com a educação

Por Alexandre Garcia.
Teve uma confusão daquelas na quinta-feira (29) no Ceará. A Polícia Militar impediu que professores em greve entrassem no plenário da Assembleia. A briga acabou, mas o impasse continua. Os professores dormiram na assembleia. 
 
Não é só no Ceará. Na capital do país, na quinta-feira (29) não houve aula nas escolas públicas do Fundamental e Médio, porque os professores fizeram protesto diante do palácio do governo. A Universidade de Brasília (UnB) está frequentemente em greve; e o Instituto Federal, com cursos técnicos e superiores, está em greve há 45 dias.

As autoridades não sentem os prejuízos disso. Os prejuízos são das crianças e jovens. Os prejuízos são do país. Protestos, manifestações e greves são alguns dos sintomas sérios do descaso que sofre a educação no Brasil, incluindo aí a desvalorização dos professores.
Há 50 anos, uma das principais brincadeiras das menininhas em casa era de professora. A professora era um ícone. A vocação brotava cedo. Hoje o professor está desestimulado e mal formado, e a qualidade de ensino é medíocre. E pensar que é uma das mais nobres profissões, porque forma o futuro. Mas isso não se traduz na formação do educador nem na sua remuneração.

No Ceará, por exemplo, um deputado estadual ganha mais que uma dúzia de professores do Ensino Médio. Que justiça há nessa desproporção? Como a educação está medíocre, o futuro do Brasil – e já se sente isso no presente – pode ser também medíocre.

As empresas que precisam de profissionais sentem essa falta de ensino. Os cursos superiores se deterioram, da medicina ao direito. E não poderia ser diferente, porque a base é fraca. A educação, que é a prioridade das prioridades, talvez seja temida pelos que estabelecem as prioridades, porque educação liberta.
Fonte: Bom dia Brasil