Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Onde está Pedro Carlos?

Depois das denúncias efetuadas pela Revista Papangu afirmando que o Jornalista Pedro Carlos seria um dos atualizadores do Blog do Paulo doido, o citado jornalista afirmou em seu blog que"a resposta virá a altura. Aguardem"

Apesar disso, o blog de Pedro Carlos não foi atualizado nas últimas 48 horas. Sinal de culpa?

Enquanto isso, alguns de seus desafetos fazem a festa nos seus blogs.

Para ver a repercussão desta notícia promovida por alguns de seus desafetos, visitem o blog de Carlos Santos http://blogdocarlossantos.com.br/ ou o blog do tio coloral http://www.tiocolorau.com.br/

Para entender melhor as acusações que envolvem pedro Carlos, leia a reportagem escrita por Ana Paula Cadengue:

Enquanto uns oferecem a cara à tapa, às críticas e aos processos, outros preferem se esconder. Quem deu 1 real para saber quem estava por trás do apócrifo blog do Paulo Doido não precisa mais sair correndo por aí, nem ficar pedindo jornais pela cidade. As ações cautelares impetradas na Justiça pela deputada Sandra Rosado (PSB) e o vereador Lahyre Neto (PSB) começam a dar seus primeiros frutos.

De acordo com documentação enviada por provedores de internet à 3ª Vara Cível da Comarca de Mossoró, uns dos IPs (Internet Protocol) identificados tinha como usuário o jornalista, blogueiro e editor executivo do jornal Correio da Tarde, Pedro Carlos Lopes Pinheiro.

Segundo informações da Mikrocenter Informática Ltda., que hospeda o domínio www.pedrocarlos.com e provia internet a Pedro Carlos até o dia 4 de agosto de 2010, foram vários os acessos feitos pelo jornalista — que também é cargo comissionado da prefeitura de Mossoró — nos horários e IPs solicitados pela Justiça.

O blog do Paulo Doido foi suspenso por decisão judicial em julho do ano passado. Além da retirada de material postado, foi determinado, ainda, que o Google identificasse os responsáveis pelo endereço eletrônico http://blogdopaulodoido.blogspot.com, pelo e-mail paulodoidomossorogmail.com e da conta mantida no Google Analytics.

A página foi mantida durante vários meses de 2010 na internet e trazia textos e montagens fotográficas que mexiam com várias pessoas da cidade, entre políticos, jornalistas, blogueiros e até uma criança recém-nascida. Os autores do blog se escondiam atrás da figura de Paulo Doido, um tipo popular de Mossoró que sofre com problemas mentais.

Com as informações fornecidas pelo Google sobre os acessos e horas de atualização do blog, a Justiça interpelou os provedores de internet listados. A Mikrocenter identificou o jornalista Pedro Carlos.

A Oi Telemar pediu um prazo maior para atender à demanda judicial.

Já a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN respondeu que não poderia fornecer os dados solicitados por falta de condições técnicas.

A empresa P & K Administração e Participações Ltda., responsável pelo serviço da TCM Connect, também afirmou que não possui “condições de atender à solicitação formulada, uma vez que todos os dados gravados nas datas indicadas foram apagados, ocorrendo a regravação de informações sobre os dados anteriores”.

Os acessos realizados pela Vivo foram feitos através de linha celular cuja titular é Maria Genicleide Silva Fernandes, moradora do bairro Boa Vista, em Barueri, São Paulo. Curiosamente, Barueri é a mesma cidade da empresa Sanepav, que presta serviços de limpeza, manutenção e conservação de vias públicas à prefeitura de Mossoró.

As coincidências não param por aí.

De acordo com informações da empresa Cabo Telecom, um dos acessos informados pelo Google foram feitos de um apartamento do condomínio Vila Romana IV, em Natal, endereço que durante muitos anos abrigou Gustavo Rosado (PV) e que hoje está sob a responsabilidade — pelo menos o contrato de assinatura com a empresa de internet — de Bruna Freire de Salem Miranda.

As informações conseguidas através das ações cautelares servirão de base para outras ações judiciais dos que se sentiram vilipendiados pelos vários “paulos doidos”. Mas, com a documentação sobre o processo, que está à disposição de qualquer cidadão na 3ª Vara Cível da Comarca de Mossoró, parece que o incipiente carnaval da cidade vai ser animado com aquele velho frevo:

“É bom ficar direito se quiser estar no salão. Não se faça de doido, não. Não se faça de doido, não. Eu já notei que sua loucura é manha, mas não esqueça que doido também apanha”.
 

A falácia do combate a dengue em Mossoró

De acordo com o site da Prefeitura de Mossoró "A Gerência Executiva da Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde está ampliando e diversificando a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypiti, transmissor da dengue. Além das ações nos bairros e blits educativas, os profissionais estão envolvendo os estudantes da rede municipal de educação, a fim de que se tornem parceiros na guerra contra o mosquito."

Sempre apresentando uma versão otimista da realidade, o site esconde a realidade preocupante do avanço da dengue em Mossoró, bem como as falhas no atendimento efetuado pela vigilância sanitária acerca das denúncias de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.

Há mais de um mês liguei para a vigilância sanitária e falei sobre um clube abandonado no bairro Presidente Costa e Silva. Esse clube possui duas piscinas e se apresenta como um potencial criadouro do Aedes Aegypiti.

também falei com um servidor da Região Administrativa Sul, que me disse que iria entrar em contato com a vigilância sanitária.

Como minha solicitação não foi atendida, liguei novamente para a vigilância sanitária. A funcionária que me atendeu afirmou que minha solicitação havia sido anotada e que a demora na visita ao clube se devia ao grande número de denúncias, mas que essa visita seria feita em breve.

Passadas mais duas semanas, entrei em contato com agentes de saúde que atuam nessa região e mostrei o quanto aquela situação era preocupante.

Além disso, eu e outro morador do bairro fizemos uma denúncia acerca da realidade desse clube para a TV a cabo de Mossoró (TCM), acreditando que essa denúncia provocaria alguma reação por parte dos responsáveis pelo combate à dengue em Mossoró.

Mais duas semanas se passaram e nada foi feito.

Enquanto isso a dengue se alastra pela cidade e os moradores do Costa e Silva estão vivendo sob o risco de contaminação por essa doença tão perigosa.

Ao que parece, só no site da Prefeitura de Mossoró que o combate à dengue vem sendo feito de modo adequado. 

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Paulo doido desmascarado?

De acordo com a Revista Papangu, o jornalista Pedro Carlos seria um dos responsáveis pelas informações divulgadas no Blog do Paulo doido.

O blog do Paulo doido incomodava muita gente e por isso, foi retirado do ar na primeira oportunidade encontrada pelo nosso "imparcial" poder judiciário.

Os desafetos do jornalista Pedro Carlos estão com a alma lavada e enxaguada, bradando a plenos pulmões que não se escondem e assinam tudo o que dizem.

Neste sábado o jornalista Pedro Carlos disse em seu blog que estava se inteirando direito sobre o assunto e prometeu se pronunciar dentro das próximas horas.

Até o momento, o jornalista nada disse em seu blog acerca das pesadas acusações.

Câmara Municipal aprova projeto que regulamenta atendimento bancário nos limites de Mossoró

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou projeto de lei que disciplina as normas de atendimento bancário em Mossoró.

Segundo o Jornal  O Mossoroense, o projeto determina que os clientes de banco sejam atendidos em no máximo 30 minutos em dias normais de funcionamento e 40 minutos em vésperas de feriado e dias de pagamentos de servidores públicos e aposentados.

Além disso, as agências bancárias devem disponibilizar ao menos um funcionário com conhecimento da linguagem de libras para atender os deficientes auditivos.

O descumprimento desta lei gera multa de 500 a 2.000 UFIRs.

O PROCON ficará encarregado de fiscalizar o cumprimento dessa lei.

Se o PROCON realmente promover uma fiscalização eficiente instituições como o Banco do Brasil terão que  modificar radicalmente o seu atendimento ou gastar uma verdadeira fortuna em idenizações, já que este banco oferece um péssimo serviço à população.
Quando alguém precisa de um serviço oferecido por um caixa, por exemplo, já sabe que perderá o dia inteiro na fila. É uma total falta de respeito com os clientes que financiam os altos lucros dessa instituição financeira.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bairro Presidente Costa e Silva nas mãos da criminalidade

Não há um dia sequer que não ocorra um arrombamento ou um assalto no bairro Costa e Silva.
Apesar de ter um dos IPTUs mais caros da cidade de Mossoró, esse bairro está entregue à criminalidade. 
Os moradores estão assustados com a presença de bandidos rondando suas casas e tentam se proteger da melhor maneira possível. São cercas elétricas, câmeras, cães etc. 
Infelizmente, o bairro está abandonado pelo poder público. Não existe ronda policial e a polícia só aparece depois que os crimes são cometidos, quando já é tarde demais.
Neste sábado foi a vez do Supermercado Queiróz, que foi assaltado em plana luz do dia, durante o período da tarde.
Os moradores da "terra da liberdade" estão aprisionados em suas casas enquanto os marginais deitam e rolam.
Ao que parece, a cidade que se vangloria por ter combatido o bando de Lampião é incapaz de enfrentar e vencer a bandidagem alimentada pelo tráfico de drogas.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Explosão da violência no Nordeste

A região do País que mais sofre com a pobreza agora submerge na violência. Em uma década (1998-2008), os homicídios no Nordeste aumentaram 65%; os suicídios, 80%; e os acidentes de trânsito, 37%. Entre a população jovem foi pior: crescimento de 49% nos acidentes, 94% nos homicídios e 92% nos suicídios. Os dados estão no Mapa da Violência 2011 - Os Jovens do Brasil.

A explicação pode estar nos males que vêm com as boas notícias. Nos últimos anos, novos polos econômicos surgiram por todo o Nordeste e alguns Estados no Norte, como o Pará. Mas, enquanto chegavam o dinheiro, os empregos e mais moradores, o Estado ficava para trás. 'Há polos praticamente sem a presença do Estado', afirma Jacobo.
Falando em Português bem claro: o problema da violência nas cidades do Nordeste não se deve ao desenvolvimento econômico. A relação entre crescimento econômico e violência é uma falácia. Se isso fosse verdade, países como o Canadá, Alemanha ou Suíça teriam altos índices de violência, o que não ocorre.

Crescimento econômico gera violência quando os frutos desse crescimento ficam concentrados nas mãos de uma parcela da população. Principalmente quando o poder público não cumpre o seu papel, deixando de oferecer educação de qualidade, oportunidades de qualificação profissional e segurança para a população.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mais uma vítima

Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas aos leitores do blog pela ausência nesses últimos dias.

Infelizmente, não tive condições de atualizar o blog, pois nesta segunda-feira (14/02), durante o período da tarde, minha casa foi arrombada por marginais que me roubaram inúmeros bens como: TVs, notebook, joias, relógios entre várias outras coisas de menor valor.
Uma vizinha chegou a ver um dos marginais tentando invadir minha residência na semana anterior. Quando o indivíduo percebeu a presença dela, levantou a camisa e mostrou que estava armado.

Por medo, omissão ou indiferença, minha vizinha não chamou a polícia nem me alertou acerca do que estava ocorrendo e, apenas depois que a casa havia sido arrombada, falou que tinha visto esse indivíduo.

Tão revoltante quando a atitude dessa vizinha foi a atitude de um senhor que trabalha em uma residência próximo a minha casa.

Ele chegou a ver um rapaz que, segundo ele, não tinha mais que 14 anos de idade, conduzindo uma das TVs a pé, por volta das 16:00h. Mesmo diante de algo tão suspeito, esse senhor não ligou para a polícia.

Essa indiferença das pessoas diante dos problemas dos outros é revoltante. Um simples telefonema da minha vizinha poderia ter evitado o arrombamento. Um simples telefonema desse senhor poderia ter colocado esses marginais na cadeia (apesar de duvidar que eles ficassem lá por muito tempo).

Pior que o prejuízo financeiro, é o trauma que fica quando constatamos que estamos completamente a mercê desses bandidos que, sem nenhum escrúpulo, invadem a nossa casa em plena luz do dia.

Nos dias seguintes procurei registrar um boletim de ocorrência mas, pelo que pude constatar, acho muito difícil recuperar algo ou ver esses marginais serem pegos.
São tantos crimes para um número muito reduzido de policiais que casos como o meu se tornam apenas estatística.

Como não posso contar com a presença do Estado para garantir minha segurança, só me resta aumentar o tamanho do muro, colocar cerca elétrica e contratar alguma empresa de segurança, ou seja, comprar na iniciativa privada algo que deveria ser garantido por direito.

A população de Mossoró está pagando um preço alto por décadas de escolhas erradas.

Há muito tempo estamos entregando os rumos da nossa cidade a pessoas que não têm a menor competência para conduzi-lá.

São pessoas incapazes de resolver o problema da violência em nossa "cidade do futuro". Problema esse que tente a piorar, já que nada está sendo feito para mudar esse quadro.

Essas pessoas só se interessam em se manter no poder e manter seus privilégios, bem como os de seus parentes, amigos e cabos eleitorais.

Hoje eu fui a vítima. Amanhã poderá ser você.

Até quando ficaremos de braços cruzados deixando os rumos da nossa cidade nas mãos de bandidos, de colarinho branco ou não?

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Rajuste do salário mínimo e correção da tabela do IR

Na semana em que tenta emplacar no Congresso o salário mínimo de R$ 545, o governo decidiu que irá corrigir em 4,5% a tabela do Imposto de Renda para 2011.

Assim, o governo aceita arrecadar menos para evitar o impacto nas contas de um mínimo acima dos R$ 545 -o salário é base para o pagamento de aposentadorias pelo INSS.

A votação do mínimo, marcada para quarta-feira, será o primeiro teste de fidelidade da base aliada do governo de Dilma Rousseff. Com a correção da tabela, o Planalto avalia que poderá convencer parte da base descontente com os R$ 545.

As correções da tabela do IR em 4,5% ao ano de 2007 a 2010 foram adotadas após acordo para impedir que a reposição salarial pela inflação fosse tributada. O acordo não valia para 2011.

O anúncio será feito após a votação do mínimo e está condicionado à aprovação do valor proposto.
Fonte: Folha.com

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aumento na taxa de estacionamento do Mossoró West Shopping

A imprensa mossoroense vem noticiando a reação da administração do Mossoró West Shopping (MSW) a lei que prevê a isenção da taxa de estacionamento para clientes que comprovem gastos de, no mínimo, 10 vezes o valor da taxa de estacionamento. Nesta terça-feira, dia 9, o West Shopping anunciou o aumento do estacionamento para R$ 4. Com isso, sobe para R$ 40 o valor mínimo que se deve consumir para obter a taxa de isenção. 

Acho essa cobrança um verdadeiro absurdo, pois o West Shopping deveria estar preocupado em oferecer vantagens para atrair seus clientes e um estacionamento seguro certamente ajuda a atrair clientes.

Ao invés disso, o West Shopping promove um aumento na taxa de estacionamento, aumentando a insatisfação dos seus frequentadores.

Para resolver definitivamente esse problema, recomendo aos frequentadores do Mossoró West Shopping que deixem de frequentar esse estabelecimento comercial.

Tenho certeza de que basta uma semana sem receber clientes e o West Shopping irá rever essa decisão.

Além disso, ninguém irá morrer se deixar de frequentar um shopping por alguns dias.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O retrato do desperdício

Vejam só o que me fez acordar na manhã de hoje.


Esse é o mais puro retrato do desperdício de um bem tão precioso.

Por pura preguiça de levantar da cama e fechar uma torneira, muitas pessoas desperdiçam água durante a noite inteira.

No caso específico desta residência, vejo isso com bastante frequência.

Por isso defendo a ideia de que a CAERN deveria colocar hidrômetros em todas as residências da cidade.

Só atingindo o bolso dessas pessoas para que elas mudem de comportamento.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Boate Number one

A boate Number one está anunciando para a noite deste sábado (05/02) a presença de DJ Society Geisy Arruda (aquela do vestidinho rosa).

Fico me perguntando se alguém frequenta uma boate ou qualquer outro lugar por causa de Geisy Arruda.

E tem gente anunciando isso como se fosse a oitava maravilha do mundo.

Só mesmo em Mossoró.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MEC divulga segunda chamada do SISU

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta sexta-feira (4) a segunda chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2011.

Para saber se você foi selecionado acesse o site:

http://sisu.mec.gov.br

A matrícula para os aprovados deve ser feita diretamente nas instituições nos dias 8 e 9 de fevereiro.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ronaldo em alta, Ronaldo em baixa

Enquanto Ronaldinho Gaúcho está em estado de graça depois da sua estréia vestindo a camisa do Flamengo, Ronaldo "o fenômeno" vive um verdadeiro inferno astral no Corinthians, depois da eliminação precoçe na Taça Libertadores da América.

Depois da nona eliminação da Taça Libertadores, os muros do Parque São Jorge foram pixados com frases do tipo: Fora Ronaldo.

Ronaldinho Gaúcho que fique ligado, pois torcida é assim mesmo.

Quem não lembra o quanto a torcida corinthiana idolatrava esse mesmo Ronaldo depois da conquista do campeonato paulista de 2009 e da Copa do Brasil naquele mesmo ano?

Abuso de autoridade

O governo de Pernambuco investiga os responsáveis por um vídeo publicado na internet em que dois homens, que parecem presos, são obrigados a se beijar. A filmagem parece ter sido feita em uma delegacia de polícia. Um homem com uniforme de policial aparece ao fundo, encapuzado.

Nas imagens, os dois homens, não identificados, são segurados pelos supostos policiais, que fazem comentários como "Que coisa linda" e insistem para que eles se beijem mais e digam que se amam. Os presos, que também são chamados de "macacos", obedecem às ordens constrangidos. Dois celulares aparecem gravando a cena.

No Brasil, os policiais costumam esquecer que têm a obrigação de protejer e servir e agem como se estivessem acima da lei.

Simplesmente lamentável e revoltante. 

Para ver o vídeo acesse:

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/02/03/presos-sao-obrigados-a-se-beijar-em-pe.jhtm

Fonte: folha.com

Fim da cobrança de taxa de estacionamento e tarifa básica de telefone

A partir de hoje (03/02) você não precisa mais parar a taxa de estacionamento quando for aos shoppings no RN. Basta efetuar compras no valor de, pelo menos, 10 vezes a taxa de estacionamento.

No caso do West Shopping, basta efetuar compras de, pelo menos, R$ 20,00.

Outra lei aprovada na Assembleia legislativa e publicada no diário oficial do estado, trata do fim da cobrança da tarifa básica de assinatura.

Vamos ver como os shoppings e as empresas de telefonia vão reagir diante dessas leis.

Notícia ruim: seguro obrigatório terá aumento de 7,83%

Mais uma para o bolso do cidadão.

Em 2011, o seguro obrigatório para veículos automotores terá um aumento de 7,83%.

O valor do seguro para carros, que era de R$ 89,61, vai passar para R$ 96,63. O valor final inclui ainda uma taxa de cobrança da apólice ou do bilhete do DPVAT e o Imposto de Operações Financeiras – IOF no valor de R$ 4,15, totalizando um custo de R$ 101,16
A situação é bem pior para os motociclistas, que irão pagar a extorsiva quantia de R$ 279,27.

Para possuir uma motocicleta ou um carro o cidadão paga, anualmente, uma verdadeira fortuna em impostos, pois além do seguro obrigatório, ainda temos que pagar a taxa de licenciamento e o IPVA.