Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Tudo100% no campeonato carioca

Depois de 4 rodadas os quatro times de maior torçida do Rio de Janeiro continuam 100%.

Flamengo, Fluminense e Botafogo ganharam todas as partidas e o Vasco perdeu todas as partidas que disputou.

A situação do Vasco é vexatória. O pior início de campeonato carioca da sua história.

Mas o que esperar de um time que aposta suas fichas em jogadores como Felipe e Carlos Alberto?

sábado, 29 de janeiro de 2011

Dica de cinema: Ao sul da fronteira

Se você não foi contaminado pelo efeito manada, que faz com que muitos mossoroenses abandonem suas casas para visitar a praia de Tibau, e preferiu ficar em casa neste fim de semana, vai aí uma dica de cinema realmente interessante.

Assista ao documentário: Ao sul da fronteira.


Sinopse - Há uma revolução em andamento na América do Sul, mas a grande maioria do mundo não percebeu isso. Oliver Stone sai em viagem por cinco países para explorar os movimentos sociais e políticos, bem como dá destaque à tendência para a falta de percepção em relação à América do Sul pela mídia de massa, enquanto entrevistava sete dos seus presidentes eleitos. Em conversas casuais com os Presidentes Hugo Chavez, Evo Morales, Luiz Inácio Lula da Silva, Cristina Kirchner, assim como seu marido e ex-Presidente Nestor Kirchner, Fernando Lugo, Rafael Correa, e Raul Castro, Stone consegue acessos sem precedentes e cobre a nova luz que está sob as excitantes transformações na região. 

Se você forma sua opinião acerca de países como a Venezuela, a partir de veículos de comunicação de massa como a Globo, esse documentário fará você rever seus conceitos. 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O valor das coisas

Texto de Max Gehringer

Há determinadas mensagens que, de tão interessante, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.
Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico.
Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante.
Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas  viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro e m ítens supérfulos e descartáveis.
Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em ítens supérfulos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre.
Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.
"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Flamengo campeão da copa São Paulo

O time que bateu o Bahia nesta manhã pos 2 a 1 tem várias promessas, assim como o time de 1990, que apresentou uma geração talentosa que tinha Djalminha, Paulo Nunes, Junior Baiano, Marcelinho Carioca e outros.

Vamos esperar que a diretoria não cometa os mesmos erros daquela época, quando deixaram jogadores como Djalminha e Marcelinho carioca saírem do time para brilhar no futebol de São Paulo.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Procura-se um AMIGO

Nesses dias de individualismo exacerbado, uma bela reflexão sobre a importância de se ter um amigo.

Procura-se um AMIGO

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. 
Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. 

Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. 
Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.
Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo.
Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. 
Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. 
Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. 
Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. 
Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objectivo deve ser o de amigo. 
Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. 
Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. 
Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. 
Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. 
Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. 
Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. 
Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive. 

Vinícius de Moraes (1913-1980).

Ciclovias: Um exemplo que Mossoró deveria seguir

Neste domingo (23), a Prefeitura de São Paulo inaugurou mais 20 quilômetros da ciclofaixa de lazer, projeto que destina faixas de algumas ruas da cidade para circulação exclusiva de bicicletas das 7h às 14h dos domingos.

Segundo informações da prefeitura de São Paulo, cerca de 20 mil ciclistas passam pela ciclofaixa atual todos os domingos. Com a ampliação, a prefeitura espera que o número de usuários dobre.

Se a cidade de São Paulo, com aquele trânsito infernal, consegue criar estratégias para estimular o uso de bicicletas, porque a Prefeitura de Mossoró não pode fazer o mesmo?

domingo, 23 de janeiro de 2011

MEC antecipa primeira chamada do SISU

MEC antecipou a primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para este domingo (23). Foram convocados 82.949 candidatos. A previsão era de que a lista seria divulgada na segunda-feira (24).
Consulte a lista no site da seleção: http://sisu.mec.gov.br/resultado.html

UERN: Resultado do vestibular 2011 será divulgado no dia 24/01

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), antecipou em uma semana o resultado do Processo Seletivo Vocacionado 2011 (PSV.2011).
A divulgação ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro, às 15h, na Reitoria da UERN, Rua Almino Afonso, Centro.

Previsto em edital para ser divulgado no dia 31 de janeiro, o resultado foi antecipado para possibilitar que os candidatos aprovados tenham mais tempo para providenciar a documentação.

As matrículas dos aprovados ocorrerão nos dias 10 e 11 de fevereiro. As provas do PSV 2011 foram realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro de 2010, ofertando um total de 2.346 vagas.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Lula ganhará R$ 200 mil por palestra a partir de março

Dá para acreditar?

De acordo com reportagem publicada na edição deste domingo (23) da Folha de São Paulo, Lula começará a fazer palestras a partir de março. Estima-se que o cachê por evento deva superar R$ 200 mil (os convites são mantidos em sigilo). Até lá, escolherá a dedo os eventos que lhe interessam.



Próximos compromissos de Lula.

O ex-presidente já confirmou presença no aniversário de 31 anos do PT, em fevereiro, em Brasília. Ele voltará a ser presidente de honra do partido, mas sem remuneração pelo cargo.



Lula também é esperado para o Fórum Social Mundial (6 a 11 de fevereiro), no Senegal --sua primeira viagem internacional pós-Planalto.



Nos próximos meses, o ex-presidente também se dedicará à criação do Instituto Lula, na capital, e de seu memorial, talvez em São Bernardo. Enquanto a nova entidade não fica pronta, Lula voltará ao Instituto Cidadania, esvaziado desde sua eleição.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dificuldades com o Sistema de Seleção Unificada (SISU)

Os estudantes que estão tentando se inscrever no SISU estão encontrando enormes dificuldades. O processo de inscrição no SISU voltou a apresentar problemas na manhã dessa terça-feira (18).

Os estudantes que tentaram realizar a inscrição no programa de seleção para universidades federais e estaduais do país enfrentaram problemas no site, admitiu o Ministério da Educação. De acordo com o MEC, os transtornos ocorreram por conta da manutenção na página. 

Não foi a primeira vez que os estudantes enfrentaram este tipo de problema. Desde o fim de semana foram registradas várias reclamações de alunos que não conseguiam se inscrever no programa. O MEC chegou a limitar o tempo de permanência na página de no máximo vinte minutos por aluno, para evitar o sobrecarregamento do site. 

O Ministério da Educação nega que os problemas tenham possibilitado o vazamento de informações dos alunos cadastrados no programa. A inscrição no Sisu foi prorrogada pelo MEC e poderá ser realizada até a próxima quinta-feira.

Nesta terça-feira, a Defensoria Pública da União no Ceará anunciou que vai entrar com pedido de liminar solicitando a suspensão das inscrições no programa educacional até que os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenham acesso às argumentações da banca examinadora de redação e ao espelho da correção do cartão de respostas. Caso a liminar seja concedida, a suspensão será válida em todo o Brasil.
Até o momento a UFC é a universidade mais procurada no SISU, nos primeiros dias de inscrição. Medicina da UFC é o curso mais procurado.

domingo, 16 de janeiro de 2011

A "esperteza" do brasileiro não respeita ao menos as tragédias

Falsos voluntários tentaram roubar doações feitas às vítimas da chuva em Teresópolis, na região serrana do Rio, na última quinta-feira, após a tragédia que matou mais de 600 pessoas no Estado. Homens e mulheres que haviam feito um cadastro para ajudar os desabrigados foram flagrados por funcionários do governo tentando levar uma grande quantidade de garrafas d'água e sacolas de roupa do Ginásio Pedro Rage Jahara , onde está parte das famílias vitimadas pelo desastre.

O que esperar de um país onde gente desonesta se considera esperta e competente e não perdoa nem o sofrimento de pessoas que perderam amigos e parentes nessa tragédia anunciada?

sábado, 15 de janeiro de 2011

Governo brasileiro admite à ONU despreparo em tragédias

O governo brasileiro admitiu à Organização das Nações Unidas (ONU) que grande parte do sistema de defesa civil do País vive um 'despreparo' e que não tem condições sequer de verificar a eficiência de muitos dos serviços existentes. O Estado obteve um documento enviado em novembro de 2010 por Ivone Maria Valente, da Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), fazendo um raio X da implementação de um plano nacional de redução do impacto de desastres naturais. Suas conclusões mostram que a tragédia estava praticamente prevista pelas próprias autoridades.

Na versão enviada pelo próprio governo do Brasil ao escritório da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres, no fim de 2010, as constatações do relatório nacional são alarmantes. 'A maioria dos órgãos que atuam em defesa civil está despreparada para o desempenho eficiente das atividades de prevenção e de preparação', afirma o documento em um trecho. Praticamente um a cada quatro municípios do País sequer tem um serviço de defesa civil e, onde existe, não há como medir se são eficientes.

'Em 2009, o número de órgãos municipais criados oficialmente no Brasil (para lidar com desastres) alcançou o porcentual de 77,36% dos municípios brasileiros, entretanto, não foi possível mensurar de forma confiável o indicador estabelecido como taxa de municípios preparados para prevenção e atendimento a desastres', diz o documento em outra parte.

Limitações. No relatório, o Brasil é obrigado a dar uma resposta ao desempenho em determinados indicadores sugeridos pela ONU. Em um dos indicadores - que trata de avaliação de risco de regiões - o governo admite ter feito avanços, 'mas com limitações reconhecidas em aspectos chave, como recursos financeiros e capacidade operacional'. Na avaliação de risco, por exemplo, o governo admite que não analisou a situação de nenhuma escola ou hospital no País para preparar o documento.

O próprio governo também aponta suas limitações em criar um sistema para monitorar e disseminar dados sobre vulnerabilidade no território. O governo também reconhece que a situação é cada vez mais delicada para a população. 'A falta de planejamento da ocupação e/ou da utilização do espaço geográfico, desconsiderando as áreas de risco, somada à deficiência da fiscalização local, têm contribuído para aumentar a vulnerabilidade das comunidades locais urbanas e rurais, com um número crescente de perdas de vidas humanas e vultosos prejuízos econômicos e sociais', diz o documento assinado por Ivone Maria.
 
O órgão também deixa claro que o Brasil estaria economizando recursos se a prioridade fosse a prevenção. 'Quando não se priorizam as medidas preventivas, há um aumento significativo de gastos destinados à resposta aos desastres. O grande volume de recursos gastos com o atendimento da população atingida é muitas vezes maior do que seria necessário para a prevenção. Esses recursos poderiam ser destinados à implementação de projetos de grande impacto social, como criação de emprego e renda', conclui o documento.
 
Fonte: Estadão

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vereadores de Mossoró: uma verdadeira lástima

De acordo com o Jornal "O mossoroense" os vereadores Ricardo de Dodoca (PDT), Francisco José Júnior (PMN), Daniel Gomes (PMDB) e Zé Peixeiro (PMDB) sinalizaram que gostariam retornar à base governista.

Segundo O Mossoroense, a chefe do Executivo municipal disse que foi procurada pelos parlamentares com apelos para um entendimento. "Eles nos procuraram mostrando o desejo de voltar a compor e contribuir com o governo municipal. Nós compreendemos. É importante as pessoas reconhecerem que erraram", acrescentou.

A prefeita disse que está disposta a dar uma "oportunidade"  aos vereadores que deixaram a base dela em novembro. "Fico feliz. Isso é um reconhecimento que eles agiram erradamente. Todo mundo merece uma oportunidade. Acho que foi isso que esses quatro vereadores e outros que nos procuraram estão vendo que agiram errado e estão nos procurando. Nós temos que honrar o mandato e trabalhar em prol da população que acreditou em nós", concluiu. 

Mais lastimável do que o incoerente vai e vem dos vereadores é saber que, no próximo ano, teremos milhares de eleitores votando novamente nesses sujeitos que usam os seus mandatos apenas para atender aos seus interesses particulares.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A farra dos passaportes diplomáticos continua

O Ministério das Relações Exteriores concedeu passaportes diplomáticos para outros dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o Itamaraty, Fábio Luís da Silva, o Lulinha, 35 anos, e Sandro Luís da Silva, 32 anos, também receberam o passaporte. Lulinha é dono da empresa Gamecorp e Sandro é publicitário.

Desta forma, já são sete o número de familiares do ex-presidente contemplados com o benefício. O Ministério das Relações Exteriores ainda estuda se poderá divulgar a lista dos netos de Lula com o passaporte, já que são menores de idade.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou na tarde desta quarta-feira que o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, anule os passaportes diplomáticos concedidos a pessoas não autorizadas pela legislação.

O MPF orientou o ministério a analisar todos os passaportes concedidos nos últimos quatro anos e tomar as providências recomendadas num prazo de 60 dias.

Fonte: o dia

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ninguém sabia que iria chover?

Todo ano é a mesma coisa:
Chuva, deslisamento de terra e mortes, muitas mortes.

Até parece que isso é novidade, pois ninguém demonstra que lembra que isso vai acontecer.

Só na região serrana do Rio de Janeiro (que se prepara para a abertura de uma copa do mundo e para sediar uma olimpiada) já são 96 mortos, sem falar da calamidade em que se encontra a cidade de São Paulo.

São cidades gigantescas, com uma enorme arrecadação, situadas na região mais desenvolvida no Brasil. Mesmo assim, as autoridades são incapazes de se planejar e desenvolver ações objetivando prevenir esse tipo de situação.

Gasta-se muito mais com a reconstrução do que com a prevenção de desastres.

Em 2010 o governo federal gastou R$ 168 milhões com prevenção de desastres e R$ 2,3 bilhões na reconstrução depois que as catástrofes aconteceram.

Será que não é hora de nossos representantes criarem vergonha, pararem de brigar por cargos e cuidar de verdade do nosso País?

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Passaportes diplomáticos para os filhos de Lula e a arrogância de Marco Aurélio Garcia


Dois filhos do presidente Lula tiveram seus passaportes diplomáticos renovados pelo Itamaraty. Porém, os dois espertinhos não possuem os requisitos necessários à concessão desse privilégio.

Assim, a justificativa apresentada pelo Ministério das relações exteriores foi dizer que eles tiveram os passaportes diplomáticos renovados atendendo ao interesse do País.

Diante da justificativa, ficam as perguntas:
Qual o interesse do Brasil em conceder esse benefício aos filhos de Lula?
O que o povo brasileiro ganha com isso?

Pior do que a ridícula justificativa, foi a resposta do assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

"Eu não conheço as justificativas e, francamente, eu acho esse tema de uma irrelevância absoluta. Eu imagino que possa agradar muito àqueles 3% ou 4% que consideram o governo Lula ruim ou péssimo, mas pra mim é um tema inteiramente irrelevante, sinceramente".

Apesar de considerar que o governo Lula falhou em vários aspectos importantes, como na oferta de saúde e educação de qualidade, não faço parte desses 4% a quem se referiu o arrogante assessor. Mesmo assim, não considero essa questão irrelevante, pois são comportamentos como esses que contribuem para que se perpetue esse clima de corrupção e a ideia de que o Brasil é um país onde você tem que ser esperto e se dar bem a qualquer custo.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Crise financeira do RN


Desde que tomou posse, a governadora Rosalba não para de reclamar da situação em que encontrou as finanças do estado do RN.

Alguns servidores do estado com quem conversei acham que a governadora está exagerando nas reclamações para poder justificar a não concessão de reajustes para os servidores.

Claro que a governadora não encontrou os cofres cheios de dinheiro, já que o governo anterior deve ter gastado muito na tentativa de se perpetuar no poder.

Lembram da distribuição de notebooks para os professores?

Como não tenho acesso à contabilidade do estado, gostaria apenas de deixar algumas questões para reflexão:

Qual o verdadeiro tamanho da crise financeira enfrentada pelo RN?

Será que a governadora está exagerando no tamanho do problema apenas para deixar de conceder reajustes aos servidores?

Será que essa reclamação excessiva não é apenas uma estratégia da governadora para, no futuro, poder exaltar a sua suposta competência administrativa depois que "colocar a casa em ordem", assim como fez na sua segunda gestão a frente da prefeitura de Mossoró?

Onde estão a ex-governadora Vilma de Faria e o ex-governador Iberê, que não respondem às críticas de Rosalba?

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Os privilégios do poder judiciário no RN

O Tribunal de Justiça regulamentou, através da publicação da Portaria nº 1758/2010-TJ, de 05 de novembro de 2010, o Recesso Forense, e supensão dos prazos processuais, durante o período do Plantão Jurisdicional, que acontecerá de 20 de dezembro de 2010 a 06 de janeiro de 2011. Com isso, ficam suspensos os prazos judiciais no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 20 de dezembro de 2010 a 06 de janeiro de 2011.

Enquanto os servidores do judiciário ficam 18 dias em casa só para poder curtir melhor o natal e o reveillon, vejo outros servidores públicos  como, por exemplo, médicos e enfermeiros, sem poder passar a noite de natal ou festejar a chegada do ano novo com sua família porque estão trabalhando.

Isso sim é mordomia as custas do dinheiro público.

O que importa se você que entrou com uma ação na justiça fica esperando por 6, 7 anos ou mais, por uma resposta do poder judiciário?

O que importa se a justiça em nosso estado tarda e falha?

Recessos como esse só mostram que o poder judiciário do RN não tem o menor respeito pela população que paga os altos salários de seus servidores.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Cristovam Buarque

As universidades e muitos professores universitários estão em silêncio diante da corrupção.

Cristovam Buarque (Twitter)

sábado, 1 de janeiro de 2011

Os desafios do governo Dilma

Apesar de encontrar o país em uma situação bem melhor do o seu antecessor, a presidenta Dilma deverá enfrentar enormes desafios ao longo do seu mandato, dos quais listamos alguns que consideramos fundamentais:
1 - Manter a estabilidade da economia, controlando a inflação e reduzindo a absurda taxa de juros;
2 - Erradicar a miséria;
3 - Garantir educação de qualidade para a população brasileira, da educação infantil ao ensino superior;
4 - Oferecer saúde pública de qualidade acabando com a vergonhosa situação da maioria dos hospitais públicos;
5 - Reduzir a assombrosa desigualdade social, distribuindo renda para a parcela mais pobre da população;
6 - Oferecer segurança pública combatendo efetivamente o tráfico de drogas;
7 - Promover a reforma tributária priorizando a redução de impostos;
8 - Investir em infra-estrutura, construindo ferrovias e hidrovias e melhorando a qualidade de estradas portos e aeroportos;
9 - Desenvolver ações gerenciais objetivando fortalecer a eficiência no trabalho desenvolvido pelos servidores públicos, incentivando a pontualidade, a assiduidade e o bom atendimento à população;
10 - Promover, de fato, a reforma agrária reduzindo os índices de violência no campo;
11 - Promover políticas voltadas para a preservação ambiental.

Estes são apenas alguns dos principais desafios a serem enfrentados pela nova presidenta que, ao que parece, tem toda a competência para vencê-los.

Boa sorte Dilma.

Nós vamos acompanhar seu trabalho de perto.