Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

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Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A longevidade das professoras


Um médico saiu para caminhar e viu essa velhinha da foto sentada em um banco fumando um cigarrinho.
Ele se aproximou e perguntou:
"Nota-se que é tão feliz... Qual é seu segredo?"
Ela respondeu: "Sou PROFESSORA. Durmo às 3 da manhã corrigindo provas e planejando atividades e me levanto às 6 da manhã. Nos fins de semana não pratico nenhuma atividade física, não me divirto. Trabalho elaborando projetos, corrigindo provas, revisando exercícios ou atualizando meu blog. Todo final de semana, sábado, domingo e se na segunda é feriado, também.
Não tomo café, não almoço e nem janto direito porque não dá tempo.
O médico então exclamou:
"Mas isso é extraordinário. Quantos anos a senhora tem?"
39, respondeu a professora.

E tem gente por aí que acha que a vida de professor é muito cômoda.
Dá para acreditar?

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Leonardo Nogueira X Chico da Prefeitura: o desejo de poder

Vejam essa postagem publicada no Blog do Vereador Lahyre Rosado Neto.
"Candidato acusa Leonardo de pressionar seus aliados

"Alguns asseclas e babões estão pressionando meu povo para trabalhar para Leonardo Nogueira (DEM)". A denúncia quem faz ao Blog é o vereador e candidato a deputado estadual Chico da Prefeitura (DEM).
Em contato telefônico com o Blog há poucos minutos, Chico revelou desapontamento com a facção política da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), mulher do deputado Leonardo Nogueira.
- Estão convidando as pessoas ligadas a mim, que trabalham na Prefeitura de Mossoró. Dizem que elas devem trabalhar para a campanha de Leonardo. Um absurdo! - indignou-se.
- Por que essas pessoas tem que trabalhar para Leonardo, "o príncipe"? - provocou Chico, que está no sexto mandato consecutivo como vereador e tem o apoio direto da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao governo.
- Esse poder soviético tem que acabar - prosseguiu Chico. O candidato afirmou que correligionários seus que possuem cargos comissionados na prefeitura estão em pânico. "Eu faço parte do mesmo grupo de Leonardo e estou sendo tratado como inimigo. Por quê? Só porque sou pobre e não tenho à máquina?"(Blog do Carlos Santos)
Nota do Blog: É para isso que servem as pessoas que ocupam cargos comissionados: Trabalhar duro no período eleitoral para manter no poder as pessoas que lhes deram os cargos. 
Ofercer um serviço de qualidade à população é uma preocupação secundária.
Gostaria de fazer apenas uma pergunta: alguém aí acredita que esses dois candidatos estão tão interessados em se eleger, porque querem trabalhar para atender aos interesses da população?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pegando carona

Em Mossoró alguns candidatos estão fazendo todo o esforço para pegar carona na popularidade da Senadora Rosalba Ciarlini.
A briga entre os candidatos Leonardo Nogueira (DEM) e Chico da Prefeitura (DEM) é um bom exemplo disso.
Parece até que a principal platarforma de trabalho desses candidatos é mostrar a população que são aliados fieis da Senadora, candidata ao governo do Estado.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Vamos mudar o repertório

Para fugir um pouco do forró eletrônico, do pagode ou dos novos "sertanejos", recomendo o CD do genial Oswaldo Montenegro: Letras brasileiras.

Nesta obra prima, Oswaldo Montenegro interpreta clássicos como: Sem fantasia (Chico Buarque), Sinal fechado (Paulinho da Viola) e Mucuripe (Fágner/Belchior).
Além disso, o cantor apresenta algumas de suas belas canções, com destaque para Letras brasileiras e A lista.
Vale à pena conferir.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Livros de ensino religioso em escolas públicas estimulam a homofobia

O Portal de notícias UOL divulgou dados de pesquisa da UnB (Universidade de Brasília) que revela que o preconceito e a intolerância religiosa estão sendo ensinados para milhares de crianças e jovens do ensino fundamental brasileiro. O estudo “Laicidade: O Ensino Religioso no Brasil” analisou 25 livros de ensino religioso mais usados pelas escolas públicas do país e conclui que a discriminação, principalmente contra homossexuais, faz parte do conteúdo das obras.

"O estímulo à homofobia e a imposição de uma espécie de 'catecismo cristão' em sala de aula são uma constante nas publicações", declarou uma das autoras do trabalho, a antropóloga Débora Diniz.

“Desvio moral”, “doença física ou psicológica”, “conflitos profundos” e “o homossexualismo não se revela natural” são algumas das expressões que aparecem nos livros para se referir aos homossexuais. A pesquisa cita que um exercício com a bandeira com as cores do arco-íris acaba com a seguinte pergunta: “Se isso (o homossexualismo) se tornasse regra, como a humanidade iria se perpetuar?”.

"É sugerida uma associação de que um ateu tenderia a ter comportamentos violentos e ameaçadores", observa Débora Diniz. "Os livros usam de generalizações para levar desinformação e pregar o cristianismo", completa a pesquisadora.

“Cristãos tiveram 609 citações nos livros, enquanto religiões afro-brasileiras, tratadas como ‘tradições’, aparecem em apenas 30 momentos”, comenta a especialista. A reportagem lembra que "os números contrastam com a previsão da Lei de Diretrizes e Base da Educação de garantir a justiça religiosa e a liberdade de crença. A lei 9475, em vigor desde 1997, regulamenta o ensino de religião nas escolas brasileiras".
 
Diante desse cenário desastroso fica a pergunta: estes livros não são avaliados pelo MEC?

domingo, 25 de julho de 2010

Para que serve uma lei?

Ao longo da história, milhões de mulheres brasileiras têm sido vítimas de discriminação por gênero, de agressões físicas e psicológicas e de violência sexual, tanto dentro como fora do seio familiar.

De acordo com a Fundação Perceu Abramo, em pesquisa realizada em 2001, "A projeção da taxa de espancamento (11%) para o universo investigado (61,5 milhões) indicava que pelo menos 6,8 milhões, dentre as brasileiras vivas, já haviam sido espancadas ao menos uma vez. Considerando-se que entre as que admitiram ter sido espancadas, 31% declararam que a última vez em que isso ocorreu foi no período dos 12 meses anteriores, projetava-se cerca de, no mínimo, 2,1 milhões de mulheres espancadas por ano no país, 175 mil/mês, 5,8 mil/dia, 243/hora ou 4/minuto – uma a cada 15 segundos."

Quando sancionada, esperavasse que a Lei Maria da Penha modificasse profundamente as relações entre mulheres vítimas de violência doméstica e seus agressores, o processamento desses crimes, o atendimento policial a partir do momento em que a autoridade tomasse conhecimento do fato e a assistência do Ministério Público nas ações judiciais.

Porém, o que se observa é que a Lei Maria da Penha não vem surtindo o efeito imaginado.
Entre 1997 e 2007, 41.532 mulheres morreram vítimas de homicídio – índice de 4,2 assassinadas por 100 mil habitantes. São 10 mulheres mortas a cada dia, vítimas da violência no Brasil.

"A Lei Maria da Penha é uma das leis mais avançadas no mundo inteiro sobre a questão da violência contra a mulher. Mas não está sendo cumprida da forma que deveria ser cumprida, em grande parte por falta de experiência e conhecimento dos aparatos de segurança pública", afirma Rebecca Reichmann Tavares, representante no Brasil da Unifem (Fundo das Nações Unidas para Mulher).
Além disso, muitas das autoridades que deveriam proteger as mulheres vítimas de violência não dão o devido crédito ao que dizem as vítimas, muitas vezes negando pedidos de proteção que poderiam evitar até mortes.

No caso das mulheres, já está claro que os assassinos são atuais ou antigos maridos, namorados ou companheiros, inconformados em perder o domínio sobre uma relação que acreditam ter o direito de controlar.
Outra constatação é de que, quanto mais machista a cultura local, maior tende a ser a violência contra a mulher.
Ao ser vítima de violência, a mulher deve denunciar o agressor , mas deve se afastar dele o mais rápido possível. A mulher agredida não deve alimentar ilusões, acreditando que a lei irá protegê-la ou que o seu companheiro irá mudar o comportamento violento. O que começa com um tapa, em muitos casos termina em morte.

sábado, 24 de julho de 2010

Discussão da Problemática do Trânsito e Transporte da Cidade de Mossoró

De acordo com informações obtidas no site da Prefeitura de Mossoró o Seminário “Discussão da Problemática do Trânsito e Transporte da Cidade de Mossoró”, que estava previsto para ser realizado nesta quinta-feira, 22/7, foi adiado para o dia 27/7, segundo informações do gerente do Trânsito Walter Pedro. O gerente informou que o evento ocorrerá no auditório do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), sediado em Mossoró, das 17h às 22h.

O seminário discutirá o sistema do trânsito de Mossoró, municipalizado no final do ano passado. Problemas e soluções serão focalizados, bem como todo o projeto que está sendo implementado pela Gerência Executiva do Trânsito (GETRAN) com relação ao sistema semafórico, sinalização vertical e horizontal, bem como a manutenção da rede municipal do trânsito. 

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A municipalização do trânsito em Mossoró

Desde o início, o processo de municipalização do trânsito na cidade de Mossoró tem sido marcado por polêmicas acerca da atuação dos "amarelinhos".
As duras críticas ao trabalho desenvolvido por esses profissionais por parte da imprensa tiveram o seu ápice quando um dos amarelinhos foi flagrado exigindo propina de um motociclista.
O que a população, a imprensa e a própria Gerência Executiva do trânsito do município tem esquecido de discutir é a questão da educação para o trânsito, já que o trabalho dos amarelinhos tem como principal foco a punição dos motoristas infratores.
No mesmo período em que fez um concurso para a seleção dos amarelinhos, a prefeitura também fez um concurso para selecionar profissionais qualificados para promover a educação para o trânsito. São os Pedagogos do trânsito.
Estes profissionais poderiam desenvolver ações objetivando a educação dos motoristas e, principalmente, dos futuros motoristas.
Porém, a prefeitura de Mossoró contratou apenas UMA Pedagoga do trânsito para cuidar de toda a educação para o trãnsito em uma cidade com quase 250.000 habitantes.
Diante dessa realidade, gostaria de perguntar:
Qual a efetividade do trabalho desenvolvido por essa Pedagoga?
O que é mais importante para a Gerência Executiva do trânsito de Mossoró: educar ou multar?
 

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lixo e poluição no bairro Costa e Silva

Há muito tempo, os moradores do bairro Presidente Costa e Silva sofrem com o problema do lixo e da fumaça. 
É bom deixar claro que não existe problemas com a coleta de lixo, que ocorre três vezes por semana, sem contar com a coleta seletiva, que ocorre uma vez por semana.
Como o bairro ainda possui muitos terrenos, alguns moradores aproveitam para colocar entulho e galhos de árvores nesses locais.
Esses moradores poderiam ligar para a prefeitura, que normalmente envia carros para fazer a coleta desse entulho.
Demonstrando uma total falta de respeito para com os vizinhos, alguns moradores, simplesmente, ignoram a coleta de lixo. Esses moradores acumulam o seu lixo e ateiam fogo, causando enormes transtornos aos moradores do bairro.
Neste último fim de semana, cheguei a ligar para a polícia ambiental solicitando providências para o caso, que se repete todo fim de semana.
Depois de apresentar algumas dificuldades para o atendimento (só existe uma viatura, há muitas ocorrências, o fogo já terá apagado quando a viatura chegar etc.), o atendente se prontificou a enviar uma viatura.
Porém, esperei por algumas horas e não observei nenhuma movimentação da polícia ambiental no local.
Ao que parece, a polícia ambiental ainda não entendeu que deve combater todas as formas de poluição e não apenas a poluição sonora.
Como sou brasileiro e não desisto nunca, vou continuar insistindo. Quem sabe um dia a polícia ambiental atende ao meu apelo e toma as devidas providências com relação a esse problema, que tanto incomoda os moradores do bairro Costa e Silva.
Caso alguém queira ligar para a polícia ambiental, o telefone é: 9631-2016.

domingo, 18 de julho de 2010

Sabatina com os presidenciáveis

O portal R7 volta a realizar sabatinas com os candidatos à Presidência nesta semana, dando sequência à série de entrevistas que começou com a presidenciável do PV, Marina Silva, na última quinta-feira (15). Nesta terça-feira (20), os entrevistados serão os candidatos José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU). Na quinta-feira (22), será a vez de Dilma Rousseff (PT). Em seguida, serão sabatinados Plinio de Arruda Sampaio (PSOL), dia 27, e José Serra (PSDB), dia 29.
Vale à pena conferir essas sabatinas, pois nesses momentos os candidatos têm a oportunidade de expor com maior clareza as suas idéias, diferentemente do que ocorre na maioria dos debates, onde os candidatos dispõem de pouco tempo para abordar os temas com a devida profundidade.

Para rever a ótima sabatina com a candidata Marina Silva (PV), basta visitar o site: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/assista-a-sabatina-de-marina-silva-no-r7-20100715.html

Você também pode enviar perguntas através do e-mail: sabatina@r7.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O bloqueio de sites no Campus de Mossoró do IFRN

As pessoas que trabalham ou estudam no Campus de Mossoró do IFRN sabem que a instituição implantou, há algum tempo, um sistema que bloqueia o acesso a alguns sites, considerados, por quem os bloqueia, como inadequados para as atividades desenvolvidas no interior da instituição.
Na tarde desta quinta-feira (15/07) conversei com alguns servidores da instituição, dentre os quais o profissional responsável pela escolha dos sites que são bloqueados, e argumentei que o bloqueio de alguns sites deveria ser melhor analisado.
Apenas a título de exemplo, citei o caso do Orkut, que não causa nenhum comprometimento ao funcionamento da rede e que, contrariamente ao que muitos argumentam, pode ter usos interessantes.
Para ilustrar as possiblidades oferecidas pelo Orkut, citei o fato de que um dos nossos professores, que atuou como coordenador de pesquisa da instituição, disse-me que iria propor o uso do Orkut como uma das estratégias de coleta de dados para a sua tese de doutorado (segundo outro servidor, presente no momento da conversa, isso já está sendo feito pelo professor/doutorando).
Argumentei ainda que o IFRN é uma casa de educação e que, mais interessante do que bloquear o acesso a sites, deveríamos educar nossos alunos para um uso mais inteligente das potencialidades da Internet.
Apesar dessa conversa, tenho dúvidas se esse quadro irá mudar.
Gostaria de ressaltar que concordo com o bloqueio de sites para a realização de downloads de músicas ou filmes, pois quando se baixa arquivos como estes o funcionamento da rede pode ficar comprometido.
diante dessa realidade, gostaria de apresentar alguns questinamentos:
Quais os critérios usados para definir o que é adequado ou inadequado, com relação ao acesso à Internet?
Porque o Campus de Mossoró do IFRN não demonstra que acredita na possibilidade de educar nossos alunos e servidores para o uso da Internet, optando pelo simples bloqueio dos sites?
Mais uma coisa: tentei acessar o blog do nosso ex-professor Lauro Xavier Neto (www.lauroxavierneto.blogspot.com) em alguns computadores da instituição e não consegui.
Solicitei a outros servidores que fizessem o mesmo em outros computadores e o acesso sempre era negado.
Nesse sentido, gostaria de saber:
O blog do professor Lauro está bloqueado?
Caso isso esteja acontecendo, porque o acesso ao blog do professor Lauro não é permitido no Campus de Mossoró do IFRN?

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Resultados do IDEB: pode ser muito pior

Ao comentar a postagem sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas em Mossoró  (13/07) a amiga e jornalista Regina Cunha nos alerta para uma questão preocupante acerca dos resultados do IDEB:

"Balança desregulada - Aprovação artificial de alunos fez com que algumas redes elevassem o Ideb" (Informação divulgada por Marta Avancini, no site da revista escolapublica.com.br). 

Quando analisei os dados do IDEB das escolas públicas de Mossoró referentes ao ano de 2007, constatei que uma das escolas com o melhor IDEB para as séries iniciais do ensino fundamental havia conseguido esse resultado devido à aprovação de 100% dos seus alunos.

Na realidade, as notas dos alunos dessa escola nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, no ano de 2007, foram inferiores às notas dos alunos em 2005.

Porém, como o IDEB combina o desempenho dos alunos nas avaliações com as taxas de aprovação da escola, bastou aprovar todos os alunos no ano de 2007 (o que não haia sido feito em 2005) para conseguir apresentar uma evolução no IDEB.

Como o MEC ainda não liberou as planilhas com o detalhamento dos resultados de cada escola em 2009, ainda não pudemos fazer essa avaliação para mostrar aos leitores as escolas que estão obtendo bons resultados, de fato, e aquelas que estão tentando enganar a população.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A força destrutiva da natureza

Uma única, violenta e avassaladora tempestade que varreu toda a floresta amazônica ,entre 16 e 18 de janeiro de 2005, pode ter destruído meio bilhão de árvores, diz um estudo americano.
Embora tempestades sejam uma causa conhecida de mortes de árvores na Amazônia, o novo estudo - feito por especialistas da Tulane University, em Nova Orleans, em parceria com cientistas brasileiros do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e da Unesp - é o primeiro a oferecer uma contagem mais precisa.
Segundo seus autores, o trabalho revela perdas muito maiores do que se pensava, sugerindo que tempestades cumprem um papel bem mais importante do que se supunha na dinâmica da floresta amazônica.
Os cientistas advertem que, por causa das mudanças climáticas, tempestades violentas deverão se tornar mais frequentes na região, matando mais árvores e, consequentemente, aumentando as concentrações de carbono na atmosfera.

Fonte: UOL Ciência e Saúde

terça-feira, 13 de julho de 2010

A qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas de Mossoró

Gostaria de compartilhar com vocês alguns dados fornecidos pelo MEC, acerca das escolas públicas de Mossoró que participaram do IDEB 2009.
No IDEB, o MEC aplica avaliações de Português e Matemática com os alunos que estão concluíndo o quinto e o nono anos do ensino fundamental (antigas quarta e oitava séries). Além disso, o IDEB avalia os alunos que estão concluíndo o terceiro ano do ensino médio.
Para facilitar nossa análise, neste post vamos nos deter nas escolas do ensino fundamental, destacando a pior e a melhor escola pública estadual e municipal.
Na avaliação feita com os alunos do quinto ano do ensino fundamental:
A pior escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA ELZA FERNANDES SENA, com nota 2,9.
Dividiram o prêmio de pior escola estadual a ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO ENS 1 GRAU e a ESCOLA ESTADUAL SANTA DELMIRA. Ambas com nota 2,1.

A melhor escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR MANOEL ASSIS, com nota 5,6.
A melhor escola estadual foi a ESCOLA ESTADUAL AMBULATORIO CARDEAL CAMARA, com nota 5,1.

Vamos agora ver os resultados dos alunos do nono ano do ensino fundamental:
A pior escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDA NOGUEIRA DO COUTO, com nota 1,4.
A pior escola estadual foi a ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR FRANCISCO DE SALES CAVALCANTE, com nota 1,0.

A melhor escola municipal foi a ESCOLA MUNICIPAL ROTARY, com nota 4,5.
A melhor escola estadual foi a EE CENTENARIO DE MOSSORO, com nota 4,5.

Como concluí meu ensino fundamental no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, procurei verificar a nota que essa escola obteve e, para minha decepção, constatei que essa escola obteve nota 2,0

Diante de um quadro tão nefasto (com raras exceções), ficam as questões:
O que se aprende em uma escola nota 1,0?
O que os gestores públicos estaduais e municipais estão fazendo para mudar essa realidade?

Para saber a nota da escola em que você ou seu filho estuda, visite o site: http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado  

Sugiro ainda a leitura do post: O IDEB e o oportunismo político, publicado neste blog.   

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Miguel Nicolelis: “Sinto-me decepcionado”

 
O cientista brasileiro, Miguel Nicolelis, de 49 anos, é considerado um dos maiores pesquisadores do planeta na área de neurociências e, por diversas vezes, lembrado para o Prêmio Nobel. Ele lidera pesquisas que podem, por exemplo, representar avanços históricos no tratamento do Mal de Parkinson e implantou em Natal um Instituto Internacional de Neurociências (IINN), que já captou investimentos superiores a R$ 100 milhões e que pretende ser a semente da futura “Cidade do Cérebro”, uma estrutura científica, cultural, econômica e social estimada em mais de R$ 1 bilhão. Não faltam, portanto, motivos para estímulo na carreira de Nicolelis. No entanto, ele revela uma decepção: desde a instalação do IINN, há sete anos, o Instituto nunca recebeu o apoio devido dos poderes públicos estadual e municipal, nem dos políticos potiguares em geral. O neurocientista que acredita que a força do pensamento pode superar as barreiras geográficas e, de certa forma, provou isso instalando um centro de conhecimento de ponta em um Estado pequeno como o Rio Grande do Norte, não esperava deparar com o obstáculo da “falta de visão”. 

Para ver a entrevista completa visite o site: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/miguel-nicolelis-sinto-me-decepcionado/153883

Espanha campeã

A seleção da Espanha está de parabéns, pois mesmo depois de ser derrotada na etréia por um time medíocre como a seleção da Suíça (retranca pura), o time espanhol nunca abiu mão de um futebol ofensivo e com muita posse de bola. Um time com um meio de campo talentoso que, em alguns momentos, me lembrou a grande seleção brasileira de 1982.
Parabéns para a seleção espanhola, que mostrou ao mundo que o futebol ainda pode ser uma arte.

domingo, 11 de julho de 2010

Quando a educação será importante?

Ao longo do último mês, pude ver o povo brasileiro discutir com profundidade a convocação da seleção brasileira, comemorar suas vitórias, lamentar a eliminação da copa e tecer críticas e mais críticas ao seu treinador.
A população brasileira ficou indignada pelo fato de o Brasil não ganhar a copa do mundo, ficando "apenas" entre os oito melhore times.
Infelizmente, não vejo ninguém lamentar o fato de que o Brasil está na 53ª posição em matemática (entre 57 países) e na 48ª em leitura (entre 56), no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que funciona como uma copa do mundo da aprendizagem.
Será que algum dia veremos a população de Mossoró descendo a Avenida Presidente Dutra, comemorando a erradicação do analfabetismo, os bons resultados dos jovens no IDEB ou no PISA?
Para onde caminha um país que não valoriza a educação de seu povo?

sábado, 10 de julho de 2010

Serra se compromete a ampliar o bolsa família em 50%


De acordo com informações divulgadas no site último segundo, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou neste sábado que há dinheiro para aumentar o número de beneficiários do Bolsa Família. Segundo ele, o dinheiro viria da redução do pagamento de juros pelo governo.

"Não é muito dinheiro não. Dez por cento do que se paga com juros... Não é que vou deixar de pagar juros, mas a política tem que ser outra". Para o candidato, com o dinheiro economizado com a redução dos juros, é possível ampliar em 50% o número de famílias beneficiadas hoje pelo programa.

 A redução no pagamento de juros seria muito interessante, já que o montante gasto ao longo dos últimos 15 anos tem inviabilizado muitos investimentos importantes para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Propostas como estas precisam ser apresentadas à sociedade e debatidas. Porém, até agora os candidatos à presidência têm se detido em generalidades. Uma joga todas as fichas na popularidade do governo Lula, outra dá indícios de que, com a sua vitória, teríamos um governo Lula com responsabilidade ambiental, outro ainda procura construir um discurso, existindo ainda aqueles que falam em estatizar bancos, reforma agrária etc.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Candidatos à presidência em 2010

Apenas para lembrar aos desavisados que os eleitores têm 9 candidatos à presidência da república e não 3, como querem algumas emissoras de TV que não divulgam informações de todos os candidatos, argumentando que está fazendo a corbeturna "das principais candidaturas".
Os candidatos são:
Rui Pimenta (PCO)
Dilma Rousseff (PT)
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL)
Marina Silva (PV)
José Maria de Almeida (PSTU)
José Serra (PSDB)
Levy Fidelix (PRTB)
José Maria Eymael (PSDC)
Ivan Pinheiro (PCB)

Não se renda ao discurso do voto útil. Lembre-se de que a eleição tem dois turnos.
Procure conhecer cada um dos candidatos, suas ideias e propostas e vote naquele que você considera a melhor opção para o futuro do País.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Propaganda eleitoral na Internet

Atenção candidatos que pretendem utilizar a Internet para fazer campanha eleitoral!
De acordo com o site do TSE (www.tse.gov.br) a legislação permite a propaganda eleitoral na internet desde o dia 6 de julho, sendo vedada a censura prévia, o anonimato e a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na rede. Na internet, a propaganda poderá ser feita em sítio do candidato, do partido ou coligação, com endereços eletrônicos informados à Justiça Eleitoral e hospedados, direta ou indiretamente, em provedor do serviço estabelecido no País.

Além disso, a propaganda eleitoral pela internet poderá ser feita por e-mails transmitidos para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação. A propaganda poderá ser feita também através de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer cidadão.

No entanto, as mensagens eletrônicas remetidas pelo candidato, partido ou coligação, por qualquer meio, deverão conter mecanismo que permita que o destinatário solicite seu descadastramento. A partir da chegada desse pedido, o responsável pelo envio da mensagem tem prazo de 48 horas para retirar o nome de sua listagem. As mensagens eletrônicas enviadas ao destinário que pediu sua saída do cadastro, após o fim desse prazo de 48 horas, sujeitam os responsáveis à multa de R$ 100,00 por mensagem transmitida. 

A Resolução 23.191 do TSE, que trata da propaganda eleitoral e das condutas vedadas na campanha de 2010, proíbe, ainda que de forma gratuita, a propaganda eleitoral em sítios de empresas, com ou sem fins lucrativos, e em sítios oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal ou municípios.

A violação dessa regra sujeita o responsável pela propaganda irregular e seu beneficiário, quando for comprovado seu prévio conhecimento do fato, a uma multa que varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O IDEB e o oportunismo político

Na tarde desta terça-feira (06/07) o Senador Mão Santa (PSC-PI) lamentava o baixo desempenho apresentado pelo estado do Piauí no IDEB, fazendo referência a nota 3,0 obtida pelo estado na avaliação do ensino médio e que foi a pior nota entre todos os estados do Brasil.
Aproveitando a oportunidade, a Senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) fez duras críticas à ex-governadora Wilma de Faria (PSB-RN) e ao atual governador Iberê Ferreira (PSB-RN), afirmando que o estado do Rio Grande do Norte, que obteve nota 3,1 para o ensino médio, apresentou uma das piores notas no IDEB para este nível de ensino.
Para a Senadora, os resultados positivos obtidos no estado do RN estão nas séries iniciais do ensino fundamental e são frutos da dedicação apresentada por alguns prefeitos.
A Senadora destacou a realidade de Mossoró, com nota 4,4 para as séries iniciais (até o quinto ano), e afirmou que contribuiu para este resultado no período em que esteve à frente da gestão municipal.
Convenientemente, a senadora esqueceu de falar sobre os resultados apresentados pelas escolas públicas municipais para as séries finais do ensino fundamental (nono ano). As escolas municipais de Mossoró obtiveram nota 2,9 para este nível de ensino, enquanto que as escolas estaduais de Mossoró obtiveram nota 2,8.
Se considerarmos que os alunos que estavam no nono ano do ensino fundamental em 2009 começaram a frequentar a escola quando Rosalba ainda era prefeita de Mossoró (o que não acontece com os alunos do quinto ano, que iniciaram suas atividades educativas já na gestão de Fafá), fica fácil concluir que o trabalho da Senadora Rosalba a frente da prefeitura teve mais influência sobre os alunos das séries finais (com pior desempenho), do que sobre os alunos das séries iniciais.
O que os resultados do IDEB deixam claro é que a educação do Rio Grande do Norte ainda tem um longo camnho a percorrer para atingir os padrões mínimos desejáveis.
Na verdade, não consigo perceber no trabalho da Ex-governadora Wilma de Faria, nem no trabalho do seu sucessor, ações que apontem para uma mudança na atual realidade.
Da mesma forma, não vejo nas últimas gestões do município de Mossoró (Rosalba e Fafá) ações que modifiquem a realidade das escolas públicas municipais.
Tanto os professores da rede estadual de educação, quanto os professores da rede municipal, recebem salários que não dignificam a profissão. Esses profissionais não têm um plano de carreira decente., que os estimule a se qualificar buscando uma pós-graduação. As atuais condições de trabalho dos professores não estimulam os bons alunos do ensino médio a buscarem a profissão docente. Preferem prestar vestibular para Direito, Medicina ou Engenharia (Porque será?).
Diferente da Senadora Rosalba, não vejo razões para comemorar uma nota 4,4 para as séries iniciais e uma nota 2,9 para as séries finais do ensino fundamental.
Oferecer educação de qualidade é um grande desafio para a gestão pública. Nesse sentido, tenho dúvidas se essas pessoas que já ocupam cargos de comando a tantos anos e que estão, novamente, reivindicando uma oportunidade, serão capazes de vencer esse desafio.