Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras

Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget

Número de homicídios em Mossoró no ano de 2013

Até o momento, foram registrados 133 homicídios na metrópole do futuro.
Alguém acredita que nossas autoridades (Prefeita, Governadora, Vereadores etc.) estão preocupadas com isso?

Quem sou eu

Minha foto
Em um relacionamento divertido com o conhecimento, a vida, a família e a profissão docente.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

É possível acreditar em uma candidata que não mostra sua verdadeira face nem em uma foto?
Pode não parecer, mas essa é Rosalba Ciarlini. Candidata do DEM ao governo do RN.
Haja fotoshop.

terça-feira, 29 de junho de 2010

O uso da tecnologia no futebol

Diante dos inúmeros erros cometidos pela arbitragem nos jogos da Copa do Mundo de 2010, mais uma vez veio à tona a discussão sobre o uso da tecnologia como recurso para auxiliar os árbitros em lances polêmicos.
Apenas na fase de oitavas de final dessa copa 3 jogos foram decisivamente influenciados por erros da arbitragem.
O jogo entre Argentina e México estava empatado quando o atacante Tevez fez um gol completamente irregular, que modificou todo o desenho da partida a favor da Argentina.


A Seleção da Inglaterra perdia o jogo para a Alemanha por 2 a 1, quando fez um gol que não foi visto por árbitro ou bandeirinha. Esse gol poderia modificar completamente o andamento da partida a favor da Inglaterra. Ao voltar para o segundo tempo com um resultado adverso o time inglês foi obrigado a se expor em busca do empate e acabou sofrendo mais 2 gols que classificaram a Alemanha;
A seleção da Espanha bateu a seleção de Portugal por 1 a 0, com um gol irregular. Até aquele momento a seleção de Portugal não havia sofrido um único gol em toda a copa, mesmo tendo enfrentado adversários como o Brasil e a Costa do Marfim.   
Ao longo das últimas décadas o futebol deixou de ser apenas um esporte e se transformou em um negócio. Um grande negócio por sinal. Patrocinadores investem fortunas para ver suas marcas sendo representadas por clubes ou seleções.
Clubes investem quantias elevadas na contratação de bons jogadores na tentativa de obter títulos e retorno financeiro.
A perda de um jogo, muitas vezes, representa mais que a perda de um campeonato. Representa a perda milhões de dólares em investimentos.
Apesar disso, a FIFA sempre apresentou um comportamento extremamente conservador com relação ao uso de recursos tecnológicos na análise de lances polêmicos.
Há quem concorde com a FIFA, afirmando que essa polêmica faz bem para o futebol.
Acho que o futebol se tornou um negócio sério demais para ser tratado dessa forma. As discussões dos torcedores não devem girar em torno dos erros da arbitragem e sim dos gols e das belas jogadas.
Somente após a enxurrada de erros ocorridos nessa copa a FIFA se pronunciou favoravelmente a uma discussão acerca do uso da tecnologia nos jogos de futebol.
Esperamos que esse comportamento conservador seja deixado de lado e que a tecnologia, tão presente nos mais variados aspectos da vida, comece a fazer parte do mundo do futebol.  

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pastores gays fundam igreja evangélica

A Igreja Cristã Contemporânea foi fundada no Rio de janeiro em 10/09/2006 pelo Pastor Marcos Gladstone.
De acordo com o pastor Marcos Gladstone a igreja nasceu do amor entre ele e o Pastor Fábio Inácio, com o propósito de levar o amor de Deus a todos, sem preconceito.
Marcos Gladstone e o pastor Fábio Inácio se conheceram em maio de 2006 e, três anos depois, em 20 de novembro de 2009, oficializaram a união com uma cerimônia religiosa.

Contrariando o discurso dominante em muitas igrejas evangélicas, a Igreja Cristã Contemporânea afirma que não diferencia pessoas por questões de beleza, cor, raça, gênero, status social ou financeiro e nem orientação sexual.
de acordo com o site da igreja, "O maior número de homossexuais na igreja se dá em razão, simplesmente, destes serem banidos das outras igrejas. Os religiosos homofóbicos excluem, mas nós incluímos."

Para saber mais: http://www.igrejacontemporanea.com.br/j15/index.php


domingo, 27 de junho de 2010

O tradicional e o sucesso momentâneo no Mossoró Cidade Junina

"Fenômeno da música baiana é atração de hoje no Cidade Junina"
É com esse título que o site da prefeitura de Mossoró anuncia a presença de uma banda de Axé no Mossoró Cidade Junina.
De acordo com o site da prefeitura "A banda Parangolé, que é sucesso por todo o Brasil com a música "Rebolation" faz show hoje na Estação das Artes, e a promessa é de novo recorde de público neste último sábado de festejos."
Ao investir neste tipo de atração a prefeitura faz uma opção clara pelo que é sucesso momentâneo em detrimento de atrações que poderiam fortalecer uma tradição verdadeiramente junina para o evento que se intitula Mossoró Cidade Junina.
Ao que parece, e o próprio site confirma isso, a preocupação dos organizadores é atrair o público a qualquer custo, sem a mínima preocupação em construir uma identidade para o evento relacionada com os festejos juninos.

Apesar de apresentações interessantes como o Chuva de bala no país de Mossoró, o Festival de repentistas do Nordeste e o Festival de quadrilhas, o Mossoró Cidade Junina perde uma imensa oportunidade de fortalecer a cultura e a tradição nordestina junto às novas gerações, pois muitas das grandes atrações do evento em nada se relacionam com a tradição junina.

Política em Mossoró: um caso de família

Apesar de suas grandes potencialidades, Mossoró tem seu o crescimento econômico e o seu desenvolvimento social limitados pelo interesse de uma família que, há décadas, administra a cidade com foco nos seus interesses e de seus correligionários.
Ao longo das duas últimas décadas essa família abarrotou os órgãos municipais com servidores que não prestaram concurso público, montando uma estrutura administrativa cara e ineficiente, que serve apenas para saciar os anseios dos seus cabos eleitorais.
Infelizmente, as perspectivas não são animadoras, pois, ao invés de estarmos revertendo esse quadro, corremos o risco de ver esse grupo político, tão nocivo para o povo mossoroense, tomar conta do governo do Estado do Rio Grande do Norte a partir da próxima eleição.
Até quando o crescimento econômico e o desenvolvimento social de Mossoró ficará limitado pelos interesses de uma família?

sábado, 26 de junho de 2010

Expediente no judiciário

Vejam este post do blog do Tio Colorau com data de 23 de junho de 2010 (quarta-feira):


"No Poder Judiciário estadual o expediente da semana encerrou hoje às 14h30. Amanhã será feriado de São João e na sexta-feira será feriado em razão do jogo da seleção brasileira.
Os magistrados e serventuários voltam ao batente na segunda-feira, mas param novamente na terça-feira, feriado de São Pedro.
E se o Brasil for o primeiro do grupo, o expediente da segunda-feira não será integral.
OBS. Na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho não deverá ser muito diferente."

Apesar dos altos salários recebidos pelos servidores do poder judiciário, estes profissionais continuam demonstrando uma total falta de respeito para com a população.
Por mais que a sociedade critique a lentidão com que os processos são julgados, os servidores do judiciário continuam agindo como se não tivessem obrigações para com a população que paga seus salários. Feriado por causa do jogo da seleção brasileira?
É inacreditável.
Até quando a população irá aguentar tanta falta de respeito?
Enquanto isso os processos se acumulam e essa morosidade ajuda a manter criminosos impunes e faz com que o cidadão de bem passe a acreditar que não existe justiça em nosso país.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Quem quer ser professor?

Em uma entrevista com um agricultor, o repórter do programa Globo Repórter perguntou: O que você espera para o futuro dos seus filhos?
O agricultor responde: Dizem que pobre não pode sonhar muito alto. Então, que eles sejam, pelo menos, professores.
As palavras desse agricultor mostram a percepção que as pessoas têm acerca da profissão docente. Uma profissão menor, para quem não pode sonhar muito alto, portanto, sem necessidade de uma maior valorização.
Em países como a Coreia, a educação é vista como fator de desenvolvimento econômico e social. O resultado disso é uma educação de qualidade, com professores valorizados. Assim, a Coreia conseguiu atingir um padrão de desenvolvimento que, há muito tempo, espera-se que o Brasil consiga atingir.
São necessárias ações que promovam efetivamente a valorização dos docentes, que devem se refletir, dentre outras coisas, na elaboração de políticas públicas que objetivem a valorização do professor, através de planos de carreira, melhores salários, condições adequadas de trabalho e um processo de formação continuada que veja a formação inicial, promovida no interior dos cursos de licenciatura, apenas como o início de um processo que deve se desenvolver por toda a vida do professor, haja vista que o desenvolvimento desses elementos pode contribuir para que a profissão docente passe a ser encarada como uma profissão viável social e economicamente, tornando-se mais atraente para os jovens que, atualmente, estão evitando-a no momento em que escolhem a sua área de atuação profissional, por não verem nessa profissão possibilidades de desenvolvimento pessoal.
Em qualquer discussão sobre os problemas enfrentados pelo país (miséria, violência, desemprego, problemas ambientais etc), a educação é apresentada como elemento fundamental para a solução desses problemas. Ficam então os questionamentos: será possível reverter a situação em que o Brasil se encontra enquanto o país, seus estados e municípios continuarem tratando a educação e os professores dessa forma? Quando a sociedade brasileira oferecerá à educação e aos educadores o tratamento que merecem?
E você, leitor, seja você professor ou não, já parou para refletir sobre como os políticos que você ajudou a eleger percebem a importância da educação e do educador? Se você ainda não fez isso, é bom começar a fazer, pois são esses políticos que definem as políticas educacionais do seu país, do seu estado e do seu município e, conseqüentemente, o salário dos professores, as suas condições de trabalho e a qualidade da escola em que você ou seu filho estuda. A qualidade dessa escola mostra o quanto nossos políticos (presidente, governadores, prefeitos, vereadores, deputados e senadores) valorizam a educação do povo brasileiro.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dinheiro na cueca


Em 8 de julho de 2005, o então assessor do PT José Adalberto Vieira da Silva foi preso no aeroporto de Congonhas (São Paulo) com quase meio milhão de reais. Uma parte do valor (US$ 100.559,00) que seria destinada ao partido estava escondida na sua cueca, peculiaridade que o colocou no anedotário político.
Cinco anos depois, José Adalberto vive a expectativa de reaver o dinheiro apreendido. Como estratégia, declarou o montante à Receita e foi multado em R$ 200 mil.
Sua esperança agora é retomar o dinheiro: "Eu hoje sobrevivo, não tenho grandes débitos, mas também não tenho dinheiro na poupança. Vamos ver o que a Justiça decide. Não tenho expectativa de quando isso vai se encerrar, mas de que o dinheiro vai voltar para mim". 

Fonte: Folha.com 

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dilma ultrapassa Serra em pesquisa do IBOPE

Pesquisa Ibope para a eleição presidencial, divulgada nesta quarta-feira (23) em Brasília, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato José Serra (PSDB) e 9% da candidata Marina Silva (PV). Votos brancos e nulos somam 6%. Não responderam 10% dos entrevistados.
Se somarmos os dados dessa pesquisa com o fato de que o Governo Lula tem a menor avaliação negativa da história podemos concluir que a situação de José Serra está se complicando mesmo antes de a campanha eleitoral passar a ser o centro das atenções (o que deverá ocorrer após a copa do mundo).
Apesar da ampla exposição na mídia, José Serra vê sua principal adversária passar a sua frente nas pesquisas pela primeira vez.
O nível de desconhecimento do eleitor brasileiro se revela na pesquisa espontânea, onde Lula  (que não pode se candidatar) aparece com 9%, Dilma tem 22%, Serra tem 16%, e Marina tem 3% e o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 1%. Brancos e nulos somam 7%, e 40% não sabem.
o desconhecimento do eleitor também se revela pela ausência de intenções de voto para o candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
Será que ninguém irá votar nele ou as pessoas não sabem que ele é candidato?
Nesse novo cenário, as esperanças de José Serra estão voltadas para o elevado percentual de eleitores que ainda não sabem em quem irão votar (40,0%)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ficha limpa

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, nesta quinta-feira (10), que a Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada já nas eleições de outubro deste ano.
A nova lei estabelece que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis. Também amplia prazos de inelegibilidade de três para oito anos.
Com a aprovação dessa lei o poder judiciário tem a oportunidade de contribuir para a promoção de uma verdadeira limpeza na política brasileira. Para isso, é fundamental que os profissionais que atuam nesse poder procurem prestar um serviço condizente com os altos salários que recebem, mnimizando a morosidade com que os processos contra políticos são julgados.   

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A prática de esportes no IFRN-Campus de Mossoró


Com a confirmação de que o Brasil será sede dos Jogos Olímpicos de 2016, diversos especialistas passaram a apresentar argumentos em defesa do incentivo à prática esportiva nas escolas como forma de descobrir novos talentos e favorecer a construção da cidadania das novas gerações.


Infelizmente o IFRN-Campus de Mossoró ainda não percebeu a importância da prática de esportes para os seus alunos e isso fica evidente quando observamos a situação do seu campo de futebol e da sua piscina.


A situação do campo de futebol é mais precária do que a condição física dos jogadores do time de servidores. Parece mais um campo minado.


Quantos servidores já tiveram que passar por cirurgias por terem se lesionado em um dos inúmeros buracos do campo de futebol?


Durante o ano de 2009, tentei fazer uso da piscina junto com outros professores e alunos, mas, muitas vezes, a piscina se encontrava demasiadamente suja.


Apesar da sujeira, o que me levou a desistir definitivamente de freqüentar a piscina foi o fato de que, em um determinado dia, um indivíduo pulou o muro do Campus e tentou furtar alunos e professores que lá se encontravam.


Tal fato demonstrou a total falta de segurança neste setor da instituição.


Por falar em segurança, é possível perceber o respeito com que as dependências destinadas à prática esportiva nesta instituição são tratadas quando observamos a cerca elétrica, que foi colocada apenas no perímetro em que estão as salas de aula, deixando de fora o campo de futebol e a piscina.


Durante a SEMADEC, um dos eventos mais populares da instituição, a falta de cuidados com a prática esportiva também é evidente.


Apesar de saberem que haveria jogos no campo na manhã desta segunda-feira (21/06), o campo não possuía ao menos as marcações de cal.


Os jogos de campo do período da tarde atrasaram por falta de bolas. Alguns alunos estavam inconformados, pois queriam que eles jogassem com uma bola que, segundo eles afirmaram, era uma bola de basquete.


Depois de algum tempo, trouxeram um bola que parece ser a única bola de futebol de campo da instituição.


Gostaria de concluir essa postagem com duas perguntas:


Uma instituição com um orçamento capaz de fazer inveja à maioria das instituições de ensino públicas de Mossoró não possui recursos para adquirir bolas de futebol e produtos para a limpeza de uma piscina?


Será que o campo de futebol e a piscina receberiam esse tratamento se tivessem sido construídos na entrada da instituição?

domingo, 20 de junho de 2010

A guerra dos mensalões


Ao longo dos últimos 5 anos, PT, PSDB e DEM travam uma disputa ferrenha para decidir qual partido é responsável pelo maior mensalão.

Em 2005, o “ilustríssimo” Deputado, Roberto Jefferson, revelou as entranhas do PT e desencadeou a maior crise política do governo Lula.

A resposta do eleitorado brasileiro foi a reeleição de Lula.

Depois veio o escândalo do mensalão do PSDB mineiro e os petistas respiraram aliviados (Não somos os únicos pegos com a mão na massa, quer dizer, com dinheiro na cueca, em malas e outros locais que nem ouso imaginar).

Em 2009, foi a vez do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), ser flagrado em um vídeo recebendo propina.

Para quem estava cotado para ser o vice de Serra, apontado como uma referência da competência dos Democratas, foi uma tragédia.

Diante desse quadro, faço a seguinte pergunta:

Para um eleitor sério, realmente importa quem desviou mais?

Evidente que não.

O que o eleitor deveria levar em consideração é que pessoas que se apresentaram à nação afirmando que são honestas e capazes de zelar pelo interesse público fizeram uso dos seus mandatos para obter vantagens pessoais em detrimento dos interesses da população.

Infelizmente, os resultados das pesquisas que analisam a preferência dos eleitores demonstram que parte significativa da população não se preocupa com isso. Estão conformados com idéias como: “fulano rouba, mas faz”.

O eleitor precisa perceber que existem outras opções além desses grupos políticos. É preciso ter coragem para buscar alternativas e mostrar a quem se acostumou a se locupletar com o dinheiro público que não nos conformamos com esse estado de coisas.

Relações perigosas: Flamengo, Patrícia Amorim e José Serra


A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, usando uniforme com a marca oficial do clube, foi a um restaurante do Rio de Janeiro para assistir ao primeiro jogo da seleção brasileira junto com político do seu partido PSDB, o candidato tucano José Serra, apesar do estatuto do clube proibir esse tipo de manifestação.

Em um evento em que deixava transparecer que comparecia como Presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Patrícia Amorim posou para fotos entregando camisa personalizada do clube a José Serra. A camisa, que tinha o número 45 às costas e o nome de Serra (sic), ainda era do terceiro uniforme do Flamengo, que estranhamente ostenta as cores do PSDB: Azul e Amarelo.

Patrícia Amorim, que parece desconhecer o estatuto do próprio clube que dirige, se comportou como se fosse um apoio oficial da instituição Flamengo à candidatura de Serra.
Cabe lembrar à ex-nadadora olímpica que o artigo 24, parágrafo XIII do estatuto do Flamengo diz:
Art. 24 – Ao sócio, além de outros deveres previstos neste Estatuto, impõem- se:
XIII – abster-se de usar ou envolver o nome do FLAMENGO em campanha, de qualquer natureza, estranha aos objetivos do Clube.
Lembrando ainda que o presidente do Flamengo é, sobretudo um sócio, e mais do que ninguém é obrigado a respeitar o estatuto do clube.

Além de desrespeitar o estatuto nesse caso, não é a primeira vez que Patrícia confunde sua vida política pessoal com suas atribuições como presidente do clube com a maior torcida do país, o episódio da escolha da camisa azul e amarela gera muita polêmica na torcida, que é o maior patrimônio do clube. A desculpa de homenagear a origem do remo só faria sentido se o uniforme fosse azul e dourado, afinal essas eram as primeiras cores que os remadores ostentaram a partir de 1895, ano de fundação do clube. Aproximar dourado de amarelo é forçar a barra, ela quis usar as cores que ela costuma usar em suas campanhas políticas.

Fonte: Luiz Nassif Online

Nota do Blog: O tempo passa e nada muda no Flamengo. Quem assume a presidência do clube faz uso da popularidade do Flamengo apenas para obter benefícios políticos e econômicos.
Lembram do Edmundo Santos Silva?

sábado, 19 de junho de 2010

O PSOL e a grande mídia

Mais uma vez, a grande mídia brasileira atua de forma parcial na cobertura das eleições presidenciais.
Desde 1989, com uma cobertura tendenciosa do último debate entre os candidatos Fernando Collor e Lula, que claramente favoreceu a eleição de Collor, alguns dos principais meios de comunicação procuram alinhar a opinião do eleitor aos seus interesses e aos interesses dos seus financiadores.
Ao longo dos últimos meses, os candidatos do PSDB, PT e PV vêm sendo apresentados diariamente à população brasileira através dos mais diversos meios de comunicação (TV, jornais, revistas etc.).
A impressão que se cria é que existem apenas três candidatos à presidência da república - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).
Na verdade, temos, pelo menos até o momento, quatro candidatos à presidente, já que, além os três candidatos citados, podemos contar com a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
Porém, a população ainda não conhece o candidato, já que, até o momento em que escrevo este post, a grande mídia ainda não falou sobre sua candidatura.
Nesta quinta-feira (17/06), o senador José Nery (PSOL-PA) acusou a imprensa nacional de desconsiderar a existência da candidatura de Plínio de Arruda Sampaio à Presidência da República pelo PSOL.Para o Senador, os veículos de comunicação, quando não concedem o mínimo de isonomia na cobertura das eleições presidenciais, "tentam enganar os brasileiros dos mais diversos estados".
Caminhando na contramão das principais emissoras de TV, a Rede TV, apresentará uma entrevista com o candidato do PSOL no programa É notícia, apresentado por Kennedy Alencar, neste domingo (20/06) a partir da 00h15min.
Apesar do horário, finalmente a população brasileira poderá conhecer as propostas de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Literatura de luto com a morte de José Saramago

Morreu nesta sexta-feira (18), o escritor português José Saramago, aos 87 anos. Suspeita-se que Saramago sofria de problemas respiratórios.


Autor de obras consagradas como: O evangelho segundo Jesus Cristo (1991) e Ensaio sobre a lucidez (2004), Saramago conquistou o Prêmio Nobel da Literatura em 1998, com a obra Ensaio sobre a cegueira (1995).

Com a morte de Saramago, a literatura portuguesa perde um de seus mais lúcidos representantes.

"Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia." (José Saramago)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Críticas ao Estatuto da Igualdade Racial

Depois de ser aprovado pelo senado, o estatuto da Igualdade Racial recebeu inúmeras críticas dos movimentos sociais. 
Para Jacira Silva, coordenadora do Movimento Negro Unificado, o Estatuto da Igualdade Racial é um instrumento legal importante, mas perdeu a força por deixar de fora pontos importantes para o movimento negro, como as cotas nas universidades e nos partidos políticos, as políticas para a saúde negra e da questão da posse da terra para comunidades remanescentes de quilombos.
Para ela, o texto aprovado, que vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é uma versão descaracterizada do texto original. “Em nome da negociação se chegou a essa versão final. Como instrumento legal é muito importante, mas se retirou quatro ou mais itens que eram a espinha dorsal do estatuto. É uma ação na contramão da política do governo”, analisou.

Para alguns coordenadores de movimentos sociais voltados para a questão da igualdade racial, todos os parlamentares devem aprovar as leis que estão em tramitação no Congresso Nacional, como a que diz respeito a cotas raciais nas universidade, para preencher as lacunas deixadas pelos pontos que ficaram de fora do estatuto.

Senado aprova estatuto da Igualdade Racial


Por acordo partidário, com votação simbólica dos líderes, o Plenário do Senado aprovou no início da noite, em sessão extraordinária, o Estatuto da Igualdade Racial. O projeto, que tramitou por sete anos no Congresso, será enviado imediatamente à sanção do presidente da República. O Senado suprimiu um artigo que previa cotas para negros nas universidades federais e escolas técnicas públicas.
O projeto havia sido votado no início da tarde pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde também houve acordo. A proposta (PLS 213/03) foi apresentada em 2003 pelo senador Paulo Paim (PT-RS). 
Demóstenes Torres, que relatou a matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), foi indicado pelo presidente do Senado, José Sarney, para apresentar parecer em nome das outras comissões por onde a matéria tramitou. No seu parecer, a palavra "raça" foi substituída por "etnia". Demóstenes ponderou que a ciência já mostrou que não há raça negra, branca ou amarela, mas sim raça humana. "A diferença entre dois homens de cor diferente, conforme a ciência, não chega a 0,005 por cento", disse. Demóstenes informou ainda que decidiu suprimir as expressões "cotas raciais", por entender que devem existir cotas sociais. A questão está sendo tratada em outro projeto.
Fonte: Agência Senado

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Marina afirma que Lula não precisa de continuador

Em sabatina relalizada pelo UOL e pela Folha de São Paulo, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não precisa de um continuador.
Para a senadora, Lula não precisa nem “de um opositor, que faz oposição por oposição e não reconhece as conquistas, nem de um continuador que ache que está tudo bem e é só continuar”, numa clara referência aos adversários Serra e Dilma. “Lula precisa de um sucessor para agregar conquistas e apontar novas direções”, disse.
Questionada sobre o seu discurso de que está na hora do Brasil eleger uma mulher para presidente, Marina disse que o certo seria fazer a pergunta ao contrário: “Por que ainda não elegemos uma presidente se elas são mais da metade da população? As mulheres são igualmente capazes e competentes”, disse a senadora, que não apontou diferenças entre ela e a candidata petista, jogando a responsabilidade no eleitorado.

CBF oficializa veto ao Morumbi

Agora é oficial. O projeto do Morumbi para ser uma das sedes da Copa de 2014 está vetado. Assim, a cidade de São Paulo fica, ao menos provisoriamente, sem um estádio para receber o próximo Mundial, que será disputado no Brasil.

O São Paulo Futebol Clube não conseguiu dar as garantias financeiras para colocar em prática o projeto aprovado pela Fifa, cujo valor estimado é R$ 630 milhões e permitiria ao Morumbi receber a partida de abertura da Copa. O clube mandou um novo projeto, mais barato, no valor de aproximadamente R$ 265 milhões e apto a receber jogos até as oitavas de final. A Fifa se negou a examiná-lo.

Mais informações em: www.cbf.com.br

terça-feira, 15 de junho de 2010

Começam hoje (15/06) as inscrições para o PROUNI

Entrou no ar na noite desta segunda-feira (14) o site do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece, neste semestre, 60.488 bolsas de estudo integrais e parciais em 1.255 instituições de todo o país. As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h desta terça (15) e seguem até as 23h59 do dia 19 de junho.

São elegíveis para as bolsas totais os "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário-mínimo e meio", segundo a portaria publicada pelo MEC (Ministério da Educação). No caso do abatimento parcial das mensalidades de 50% e de 25% , podem se inscrever "brasileiros não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até três salários-mínimos". De acordo com o MEC, são 39.113 bolsas integrais e 21.375 parciais.

Para mais informações acesse o site: http://siteprouni.mec.gov.br/

Brasil inicia campanha rumo ao hexa

Chegou o dia!

Nesta terça-feira (15/06), às 15h:30min, a seleção brasileira fará a sua estréia na copa do mundo de 2010 contra a Coreia do Norte.

Apesar da críticas ao Dunga, considero o time brasileiro muito bom. A seleção brasileira apresenta bastante equilíbrio entre defesa, meio campo e ataque, com um sistema defensivo consistente, um meio campo que alia um bom poder de marcação com a capacidade para criar e contra atacar, além de um ataque que une força e habilidade.

Dunga conseguiu afastar da seleção todos os jogadores que, em 2006, não respeitaram o torcedor brasileiro. Assim, optou por montar um time sem tantas estrelas, mas com bons jogadores, que apresentam um alto nível de comprometimento.

Espero que dê certo, para que a seleção de 2010 sirva de exemplo e que, em outras copas, o Brasil não fique refém de jogadores como Ronaldo, Ronaldinho gaúcho e Adriano, como ocorreu em 2006.


Cristovam defende acesso público a gastos de campanha


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (14), a aprovação pelo Congresso Nacional de um projeto "Conta Limpa", semelhante ao "Ficha Limpa", recentemente aprovado. Por essa lei, todos os candidatos a cargos eletivos ficariam obrigados a divulgar detalhadamente seus gastos de campanha.
Cristovam assinalou que, para que os eleitores possam fiscalizar os dispêndios dos candidatos, será necessário primeiro que se crie lei fixando os limites de gastos nas campanhas para cada tipo de cargo político - vereador, prefeito, deputado estadual ou distrital, governador, senador e presidente da República.

- A possibilidade de gastar de maneira ilimitada faz com que muitos candidatos com ficha limpa não estejam ganhando democraticamente - alertou

Cristovam considerou ainda necessário, para tornar efetiva a medida de transparência dos gastos de campanha, a abertura do sigilo bancário dos candidatos e a divulgação dos nomes dos doadores de recursos para as campanhas eleitoras. 


Fonte: Agência Senado

Nota do Blog: Com a aprovação desse projeto a população iria poder entender porque determinadas empresas ganham tantas licitações.

CQC chega ao centésimo programa

Nesta segunda-feira o programa custe o que custar (CQC) chega ao seu centésimo programa. Parabéns para a turma do CQC, que consegue fazer humor estimulando as pessoas a refletir, entre outras coisas, sobre a qualidade dos políticos brasileiros e como esses políticos atendem aos interesses da nação.


No programa de hoje (14/06), o deputado federal Nelson Trad, do PMDB/MS (Foto acima), agrediu a equipe do programa que estava no Congresso Nacional na última quarta-feira, dia 9.

Tudo começou após o digníssimo deputado ser abordado pela equipe, que fazia uma reportagem sobre abaixo-assinados no Congresso Nacional. A produção colocou uma moça para recolher assinaturas de congressistas, que assinavam prontamente sem se certificar do que estavam assinando. Trad apenas colocou a aprovação dele em um pedido para inclusão de um litro de cachaça no Bolsa Família.

Ao ser informado para quê servia sua assinatura, o deputado ficou, digamos, nervoso, e xingou a equipe.

domingo, 13 de junho de 2010

PT oficializa a candidatura de Dilma em megafesta direcionada às mulheres

O PT lançou oficialmente neste domingo (13) Dilma Rousseff à Presidência da República com o claro objetivo de valorizar o fato de a candidata ser mulher, mãe e a escolhida do presidente Lula à sucessão. “Chegou a hora de uma mulher governar este país. Nós mulheres nascemos com o sentimento de cuidar, amparar e proteger. Somos imbatíveis na defesa da nossa família e dos nossos filhos”, disse.

A petista fez todo seu discurso reforçando a ideia de continuidade do governo Lula em áreas de segurança, transporte público, infra-estrutura. Citou programas do governo federal como o Minha Casa, Minha Vida e disse ser a pessoa que sabe como ampliar os benefícios de cada um deles.

“O tabu mais importante que derrubamos foi o de que era impossível governar para todos os brasileiros”, disse a ex-ministra da Casa Civil. E completou dizendo que a maioria dos presidentes que vieram antes governava para um terço da população e tratava o restante como resto. A petista falou do país como uma casa e tratou os brasileiros como filhos que não poderiam ser abandonados.

Esse discurso enfatizando o fato de ser mulher e mãe é antigo. Parece até que estamos em uma capanha para prefeito (a) de Mossoró.

A esclerose da democracia

A eleição presidencial de 1989 foi um momento esperado há muitos anos por todos os brasileiros. Finalmente o povo iria às urnas escolher através do voto direto, seu presidente. Talvez por conta da novidade, o país podia escolher entre 22 nomes.
Os eleitores tinham opções que percorriam todo o lastro ideológico, de Paulo Maluf (PDS) a Lula (PT), passando por Ulysses Guimarães, Enéas, Collor, Mário Covas e Brizola.
Até Silvio Santos tentou ser candidato, mas teve sua condidatura impugnada.
Ao que parece, as eleições presidenciais de 2010 serão marcadas pela ausência de idéias explicitamente contrastantes.
Partidos como Democratas e PMDB preferem se aliar aos potenciais vencedores e usufruir das benesses de uma possível vitória dos seus candidatos
É uma vergonha ver partidos com enorme peso eleitoral em todo o país vivendo das migalhas do PT e do PSDB.
Alguém precisa avisar a esses partidos que existe segundo turno. Eles podem lançar um candidato e, caso não consigam ir para o segundo turno, podem voltar correndo para baixo das asas do PT/PSDB.
Por falar neles, os dois candidatos que lideram as pesquisas mais parecem atores do que políticos. Dirigidos por seus marqueteiros, fingem uma simpatia que claramente não possuem. Tudo programado para agradar ao eleitor médio.
Autenticidade?
Talvez a gente encontre um pouco disso na Marina. Vamos esperar para ver.
É uma pena que candidatos como Ciro Gomes, Cristovam Buarque e Heloísa Helena não irão disputar essas eleições.
A falta de pluralidade de idéias pode levar ao que Ciro Gomes definiu como "uma esclerose precoce da nossa democracia", já que as alternâncias de poder (quando ocorrem) pouco representam em termos de mudanças concretas.

sábado, 12 de junho de 2010

Dica de filme para o dia dos namorados

Romançe
Um belo filme que demonstra toda a qualidade do cinema brasileiro, com excelentes atuações de Wagner Moura e Letícia Sabatella.
Vale à pena assistir

Ana (Letícia Sabatella) e Afonso (Wagner Moura) são dois jovens atores que se apaixonam durante a montagem teatral de Romance de Tristão e Isolda. Ao mesmo tempo que recriam a história deste casal mítico que está na origem de todos os casais românticos, eles tentam descobrir para si próprios uma nova forma de se relacionar.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pessoas obesas poderão ocupar dois assentos em transporte coletivo

Boa notícia para pessoas com obesidade mórbida.
As pessoas com obesidade mórbida poderão passar a ter direito a assento reservado nos sistemas de transporte público coletivo rodoviário, ferroviário, aéreo ou hidroviário. A determinação está prevista em proposta aprovada nesta quinta-feira (10) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e que será ainda analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), em decisão terminativa, antes de ser enviada para votação na Câmara.

Ex-deputado é condenado a 21 anos de prisão por pedofilia

O ex-deputado estadual e médico Luiz Afonso Proença Sefer foi condenado e teve a prisão decretada na manhã desta terça-feira (08) por abusar sexualmente de uma menina de nove anos. A pena de 21 anos foi determinada pela juíza Maria das Graças Alfaia Fonseca, titular da Vara Penal de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Belém (PA).

Segundo a denúncia oferecida por representantes do MPE (Ministério Público Estadual), em 2005 Sefer teria “encomendado” uma menina menor de idade do interior do Pará, “na faixa etária de oito a nove anos”. A justificativa seria a de que ela faria “companhia a uma criança” na casa do ex-deputado.

A denúncia afirma ainda que a menina foi trazida de Mocajuba e entregue ao médico, que, após dois dias, passou a abusar sexualmente dela, além de agredi-la e obrigá-la a ingerir bebida alcoólica. As práticas teriam se repetido por quatro anos seguidos.

Segundo nota divulgada no site do TJ- PA (Tribunal de Justiça do Pará), no interrogatório feito à juíza, Sefer negou a autoria do crime. Ele alegou que a menina foi trazida para sua casa para estudar e que as acusações seriam “uma atitude inconsequente da vítima e uma estratégia desta para não retornar ao município de Mocajuba”. O ex-deputado afirmou que vinha planejando mandá-la de volta por "mal comportamento”.

Na sentença, a juíza também determinou o pagamento de indenização por dano moral, no valor total de R$120 mil.

O ex deputado foi investigado no início do ano passado durante a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da pedofilia de Brasília e acabou renunciando ao cargo.

Fonte: R7.COM

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Debate sobre royalties entra pela madrugada

A polêmica questão dos royalties do petróleo travou a votação dos projetos do pré-sal no Senado. Contrariando acordo firmado entre governo e oposição, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) resolveu apresentar uma emenda tratando da divisão da compensação financeira devida pelas empresas que exploram petróleo, o que tomou conta do debate. 

Até o momento (00h30), os senadores ainda não votaram nenhum dos dois projetos previstos para serem apreciados. Governistas e oposicionistas haviam concordado em votar na quarta-feira o projeto que cria o Fundo Social e estabelece o novo modelo de exploração de petróleo, além da proposta de capitalização da Petrobrás

Para evitar que o clima eleitoral contaminasse as discussões do marco regulatório, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), resolveu incluir na proposta do Fundo Social todos os artigos referentes ao modelo de partilha da produção, deixando a questão dos royalties para ser votada em novembro

Simon, entretanto, resolveu atropelar o acordo e anunciou no meio da tarde que iria apresentar sua emenda, que mantém a divisão da compensação de forma igualitária entre todos os Estados e municípios e joga para a União a responsabilidade de ressarcir os chamados Estados produtores. A emenda, se aprovada, reduziria fortemente o fluxo de receitas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que respondem por 90% da produção nacional de petróleo.

Fonte: O Estado de São Paulo
Nota do blog: Essa é uma discussão onde ninguém quer sair perdendo. Senadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Estados que se consideram produtores do petróleo localizado no pré-sal) lutam para que os seus Estados recebam todos os royalties referentes à produção na camada do pré-sal. Por outro lado, os senadores dos demais Estados defendem a idéia de que todos os Estados e Municípios do país devem se beneficiar desses royalties, afirmando que o petróleo do pré-sal está no oceano e o oceano pertence a toda a nação brasileira.

Copon eleva a taxa Selic para 10,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira elevar a taxa Selic para 10,25% ao ano, o que representa um aumento de 0,75 ponto porcentual. 

 Durou pouco o “sonho” da taxa de juros de países desenvolvidos por aqui. No ano passado, a Selic entrou em uma trajetória de queda por conta da crise internacional. A economia precisava de estímulos e o corte nos juros fez parte do pacote de socorro. A Selic, então, caiu de 13,75% em setembro de 2008 para 8,75% em julho de 2009, patamar em que permaneceu até a reunião de abril deste ano, quando voltou a ser elevada em 0,75 ponto percentual pelo Copom.

Ao elevar a taxa Selic o Copon espera manter a inflação sob controle, pois juros maiores contribuem para a redução do consumo das famílias e, com um consumo menor, espera-se que a pressão sobre os preços também diminua, reduzindo-se os riscos de que o país apresente índices de inflação acima da meta definida para o ano de 2010.

Sempre que o Brasil começa a apresentar índices de crescimento mais elevados  surge a ameaça da inflação, pois problemas como falta de mão-de-obra qualificada e baixos investimentos na produção fazem com que a quantidade de produtos colocados no mercado seja insuficiente para atender a procura dos consumidores., provocando a elevação dos preços.

Quando o Brasil vai conseguir sair dessa armadilha e crescer de forma sustentada, com inflação controlada e uma taxa de juros mais baixa, semelhante às taxas de países como Chile ou Japão?

Além disso, ao elevar a taxa Selic o Brasil compromete uma quantidade cada vez maior de recursos com o pagamento de sua dívida pública.

De acordo com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), considerando apenas seu aspecto interno, a dívida pública saltou de R$ 60 bilhões em 1995 para R$ 2 trilhões em 2009,. Nesse período o Brasil pagou R$ 1 trilhão apenas em juros e amortizações dessa dívida. 

Ainda de acordo com o PSOL, somente no ano passado, R$ 380 bilhões foram alocados para juros e amortizações. Isso representou 36% do orçamento do país. Enquanto isso, foram destinados apenas 2,8% para educação e 4,8% para saúde.

Diante desse quadro fica a pergunta: O que é realmente prioridade para o governo brasileiro?

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Polícia ambiental combate poluição sonora em Mossoró

Há vários anos a população de Mossoró sofre com o problema da poluição sonora.
É comum nos depararmos com imensos paredões formados por caixas de som sendo utilizados por pessoas incapazes de respeitar o sossego alheio.
Não satisfeitos em ouvir suas músicas preferidas (normalmente são bandas de forró ou axé) em um nível de volume aceitável, essas pessoas querem obrigar os outros a ouvir tais músicas.
Muitas vezes ocorre uma verdadeira competição entre os donos de carros para ver quem tem o aparelho de som mais potente.
Felizmente, Mossoró já conta com o apoio da polícia ambiental, que está empenhada em combater crimes de poluição sonora.
Se você estiver enfrentando problemas de poluição sonora, faça uma denúncia.
Basta fazer uma denúncia anônima através do telefone: 9631-2016 
Vamos acabar com esse hábito inconveniente e desrespeitoso para com os cidadãos que querem apenas um pouco de sossego.

Lembre-se: o barulho é a marca da incivilidade.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Cinema no Mossoró Cidade Junina

Desde segunda-feira (06/06) estão ocorrendo exibições de filmes na estação das artes Elizeu Ventania, dentro do projeto Mossoró Cidade Junina.
Confira a programação.

08/06 - 08h30min. - O Mágico de Oz - Infantil
14h30min. - Jurassic Park – Aventura
09/06 - 08h30min. - Por Água Abaixo – Aventura Infantil – 76 min
14h30min.-  Os Outros – Ficção/Suspense.
10/06 - 08h30min. - Os Dez Mandamentos para Crianças – 45 min.
14h30min. - Deu a Louca na Chapeuzinho – Comédia.
19h30min. - Marcelino pão e Vinho.
 11/06 - 08h30min - Happy Feet – Aventura Infantil – 98 min.
14h30min - Energia Pura.
19h30min - Iracema; A Virgem dos Lábios de Mel
12/06 - 17h00min.- Agnes de Deus – Suspense – 98 min.
19h30min - O Homem Que Desafiou o Diabo
 13/06 - 17h00min. - Luiz Gonzaga; O Rei do Baião – Documentário.
19h30min. - Central do Brasil.
14/06 - 08h30min. - O Segredo dos Animais – Aventura Infantil – 82 min.
14h30min. - Ela Dança, Eu Danço.
 15/06 - 08h30min. - A Queda de Judá – épico Infantil – 45 min
14h30min. - Uma Noite No Museu – Aventura.
 16/06 - 08h30min. -  Putz! A Coisa Tá Feia - Infantil – 82 min.
14h30min. - Alma de Campeão.
 17/06 - 08h30min. - Procurando Nemo – Infantil.
14h30min. - O Príncipe do Egito.
19h30min. - O Feitiço de Áquila.
18/06 - 08h30min. - A Fuga das Galinhas – Aventura infantil.
14h30min. - Mary Poppins – Musical.
19h30min. - Cidade Baixa; Três Jovens, uma Paixão – 100 min.
 19/06 - 17h00min - A Noite dos Generais
19h30min. - Mandacaru Vermelho – 76 min.
 20/06 - 17h00min. - Kramer x Kramer
19h30min. - Mauá; O Imperador e o Rei
 21/06 - 08h30min. - Quarteto Fantástico – Aventura – Infantil.
14h30min. - A Lenda.
 22/06 - 08h30min. - Pequenos Espiões – Aventura - Infanto-juvenil.
14h30min. - Os Caça Fantasmas – Aventura.
 23/06 - 08h30min. - Toy Story – Aventura – Infantil.
14h30min. - Os Deuses Ficaram Loucos - Comédia.
 24/06 - 08h30min. - Nem que a Vaca Tussa – Comédia – Infantil.
14h30min. - A Fantástica Fábrica de Chocolates – Clássico.
19h30min. -Marcas do Destino – 114 min.
 25/06 - 08h30min. - Irmão Urso – Aventura – Infantil.
14h30min - Meu Pé de Laranja Lima.
19h30min. - Milton Santos e a Globalização Vista do Lado de Cá – Documentário – 85 min.

26/06 - 17h00min. - O País de São Saruê – Documentário – 80 min   
19h30min. - Lágrimas de Sol.
 27/06 - 17h00min. - Lisbela e o Prisioneiro.
19h00min. - Sempre ao Seu Lado.
 28/06 - 08h30min. - A Dama e o Vagabundo.
14h30min. - O Príncipe do Egito
19h30min. - O Sol da Meia Noite.

Prefeitura abre seleção para 52 vagas de nível médio e superior

A Prefeitura Municipal de Mossoró lançou nesta sexta-feira (28/05), edital para o Processo Seletivo Simplificado de contratação temporária de servidores. Ao todo, estão sendo oferecidas 52 vagas de nível médio e superior para atuação em Programas de Assistência à Família, coordenados pela Gerência Executiva do Desenvolvimento Social.

Há  vagas para psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, educador físico, pedagogo, técnicos de nível médio e superior, orientador social, facilitador de oficinas de esporte e lazer, atendimento direto ao usuário, técnico especializado em arte e cultura, arte educador, recreador e cuidador social. A remuneração varia de R$ 700,00 a R$ 1.300,00 dependendo da função e carga horária.
As inscrições acontecerão no período de 07 a 09 de junho de 2010, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada a Rua Rui Barbosa, Nº. 95, Centro, Mossoró/RN. Para cargos de nível médio, a taxa de inscrição é R$ 30,00 e superior R$ 50,00.
Os interessados poderão retirar o Edital do PSS Nº. 001/2009, por download do arquivo, no endereço eletrônico www.prefeiturademossoro.com.br através do link do Jornal Oficial de Mossoró (JOM), publicação do dia 26 de maio de 2010. 

O processo de seleção constará de duas fases sucessivas, sendo a primeira aplicação de prova escrita (Português e de Conhecimentos Específicos da área da Assistência Social) e a segunda uma entrevista técnica.
Fonte: www.prefeiturademossoro.com.br

Nota do Blog: Alguém consegue imaginar para que serve essa entrevista?


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rubem Alves ministra palestra na UNP

Atenção educadores.
O educador Rubem Alves estará na UNP-Campus de Mossoró, na segunda-feira (07/06) para ministrar palestra, às 19h.
Vale à pena conferir.

Dica de leitura

As boas mulheres da China

Autora: Xinran

Entre 1989 e 1997, a jornalista Xinran entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, a fim de compreender a condição feminina na China moderna. Seu programa de rádio, Palavras na brisa noturna, discutia questões sobre as quais poucos ousavam falar, como vida íntima, violência familiar, opressão e homossexualidade. 

De forma cautelosa e paciente, Xinran colheu inúmeros relatos de mulheres em que predomina a memória da humilhação e do abandono: estupros, casamentos forçados, desilusões amorosas, miséria e preconceito. São histórias como as de Hongxue, que descobriu o afeto ao ser acariciada não por mãos humanas, mas pelas patas de uma mosca; de Hua´er, violentada em nome da "reeducação" promovida pela Revolução Cultural; da catadora de lixo que impôs a si mesma um ostracismo voluntário para não envergonhar o filho, um político bem-sucedido; ou ainda a de uma menina que perdeu a razão em conseqüência de uma humilhação intensa. 

Quando Xinran começou suas entrevistas, o peso de tradições antigas e as décadas de totalitarismo político e repressão sexual tornavam muito difícil o acesso à intimidade da mulher chinesa. Desde 1949, a mídia chinesa funcionava como porta-voz do regime comunista. Rádio, televisão e jornais estatais eram a única fonte de informação, e a comunicação com pessoas no exterior era rara. Em 1983, o presidente Deng Xiao Ping iniciou um lento processo de abertura da China. Alguns jornalistas começaram a promover mudanças sutis na maneira como apresentavam as notícias. 

O programa apresentado por Xinran era um dos poucos espaços em que as pessoas podiam desabafar e falar de seus problemas pessoais. Nos relatos do livro, a autora possibilita a vozes antes silenciadas revelar provações, medos e uma capacidade de resistência que as permitiu se reerguer e sonhar em meio ao sofrimento extremo. Em condições extremas de vida, como a dos campos de reeducação da Revolução Cultural, afloram sentimentos de maternidade, compaixão e amor. O olhar objetivo de Xinran dá ao tema um tratamento firme e delicado, trazendo à tona as esperanças e os desejos escondidos nessas difíceis vidas secretas.

UFERSA sedia Expofruit a partir de terça-feira

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido estará recebendo na próxima semana – de terça a sexta-feira – a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – a Expofruit 2010. Durante quatro dias, a Feira de Fruticultura irá reunir com Campus da UFERSA Mossoró empresários, pesquisadores, agrônomos e estudantes universitários. Os stands dos expositores serão montados no Expocenter e os cursos e palestras nas dependências da Universidade do Semi-Árido.
A programação da Expofruit 2010 é bastante diversificada contando além dos 300 stands, com rodadas Internacionais e Nacionais de Negócios, balcão de Negócios, II Seminário Internacional do Comércio Justo, II Fórum Internacional da Fruticultura, IV Encontro da Agricultura Familiar, Encontro de Gestores do Sebrae de Projetos de Fruticultura e de Cajucultura, III Encontro de Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte, cursos e minicursos, palestras técnicas/clínicas tecnológicas e degustação de Frutas.
A Expofruit 2010 é uma realização do COEX - Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte, SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte e Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró.

Fonte: http://www2.ufersa.edu.br/portal/

Alta nos preços dos alimentos afeta ainda mais os países pobres

Famílias do Paquistão até o Congo, passando pela Argentina, estão sendo afetadas pelo aumento dos preços de alimentos que estão levando mais pessoas para a pobreza, criando tensões políticas e forçando muitas pessoas a desistirem de comer carne, frutas e até mesmo tomates. Com a comida custando até 70% da renda de uma família nos países mais pobres, o aumento dos preços está apertando os orçamentos domésticos e ameaçando aumentar o problema da nutrição.

Muitos governos culpam o clima seco e o alto preço dos combustíveis, mas críticos de países como a Índia, Argentina e Egito, dizem que a aplicação de políticas erradas estão tornando a falta de alimentos ainda pior e um acordo de fornecedores pode estar pressionando ainda mais os preços.
Segundo o porta voz do Programa Mundial de Alimentação, Greg Barrow, países mais pobres acabam travando o preço nas altas devido ao elevado custo de transporte e falta de competição. "Os preços caíram de forma dramática no final de 2008 nos mercados internacionais mas eles continuaram elevados em muitos mercados locais de países em desenvolvimento", disse. Depois que os custos dos alimentos sobem, eles demoram muito tempo para recuar, explica.

No longo prazo, especialistas dizem que a Índia, com mais de 1 bilhão de pessoas, tem que acelerar a expansão de sua produção de alimentos se quiser equilibrar demanda e oferta. "Nossa capacidade de alimentar todos os indianos está sistematicamente caindo com o tempo", disse Harsh Mander, que foi designado pela Suprema Corte da Índia para monitorar a fome. "O mercado mundial não pode nos derrubar", disse.

- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
- 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.
- Um terço das crianças dos países em desenvolvimento
apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.
- 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água
potável.
- 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são
anêmicas e encontram-se abaixo do peso.
- Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo.
Nota do Blog: Espera-se que as nações gastem este ano cerca de 1,5 trillhão de dolares com armamentos. Enquanto isso milhões de pessoas são vitimadas pela fome em todo o planeta.